Abusando das paralelas, Guga não teve problemas para confirmar seu serviço no primeiro game. Ferreiro, nervoso, cometeu duas duplas faltas já no segundo, dando mais confiança a Guga. A primeira chance de quebra surgiu apenas no quarto game, quando Ferreiro novamente cometeu dupla falta. Guga desperdiçou com uma bola na rede.
Mão no quadril antes de sacar, contra o vento, no quinto game e dupla falta de Guga. O jogo seguia equilibrado. O catarinense teve outra chance de quebra no sexto game, novamente desperdiçada. No game seguinte, foi ele quem teve de salvar um break point.
No intervalo, Guga chegou a solicitar atendimento da fisioterapeuta, mas desistiu. Dava para agüentar. No primeiro game, dificuldade inesperada: triplo break point para Ferreiro. Salvou duas. Na terceira, bola na rede e ponto para o gaúcho.
O que faltava de energia a Guga sobrava ao jovem Ferreiro. E o ex-número 1 do mundo reconhecia. Em uma bola no terceiro game, chegou a aplaudir o rival. O gaúcho teve novamente três chances de quebra, conseguiu e abriu 3 a 0.
Quando o jogo parecia perdido, Guga reagiu. No quarto game, foi sua vez de ter três chances de quebra. Para delÃrio da torcida, que não deixou de apoiá-lo em nenhum momento, diminuiu a vantagem quando Ferreiro cometeu uma dupla falta.