Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


06/12/2011 - Terça-Feira
A Corrida e o Desafio
 


Com a maioria das categorias de férias, os pilotos para não enferrujarem acabam participando de eventos pouco comuns a que estão acostumados durante o ano. O evento que mais chamou a atenção de público e pilotos neste final de semana passado foi a corrida dos campeões.    

     Estelar. A corrida dos campões  é uma  prova que reúne pilotos de diversas categorias do mundo sobre rodas. Na  pista haviam grandes nomes do esporte a motor:, Sebastian Vettel, Jenson Button, Michael Schumacher, David Coulthard, Vitaly Petrov, Roman Grosjean e Timo Glock.A turma das duas rodas foi representado por Travis Pastrana e Brian Deegan, pilotos do MotoCross Freestyle, para quem não sabe.

      Penta. As provas são realizadas em um circuito construído dentro de um estádio, com duas pistas paralelas, onde os pilotos se enfrentam em corridas com duas voltas de duração cada. E em diversos tipos de veículos diferentes.  No sábado foi realizada a Copa das Nações onde a Alemanha foi campeã mais uma vez( quinta), com Vettel e Schumacher.Este ano o local escolhido foi o Spirit Arena em Dusseldorf na Alemanha.

     Sorteio. O sorteio das duplas para a corrida dos campeões formaram  os seguintes grupos: Grupo A:Filipe Albuquerque (POR/DTM), Andy Priaulx (ING/WTCC), David Coulthard (ESC/ex-F-1),Travis Pastrana (EUA/rali e Nascar),Grupo B: Mattias Ekstrom (SUE/DTM),Martin Tomczyk (ALE/DTM), Jan Kopecky (TCH/rali), Sebastien Ogier (FRA/WRC).Grupo C:Michael Schumacher (ALE/Fórmula 1),Jenson Button (ING/Fórmula 1), Brian Deegan (EUA/rali), Juho Hanninen (FIN/rali),Grupo D:Sebastian Vettel (ALE/Fórmula 1), Tom Kristensen (DIN/Endurance),Vitaly Petrov (RUS/Fórmula 1)

Romain Grosjean (FRA/GP2).

       Funil. Depois de varias eliminatórias a dupla que se enfrentou na final foram: Sebastien Ogier, piloto de Rally, que este ano correu pela Citroen e que foi contratado pela VW para 2012 e Tom Kristensen ( maior vencedor de Le Mans). Com a vitória Ogier se tornou o terceiro Frances a vencer a corrida dos campeões. Ariol e Loeb foram os anteriores. Ambos pilotos de Rally.

Nas eliminatórias os pegas foram eletrizantes, Tom Kistensen chegou a final depois de derrotar Schumacher por  míseros 18 milésimos de segundos. Shumy havia chegado a semifinal após derrotar Vettel nas quartas. Tom na mesma fase havia derrotado o inglês Jenson Button.

    Desafio. No Brasil vimos outra disputa com muitos pilotos famosos e varias categorias diferentes. Porem correndo com Kart. E Kart com K maiúsculo aqueles com motores dois tempos. A prova já é uma constante no final de ano e é conhecida por ser organizada por Felipe Massa  realizada em Florianópolis..

  Diversidade. O numero de pilotos da F1 foi grande: Massa, Barrichello, Di Grassi, Suttil, Bianchi, Maldonado, Alguersuari, D’Ambrosio, e o Liuzzi. Da Inddy vieram: Tonny, Helinho, Bia e Meira. Do turismo internacional apareceram  Morbidelli, Bernoldi, Nelsinho e o garoto Pietro Fittipaldi. E ainda um grande numero de pilotos em atividade no Brasil. Ao todo foram 29 pilotos na disputa.

   1ª Bateria. Foi realizado sábado a noite e debaixo de chuva. A pole foi do ex campeão mundial de Kart Liuzzi e em segundo vinha Bianchi, que venceu a prova depois de ver Liuzzi rodar. Alguersuari foi o segundo e Massa o terceiro, Ironicamente esse foi o primeiro podium de Massa em 2011. Piquet e Pizzonia realizaram uma bela disputa e foram o podium.Rubinho largou em vigésimo quarto e chegou em sexto numa bela corrida de recuperação.

   2ª Bateria. A segunda bateria também foi vencida por Bianchi com uma boa vantagem. Mas depois da pesagem descobriram que seu kart estava fora do peso e assim o Frances acabou desclassificado e a taça foi para Alguersuari que havia terminado em segundo. Do mesmo mal de Bianchi padeceram: Nelsinho Piquet, Nienkotter, Bia e Vitor Meira. Di Grassi ficou com o segundo posto, Rubinho o terceiro e Massa o quarto. Nelsinho havia conquistado o quarto na segunda bateria.

Classificação geral do desafio



1º Jaime Alguersuari – 45



2º Felipe Massa – 29



3º Lucas di Grassi – 28



4º Rubens Barrichello – 26



5º Jules Bianchi – 25



Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.