Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
SEÇÃO: Secret. de Esportes
UBERABÃO, 50 ANOS DE HISTÓRIA
10/06/2022 - 10:54 hs
 

10 de junho de 1972, foi inaugurado na cidade de Uberaba, o Estádio Municipal Engenheiro João Guido, conhecido em todo o país como Uberabão.

E para comemorar o aniversário a Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação de Esporte e Lazer (Funel), preparou uma série de eventos para comemorar o aniversário do Estádio Municipal Engenheiro João Guido, o Uberabão, que faz 50 anos na sexta-feira (10). “Preparamos essa comemoração com muito carinho. O Uberabão é uma das grandes referências de nossa cidade e vamos fazer uma festa valorizando sua história e aqueles que contribuíram para a construção dessa história, sem nos esquecer das novas gerações, do futuro”, explicou a presidente da Funel, Sandra Moreira.

As festividades terão início no dia 10, às 16h, quando representantes de escolas estaduais – E.E. Paulo José Derenusson, E.E. Santa Terezinha, E.E. Dr. Fidélis Reis e E.E. Leandro Antônio de Vito – e municipais – E.M. Celina de Paiva, E.M. Maria Laurencina Palmério, Cemei Portelinha e Cemei Natália Dairel – receberão, no gramado do Uberabão, kits esportivos adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Heli Grilo. Cada conjunto de material esportivo contém uma rede de vôlei ou de futsal, duas bolas de vôlei, duas bolas de basquete, duas bolas de futsal adulto, uma bola de futsal infantil e duas bolas de handebol.

A seguir, com o objetivo de integrar a arte ao esporte e valorizar o espaço urbano, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o presidente da Fundação Cultural (FCU), Cássio Facure, assinarão, simbolicamente, a abertura do edital para contratação de artistas que realizarão grafitagem no muro do Uberabão. Serão disponibilizados 16 espaços na fachada do Uberabão para artistas produzirem grafites alusivos a esporte/futebol. “Essa ação é uma parceria com a Fundação Cultural, que busca difundir a arte urbana e, ao mesmo tempo, valorizar o estádio. Os artistas contratados por meio dessa licitação terão liberdade para desenvolver sua arte dentro dos temas esporte e futebol”, explicou a presidente da Funel. Fechando o primeiro dia de comemorações, atletas que contribuíram para a construção da história do Uberabão e autoridades “soprarão as velinhas” de aniversário, por meio de 50 chutes a gol do estádio.

No dia 23, às 14h, as crianças vão participar das comemorações, quando será realizado o “Bom de Bola”, um minitorneio entre oito equipes formadas por alunos das escolas municipais de Uberaba. As comemorações pelo meio século do Uberabão terminam dia 24, às 19h, com a partida entre os Masters e Nova Geração. As equipes serão formadas por ex e atuais jogadores uberabenses. Todos os eventos são abertos ao público.

Há 50 anos - O início da construção do Estádio Municipal Engenheiro João Guido, que se deu pela iniciativa privada, remonta de 1961. As obras tiveram início em 1962. A cava em pedra, com o formato inclusive do fosso, ficou anos sem investimento. Dez anos após o início das obras, o estádio foi inaugurado. Seu nome veio anos mais tarde, como forma de homenagem ao Engenheiro João Guido, que em seu mandato de prefeito municipal (1967 - 1970) retomou as obras e tornou o estádio um imóvel público. Hoje o estádio tem capacidade aproximada para 10 mil pessoas, é palco de grandes jogos, eventos esportivos e de lazer. 

Texto: Assessoria de imprensa Funel

Foto divulgação

 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Profetizando
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
#21- Yas Marine – A despedida de 201
Veja todas as colunas deste colunista.