 |
SEÇÃO: Futebol no Mundo |
 |
|
| Conmebol contesta restrições da Fifa a jogos na altitude |
| 23/01/2008 - 07:57 hs |
|
| |
A Conmebol manifestou, nesta última terça-feira, seu apoio à BolÃvia na luta pela realização de jogos a mais de 2.500m do nÃvel do mar. O secretário geral Eduardo de Luca avisou que as partidas sob responsabilidade da entidade serão disputadas nos estádios pré-determinados, independente da altitude.
A manifestação é uma resposta à decisão tomada no inÃcio do ano pela Fifa, que deixou para trás suas resoluções anteriores e impôs restrições. De acordo com o novo regulamento, jogos a mais de 2.500m só serão permitidos se houver um perÃodo de adaptação de três dias.
As restrições crescem ao lado da altitude. Para cidades localizadas a mais de 2.750m, uma semana é o perÃodo previsto de aclimatação. Acima de 3.000m, só confrontos com duas semanas de aclimatação, algo impraticável no calendário do futebol atual.
A BolÃvia é a principal afetada com a situação, uma vez que costuma mandar seus jogos no Estádio Hernando Siles, em La Paz (3.577m). Além disso, seus representantes na Copa Libertadores, Real Potosà e San José, correm risco de ter seus estádios vetados para a competição.
Também seriam afetadas cidades como Calama (CHI), Cusco (PER), Bogotá (COL) e Quito (QUE). "A Confederação Sul-Americana de Futebol manteve sua unidade. Será elaborada uma contestação à nota da Fifa, na qual será pedida uma reunião com o comitê da Fifa", declarou o uruguaio Eugenio Figueredo, vice-presidente da Conmebol.
|
| |
| Fonte: www.terra.com.br | | |
|
|
|
|
|
 |
Colunas |
 |
|