Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


08/01/2013 - Terça-Feira
O herói dos campeões
 


Semana passada, comentamos do rei das estatísticas e que é o detentor da maioria dos recordes da F1. O alemão Michael Schumacher. Porem, para quem vive e respira F1,  isto é,  os mais entrosados elegeram como o maior de todos, um escocês que era apenas um lenhador e de repente se viu no mundo da velocidade. Quando citei o maior de todos, muitos devem ter pensado que seria Airton Senna. Porem o piloto que vamos comentar foi o ídolo de Senna. Uma pessoa que atendia pelo nome de Jim Clarck.

           Dados. Jim Clarck nasceu em 04 de março de 1936 na Escócia e foi o primeiro escocês voador. Clarck morreu na pista de  Hockenheim em abril de 1968em uma prova de Formula 2. Participou de 72 etapas na Formula 1 e foi campeão por duas vezes. E somou 27 vitorias, todas com carros da Lotus.

           Diferença. Essa mania de citar quem foi o melhor de todos os tempos é complicada. Cada qual na sua época tem o seu valor. Juan M. Fangio é um ser que não pode ser esquecido, assim como outros,  quando se fala em F1. Ele foi campeão com varias marcas e era tido como o melhor de sua época. Porem assim como Schumacher ele foi favorecido pelas equipes para ganhar alguns de seus títulos e assim deixa de ser um piloto de primeira neste quesito. E ninguém do meio já citou Clarck como um campeão com ajuda da sua equipe. Pelo contrario G. Hill chegou a ganhar de Clarck com apoio da Lotus.

            Fiel.  Na verdade é complicado comparar épocas diferentes devido a tecnologia. Nos anos 50, 60 e 70 havia muitas quebras e acidentes fatais. E Colin Chapman sempre aparecia com novidades surpreendentes e muitas das vezes perigosas ara seus pilotos. E Clarck era fiel as idéias  mirabolantes de Chapman e isso o fez ser apenas bi campeão. Ele e Chapman formaram a primeira dupla que depois se repetiria com outros pilotos. Se fosse como os pilotos atuais que pensam apenas no Marketing e dinheiro, ele teria ganhado mais campeonatos mudando para outras equipes.

        Pau para toda obra. Para ser sincero acho que essa turma de hoje não teria coragem de correr nos carros destas épocas, com os equipamentos de segurança da época,  e para apimentar mais ainda os pilotos daquele tempo competiam de F 1, F 2 e com carros de turismo. E até se aventuram em corridas de estrada.  Algo que os ídolos atuais jamais se arriscariam. A não ser numa competição tipo a corrida dos campeões.  Mas profissionalmente não se arriscariam. E os antigos eram braços para todo tipo de carro.

      NUMEROS. Jim correu de 1960 ha 68 na F1, e estabeleceu alguns recordes. Conseguiu 27 vitórias e 33 "pole-positions", O recorde de vitorias foi batido em 1973 e o de poles caiu em1989 e adivinha com quem, Senna. Os americanos viram Jim Clarck vencer as 500 Milhas de Indianápolis, com um carro de motor traseiro, o primeiro a conseguir o feito. O escocês teve momentos únicos de pilotagem no automobilismo e os seus rivais reconheciam que ele era o melhor e dono de uma pilotagem suave, limpa e tranqüila

      Detalhes. Em 1968 Clarck estava com 32 anos  E  morava em Paris, para escapar aos altos impostos que o Leão britânico impunha àqueles que ganhavam bem. Foi por isso e por outras coisas que Clark decidiu não participar em 7 de Abril de 1968 nas 1000 Milhas BOAC de Brands Hatch, ( prova de Turismo) na Inglaterra. Em vez disso, Clark decidiu participar numa prova de Formula 2 no circuito alemão de Hockenheim. Seu mentor, Chapman,  tinha um compromisso com a Firestone, e queria que ele experimentasse o novo modelo de Formula 2 da Lotus em Hockenheim.

O piloto escocês era um piloto que raramente cometia erros. O seu único acidente grave tinha sido em Monza, seis anos e meio antes, e era um piloto que tinha um estilo seguro de guiar. Apesar de todos saberem que os carros de  formula era uma competição perigosa e fatal, porem,  poucos acreditavam que algo poderia suceder a Jim Clark.

Felicidades a todos.



 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.