Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


20/06/2012 - Quarta-Feira
O lado negro do Circo
 


Semana  passada, a CVC, empresa que detém os direitos comercias da F1, nada a ver com a agência de viagens que temos por aqui com o mesmo nome, vendeu parte de suas ações para um grupo de investidores. Foi vendido algo em torno de $500 milhões do valor da categoria para os investidores, Waddell & Reed Investment Management Company e o Ivy Investment Management Company.

          Mês passado, a mesma turma  já havia anunciado uma compra conjunta na participação  da F1. Depois da nova aquisição, o grupo tem  20,9% de participação. Segundo a radio Paddock, as ações hoje valem algo em torno de  $9,1 bilhões de dólares. Se bem que algumas fontes fazem esse calculo em Euros.

            Duvida. O que não dá para entender é que quem manda no circo é o Samsonite,  Primicia ou Le Postiche, como queiram, do Verme Ecclestone e não a CVC, isto é, na pratica.. O que parece é que isso tudo é apenas  mais uma fachada do Verme. Pra se ter uma idéia dessa pizza em questão de números, essa CVC usou cerca e $2 bilhões para ter controle total da F1 nos idos de  2005 e 2006. Agora com a venda de  mais ou menos 20% da categoria, a CVC  recuperou quase todo o dinheiro investido.

        Aqui. Esse tipo de negociação lembra alguns políticos brasileiros e até mesmo alguns agiotas daqui que se disfarçam de empresários, construtores e  advogados e ainda proprietários de instituições de ensino ou fazendeiros. É o lado podre do ser  humano que  põe o dinheiro a frente de tudo em qualquer situação. Não tem distinção de  raça ou credo, eles simplesmente existem. São capazes de tudo por dinheiro e se fingem de honestos. Mas não perdoam nem a mãe.

       Para ser justo. A maioria simplesmente não gosta de realizar nada, eles apenas gostam de se apropriar sem realizar ou trabalhar.  Nesse quesito, o Verme conseguiu ser diferente. Ele conseguiu organizar o que era uma zona. Depois de pôr a casa em ordem passou a administrar grandes somas,inicialmente com os direitos de TV,  porem em proveito próprio. Só que depois disso achou que é dono da categoria e não é qualquer categoria, é a categoria rainha da quatro rodas.

       FARO. Na época ele  conseguiu organizar ou aglutinar as equipes, a maioria na F1 eram garagistas, ou seja, chefes de equipes que fundavam suas equipes com muito trabalho e dedicação. O Verme tem a graça de ser o primeiro que enxergou tudo como um grande negócio, tanto que abriu mão de sua equipe, a Brabham, para se comprometer apenas com a administração do espetáculo. Seus principais assessores são antigos funcionários da equipe.

        Adeus Maria. Depois que organizou a zona, veio às grandes equipes apoiadas por multinacionais  ou montadoras. Ai  seus executivos viram que o grande mala havia fechado o cerco e que ninguém, nem  mesmo com muito dinheiro, poderia desbancar o poder que o Verme criou, e isso enfureceu muitas montadoras que tentaram por várias vezes tomar  ou enfraquecer o comando da F1 do velho mala.

         Realidade  E tentaram até ontem, mas depois da crise européia a idéia do momento  é reduzir os custos. E  quem está levantado a lebre é simplesmente Luca de Montezemolo, o presidente da Ferrai. Isso por que seu maior patrocinador, um banco espanhol, se encontra em dificuldades, e este banco é quem banca a  maior parte das despesas da equipe hoje em dia.

    Do outro lado. Enquanto Montezemolo espalha aos quatro ventos que os custos devem ser repensados, vem a notícia que o principal piloto da equipe é o maior salário da F1. A principio é estranho uma pessoa pregar redução de custos quando ele próprio inflaciona o mercado de pilotos, pagando muito para um piloto

      Verdade. A crise no velho mundo começa a incomodar a F1. A Ferrari poder perder grande receita com o afastamento do grupo espanhol e outras equipes também dever enfrentar problemas com seus orçamentos para o ano que vem. O alerta esta disparado e Fia já tem data definida para acertar as arestas com todas equipes, dia 30/06/2012. O regulamento técnico deve ser revisto com a idéia fixa de reduzir custos e igualar a competição.

Programação do GP de Valencia

1º TREINO – sexta-feira 22/03 – 06:00 – SPORTV

2° TREINO - sexta-feira 22/03 – 09:00 – SPORTV

3º TREINO –  sábado  – 23/06 -  06:00 – SPORTV

Classificação- sábado  - 23/06 – 09:00 – Globo e Sportv horário alternativo

CORRIDA  -  Domingo  -  24/06  - 09:00 _ Globo e Radio JM


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.