Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


29/12/2011 - Quinta-Feira
A dança final 2
 


Como prometemos na semana passada complementaremos o assunto da semana passada que era a dança das cadeiras para 2012. Falamos das quatro grandes e agora comentaremos  das demais: da quinta posição para trás no ranking dos construtores.  E a quinta posição pertence a finada equipe Renault.

           RENAULT - A equipe  Renault que ano que vem será denominada de equipe Lótus Renault, foi uma das que mais surpreendeu ao trocar seus dois pilotos, Vitaly Petrov que carregava consigo um bom aporte financeiro da Rússia e Bruno Senna que também trazia em sua mala alguns milhõezinhos de patrocínio!                   ................................................................................... Agora é de Kimi Räikönein a vaga de numero um da equipe. E Kimi alem  de primeiro piloto vai se tornar sócio da equipe. Coisa que exigiu da Williams e não foi atendido. Já Romain Grosjean não é bem, uma surpresa na equipe. Pois era o terceiro piloto e com apoio da petrolífera Total conseguiu mais uma vez um banco na equipe e mais uma vez no lugar de um brasileiro. Antes com Nelsinho e agora com Bruno Senna! ............................................................... Essa é uma situação que podemos medir de como a F1 é dependente da questão financeira, pois nem o Marketing de um grande sobrenome é sinônimo de uma vaga no grid mesmo tendo uma mala lotada de dinheiro no caso de Senna.

        FORCE INDIA – Essa foi a equipe do ano na turma do meio. Ano passado ficou atrás da Williams por um pontinho.  69 dos ingleses contra 68 dos indianos. A sexta posição no mundial de construtores vai fazer a equipe de Mallya economizar alguns milhões com a premiação oferecida pela FOM. A equipe também fez uma troca que não é normal aparentemente. Pois despediu o bom e quase experiente Adrian Suttil por Nico Hülkenberg. Nico também foi terceiro piloto da equipe e assumiu a vaga de um piloto com mais conhecimentos e resultados no currículo. Mais uma escolha duvidosa. Já o outro piloto da equipe o bom e veloz  Paul di Resta foi mantido na equipe. ......     Suttil foi o nono no mundial de pilotos de 2011 com 42 pontos e Di Resta o décimo terceiro com  27 pontos. E Hülkenberg que apenas treinava nas sextas feiras no primeiro treino do dia assumiu o posto de piloto oficial  e assim Suttil esta a procura de um assento. Analisando friamente parece que  quem tem o comando não usa a cabeça, mas não é bem assim pois corre muito dinheiro e interesses por trás dessa decisões. Mas a verdade é que a chance de um piloto pagante não dura muito em qualquer equipe e  sempre aparece um com mais dinheiro ou com algum interesse que vai trazer benefícios para a equipe e  que vai fazer ela economizar alguns milhões.

    SAUBER  –  A equipe do fanático Peter Sauber  foi a  uma das poucas do fundão que vai manter sua dupla de pilotos. Com um aporte financeiro do mexicano Sergio Perez a equipe conseguiu a sétima posição no ranking dos construtores com 44 pontos,  ano passado foi a oitava. A equipe teve um ótimo começo de temporada mais se perdeu no desenrolar da temporada. Mesmo assim conseguiu melhorar nesta temporada. Para 2012,  Kamui Kobayashi tem que mostrar muito serviço para arrumar uma vaga numa equipe melhor ou igual. Pois a lógica indica que sua vaga vai ser preenchida por outro mexicano pagante que agora (2012) disputa a GP2.

   TORO ROSSO -  E a segunda equipe do touro vermelho. Foi outra equipe que surpreendeu ao trocar sua dupla para ano que vem. Essa equipe foi criada para lapidar  novos talento para a equipe principal, Essa era a meta  assim que passou de Minardi para Toro Rosso. Mas ate hoje somente Vettel foi guindado para a equipe principal. O certo seria promover Buemi ou Alguersuari para a equipe principal no lugar de Webber, mas estranhamente Webber conseguiu mais um ano na equipe principal e a dupla da Torro foi despedida. E agora vão colocar dois pilotos novos. Daniel Ricciardo que andou na HRT e Jean-Éric Vergne.

    WILLIAMS – A equipe de Glove foi a que mais andou para trás em 2011. Caiu da sexta para a nona posição. Ano passado acumulou 69 pontos e neste apenas 5. A dupla de pilotos ainda não foi definida, apenas a vaga do pagante Pastor Maldonado esta garantida. A vaga restante tem sido disputada a tapa por vários pilotos. Ganha quem pagar mais. E pensar que em 1993 a FIA mudou o regulamento porque nenhuma equipe era capaz de produzir um carro tão eficiente quanto o FW 15. E para 2012 espera-se que com o motor da Renault e um renovado corpo técnico a equipe consiga viver melhores dias.

   LOTUS – VIRGIN E HRT. A Lótus em questão aqui é aquela verde com uma faixa amarela, que ano que vem vai se chamar Caterham F1. É a melhor das equipes nanicas e mantém sua dupla para 2012: Kovalainen e Trulli. O motor Renault pouco ajudou em 2011. Uma amostra que não basta um bom motor. A HRT F1 é a ultima vaga disponível do Grid e é uma vaga sem muito interesse para quem quer se destacar. O carro é uma lastima e nem deveria estar no grid junto com os demais, exceto os da Virgim que vai se chamar Murussia, que este ano conseguiu sem a pior equipe. Na HRT garantido apenas De La Rosa. Já na Murussia a dupla é Timo Glock e Charles Pic que substituiu Jerome D’Ambrosio. A vida tanto na HRT como na Murussia é uma tortura para qualquer piloto. Só serve para o piloto decorar as pistas do calendário.

Felicidades a todos!

 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.