SEÇÃO: Outros Esportes
Na canoagem, brasileiro supera perda do pai
21/09/2007 - 07:55 hs
Mundial de Canoagem
Na última quinta-feira, Antônio Pereira, 59 anos, pai do canoÃsta brasileiro Bruno José Pereira Machado, 17 anos, morreu após um ataque cardÃaco. O que poderia ter representado o fim do sonho pela vaga olÃmpica na categoria C2 (canoa dupla) da canoagem slalom foi, na verdade, um exemplo de superação por parte do atleta, que demonstrou muita maturidade quando o assunto é conquistar um objetivo, apesar da pouca idade.
Ao lado do brasileiro Cássio Ramon Petry, 29 anos, Machado ficou na 27ª colocação e, com isso, conseguiu avançar para a fase semifinal da canoa dupla, no Mundial de Canoagem Slalom, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.
"Meu pai era meu maior incentivador. Enquanto minha mãe queria que eu seguisse a carreira de jogador de futebol, ele sempre me apoiou na canoagem", declara Machado. "O resultado foi muito bom. Ainda existe chance de a gente conseguir vaga para Pequim-2008", acrescenta.
Para Cássio Petry, apesar da conquista ao passar para a próxima fase, ele só acredita na conquista da vaga olÃmpica no campeonato continental, que será realizado em abril de 2008, em Charlotte, Estados Unidos, como uma espécie de repescagem do Mundial de Foz do Iguaçu.
"Acho que garantir uma vaga para a OlimpÃada aqui no Brasil é impossÃvel. São poucas vagas para poucos paÃses", diz Petry. "No continental (campeonato) a situação é mais fácil porque só enfrentamos dois grandes paÃses: Canadá e Estados Unidos", conta.
Eliminatória feminina
No que diz respeito à s atletas da categoria k1 (caiaque) que estrearam no Mundial nesta quinta-feira, somente a brasileira Milene Wolf conseguiu avançar para a próxima fase. Com a 31ª colocação, ela é a esperança do PaÃs na busca da vaga olÃmpica, mesmo que as chances sejam remotas.
A brasileira que era favorita para garantir a vaga do PaÃs, Poliana Aparecida De Paula, ficou com a 54ª posição e, com ISS,o deixa a disputa do Mundial e também adia o sonho do Brasil na OlimpÃada.
Fonte: www.terra.com.br
Colunas