Tumulto visa arruinar OlimpÃada, diz premiê chinês
18/03/2008 - 08:15 hs
O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse hoje que os conflitos em Lhasa, capital do Tibete, tem como objetivo arruinar os Jogos OlÃmpicos de Pequim, que acontecerão de 8 a 24 de agosto deste ano.
Ele disse que os princÃpios na carta olÃmpica devem ser respeitados. "Nós precisamos respeitar o princÃpio da Carta OlÃmpica de que os Jogos não devem ser politizados", disse.
Wen acusou o lÃder espiritual tibetano exilado, o Dalai Lama, de orquestrar os protestos que surgiram em Lhasa antes de se espalharem para outras provÃncias na semana passada, deixando dezenas de mortos.
O Dalai Lama e seus simpatizantes no exÃlio negaram por repetidas vezes estarem por trás das manifestações.
Mas o presidente do Comitê OlÃmpico Internacional (COI), Jacques Rogge, disse na segunda-feira que nenhum governo defendeu o boicote à OlimpÃada devido ao Tibete.
Wen negou as acusações de que a China tenha promovido uma caça aos dissidentes antes da OlimpÃada. "Sobre a visão dos crÃticos de que a China está tentando aumentar seus esforços para prender dissidentes antes dos Jogos OlÃmpicos, eu acho que todas essas acusações são infundadas", disse.
A China investiu dezenas de bilhões de dólares e muito de seu prestÃgio nos Jogos, os quais Pequim espera que projetem a imagem de uma sociedade próspera e unida.