21/11/2012 - Quarta-Feira |
# 19 - GP do TEXAS |
|
Lewis Hamilton venceu a etapa americana de maneira irretocável. Nos treinos com pneus duros ele se mostrava o melhor e na corrida assim que calçou estes compostos passou a atacar Vettel que tirava leite de pedra para segurar a ponta. Mas era dia de Hamilton e ele andou muito e desta feita não foi traído pelo equipamento e nem por seu temperamento.
Novidade boa. A ultima criação do Tilke, o circuito de Austin foi das mais felizes. O capanga do Verme acertou a mão desta feita. Não tem aquele visual de Abu Dhabi, porem ao contrario de Abu Dhabi tem um ótimo circuito. Com curvas que remetem a outros circuitos do calendário. Para contrariar o Magdo global acho que aquelas três curvas em seqüência (S) me lembram mais Suzuka do que Silverstone.
Intrometido. Enquanto todos tinham suas atenções voltadas para Vettel e Alonso o inglesinho resolver aprontar. Na verdade ele é o piloto mais veloz do grid. Vettel também é rápido porem seu carro normalmente facilita suas vitorias, isso já na parte final do campeonato, pois A RB8 também costuma mancar. Só de quebra de alternador no carro do alemão foram duas este ano. Já o espanhol, se fosse só pela corrida que fez no Texas não merece ser campeão. O asturiano estava apático, fez uma bela primeira volta e foi só, chegou ao terceiro devido a quebra do Webber, alternador também.
Ferrari. Os italianos são mesmo descarados. Aprontam e ainda dizem que é uma falha do regulamento. Estou me referindo ao caso do rompimento do lacre do cambio do carro do Massa. Certamente a regra será revista depois essa trambicagem. Na verdade ninguém no mundo automobilístico esperava que uma equipe violasse o lacre a fim de levar alguma vantagem. São coisas que só acontecem na equipe vermelha.
Alonso. Quando escuto alguém dizer que o espanhol é o melhor piloto em atividade me dá um tchan. Como um verdadeiro campeão precisa de atitudes tão extremas como as que Ferrari faz para ajudá-lo. Um verdadeiro campeão não estraga a corrida de seu parceiro só para se dar bem. Nunca se vê isso na Mc Laren ou Red Bull. Até chegar ao Japão, Webber era rival de Vettel e não capacho como o Massa. Existe o jogo de equipe, mas não assim.
Massa. Por falar no brasileiro ele seu show nessa pista nova. Em todos os treinos e na classificação ele se saiu melhor que seu companheiro de equipe. Na corrida chegou a fazer a melhor volta em algumas situações. Mesmo largado de 11º foi o quarto colocado e só não chegou ao podium, pois quem estava na sua frente era o patrão. Fez boas ultrapassagens e demonstrou uma pilotagem segura, ao contrario da prova anterior.
Se e somente se. Kimi Räikönein largou em quarto e fez o sexto posto, olhando assim parece que fez uma corrida ruim. Porem ele lutou muito e andou bem, mas largou muito mal. E foi com ele que a corrida poderia ter outro desfeche. Alonso ao fazer sua troca perdeu muito tempo e quando o Finlandês realizou a sua seus mecânicos ajudaram o espanhol, demorando a realizar a troca. Ao sair do Box, o Ice Man deu de cara com a Ferrari do espanhol. Já imaginou se os mecânicos da Lotus tivessem trabalhado normalmente.Kimi sairia na frente e o espanhol não tinha ritmo para lutar com ele. Ai o resultado seria diferente. Porem a sorte mais uma vez estava do lado do espanhol.
A outra. Button na outra McLaren fez uma boa corrida de recuperação e chegou ao quinto posto, depois de largar em 12º e ainda perder posições na primeira volta. O inglês sofreu muito com os carros do pelotão intermediário e depois já nos finalmente ele chegou a sonhar com a posição de Massa. Porem o brasileiro começou uma seqüência de voltas rápidas, cravando a segunda melhor do dia, e assim o inglês ficou quieto em seu quinto posto.
Momentos. Grosjean, Hulkenberg e Senna nos propiciaram bons momentos nesta etapa. Passaram a corrida inteira brigando por posições. Teve um momento que Button ultrapassou Senna e este recuperou sua posição no final da reta. A asa móvel foi útil nesta prova. Os pneus Pirelli também se destacaram, pois deu trabalha para todos, pilotos e engenheiros. Por serem mais duros que a pista exigia demoravam muito para esquentar.
Hora H. Domingo, 25/11/2012 é o grande dia, Interlagos vai ver mais uma decisão. Em condições normais o titulo vai para Sebastian Vettel. Em Interlagos normalmente não existem condições normais. E é ai que mora a esperança da equipe vermelha. Depois dessa do lacre, se não chover, os vermelhos podem até serem capazes até de utilizar aviões com produtos químicos para bombardear as nuvens e fazer chover. Brincadeiras a parte, ele vão utilizar de todos os meios para desestabilizar a turma taurina. A pressão vai ser grande.
Nos vemos em Interlagos!
|
|
|
|
|
|