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COLUNA: BALEIA
Baleia


13/11/2012 - Terça-Feira
BOX NOS BOXES
 


Enquanto o cirquinho da F1 tira um final de semana de folga, entre o GP dos emirados árabes e o GP de Austin, vimos a final do mundial de motos, a penúltima etapa da nossa stock Car e também a penúltima etapa da Nascar, a categoria do coração dos norte americanos.

      Moto 3. A ultima etapa da categoria que estreou esse ano substituindo as 125 cc. Foi um sucesso, só perdendo pela antecessora no quesito som ou barulho das motos, que por serem monocilíndricas quatro tempos produzem um barulho horrível em relação a melodia dos motores dois tempos. Há também falta aquele perfuminho do óleo dois tempos. A pole foi de Jonas Folger, porem sua moto sofreu uma pane na volta de apresentação e ele largou dos boxes. Uma situação que se mostrou quase corriqueira nesta etapa.                         Como é comum nesta categoria vimos vários pegas e uma alternância de lideres na disputa pela ponta, pois a pista estava molhada e isso provocou vários tombos. Porem-nos finalmentes a prova parecia ser do campeão antecipado Sandro Corteze, só que na penúltima curva ele errou e seu companheiro de equipe, Dany Kent, aproveitou a mancada e assumiu a ponta, cruzando alinha de chegada ha poucos centésimos na frente Corteze. Com o malaio Khairuddin em terceiro Inacreditável.

    Moto 2.  A prova da Moto 2 foi daquelas de entrar para historia. O campeão antecipado, Mark Márquez, foi punido por direção perigosa nos treinos de sexta feira. Márquez tem este pequeno defeito, ele se acha e ignora os demais, não medindo conseqüências de suas manobras. Como ele é o queridinho dos hispânicos no momento e também da equipe que manda no mundial essa punição só veio depois do campeonato ganho. Marquez aprontou muito neste ano e deve aprontar mais pela frente, pois é apadrinhado por gigantes.          



     Fulminante. Márquez  largou da ultima posição e foi galgando posições. Parecia estar pilotando uma moto de uma categoria maior. E assim venceu a prova e foi o herói do dia para a galera espanhola. Isso me lembra outro vigarista, só que das quatro rodas, um certo alemão que hoje sem carro não ganha nada e perde todas para seu companheiro de equipe.

    Desconfiança geral. Porem este tipo de desempenho só mostra o que muitas equipes da categoria já desconfiavam.  E pasmem também são alemães os que levantaram a malandragem e estavam certos ao afirmar que a moto da equipe de Márquez não é igual a dos demais no grid. Denunciando que a eletrônica de sua moto é irregular. Verdade ou não a FIM já adotou medidas para evitar esse tipo de irregularidade aconteça, para o ano que vem.

    Categoria Rainha. O que era para ser uma corrida monótona se trans formou numa corrida atípica devido ao piso úmido. Ao partir para a volta de apresentação o pole Pedrosa que largaria com pneus de chuva resolver mudar de opinião e trocou de moto com pneus slick o que o fez largar dos boxes., Hayden da Ducati , Crutchlow da Yamaha Tech 3 e Bautista, Honda Gresini, também optaram pela troca. Enquanto a pista estava molhada quem estava com pneus de chuva vinha bem. E devido há essas condições adversas vimos pela primeira vez uma moto CRT*, Alex Espargaro, liderar algumas voltas há frente dos protótipos caríssimos de fabrica. Porem a pista começou a secar e a turma dos pneus slick começaram há ganhar terreno.

    Escolha certa. A equipe Yamaha, Lorenzo e Nakasuga, mais Bradl da Honda (Play Boy), se não me engano eram os únicos a largar com pneus para pista seca. E depois poucas voltas essa decisão se mostrou certa. Tanto que Lorenzo foi líder já no começo e só não ganhou porque se enrolou ao ultrapassar Elisson que tomava uma volta e era muito lento.    

    Doeu. Foi um tombo feio e felizmente sem conseqüências físicas para o atual campeão. Final de corrida vitoria de Pedroza e um segundo de Nakasuga da Yamaha, algo inesperado e histórico, pois o japa correu como convidado e jamais esperava chegar no podium. Isso é o melhor de uma corrida com a pista molhada o improvável passa há ser realidade. Neste tipo de pista, não adianta ser o mais rápido, tem que ser suave e cerebral, K. Crutchlow é um exemplo, e deve tem pesadelos até a próxima etapa ano que vem, pois estava no podium e caiu por excesso de confiança.

    Até mais. Stoner mais uma vez foi ótimo. Felicidades ao melhor piloto da Honda que se atreveu aposentar no auge. Parabéns mesmo. A Honda assim com a Mc Laren contratou pilotos rápidos e sem cabedal para os lugares que ocuparam. Com o tempo e paciência podem achar a linha certa entre a eficiência e ser rápido. Marques corre mais riscos físicos antes de conseguir chegar lá. Lorenzo passou por isso quando chegou na Yamaha.

   Box. A penúltima etapa da Nascar, 500 Km de Phoenix, foi bem disputada e gostosa de ver. Porem o melhor aconteceu no finalzinho quando Jeff Gordon devolver um toque em Clint Bowyer indo direto para o muro e entraram de graça na manobra Aric Almirola e Joy Logano. Gordon foi alvejado em algumas etapas por Bowyer inclusive nesta,  na volta 305. E o velho ditado aqui se faz aqui se paga. Depois do acidente os mecânicos do Bowyer partiram para cima do Jeff e ai rolou uma senhora briga que chegou a parar a corrida. Nunca vi isso, uma briga nos boxes e a corrida é interrompida por bandeira vermelha. Ia me esquecendo a corrida foi vencido por Kevin Harvick, que não vencia há um ano e meio.A Nascar multou Gordon em $200.000,00 pela manobra. E nunca multou Bowyer anteriormente. Parece que Bowyer tem padrinhos na organização.

Felicidades para todos!

 


 
 
   
 

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