Depois do lançamento da Lotus da qual comentamos na ultima coluna veio uma enchente de apresentações dos modelos de 2013. E a coqueluche do momento é mais uma vez o bico rebaixado mais conhecido como otorrino. Pois a maioria das equipes evitaram utilizar o esse visual horrível. Só que teve gente grande, ou seja, da frente que não abandonou esse tipo artefato.
Porem. Como Adrian Newey é o melhor projetista do momento, e utilizou o artefato, os que não utilizam esse tipo de bico ficaram com um pé atrás. A Red Bull penou na temporada passada até que achou o caminho das pedras e isso só aconteceu no finalzinho do campeonato. Se bem que muitas de suas inovações foram proibidas logo depois que lançadas.
Os inovadores. Lotus, Ferrari, Force India, Sauber, Torro Rosso estão sem o bico com degrau. O que chamou nossa atenção é o carro da filial Torro Rosso não seguiu os passos da matriz que manteve seu carro quase como o do ano passado. Que inovou mesmo foi na cor que agora é tem um tom mais berrante. Deve ser para combinar mais com os chifres do animal da logo marca. A Williams aparentemente só vai mostrar seu carro no dia 19 de fevereiro.
Isso sim é o começo. Apesar de algumas equipes ainda não ter laçado seus modelos 2013 o que mais nos interessa no momento é o primeiro dia de testes de 2013. Onde assim realmente começa a temporada. Apesar de que em testes muitas situações podem ser mascaradas ou disfarçadas.
Disfarçando. E assim podemos ver uma Williams andando muito na frente de uma Red Bull. E isso por que nunca sabemos em que condições, cada um, esta testando, pode ser com pouco combustível ou até mesmo com um carro fora do regulamento que faz um temporal só para atrair a atenção da mídia e assim colocar em evidencia o carro e assim fazer bonito para seus patrocinadores.
Calendários dos testes. Terça-feira, 5 de fevereiro, pilotos e equipes que participaram. Na Red Bull RB9 – Mark Webber, na Ferrari F138 – Felipe Massa, na McLaren MP4-28 - Jenson Button, na Lotus E21 – Romain Grosjean, Com a Mercedes W04 - Nico Rosberg, com a Sauber C32 – Nico Hülkenberg, Force India VJM06 – Paul di Resta, Williams FW34 Pastor Maldonado, Toro Rosso STR8 – Daniel Ricciardo, Caterham CT03 – Giedo van der Garde, Marussia MR02 – Max Chilton
Segundo dia. Quarta-feira, 6 de fevereiro: Red Bull RB9 – Mark Webber,Ferrari F138 – Felipe Massa, McLaren MP4-28 - Sergio Pérez, Lotus E21 – Romain Grosjean, Mercedes W04 - Lewis Hamilton, Sauber C32 – Nico Hülkenberg, Force India VJM06 – Paul di Resta (manhã) e James Rossiter (tarde),Williams FW34 – Pastor Maldonado,Toro Rosso STR8 – Daniel Ricciardo, Caterham CT03 – Giedo van der Garde, Marussia MR02 – Max Chilton.
Terceiro dia. Quinta-feira, 7 de fevereiro: Red Bull RB9 – Sebastian Vettel, Ferrari F138 – Felipe Massa, McLaren MP4-28 - Jenson Button, Lotus E21 – Kimi Raikkonen,Mercedes W04 - Nico Rosberg, Sauber C32 – Esteban Gutierrez, Force India VJM06 – James Rossiter (manhã) e Paul di Resta (tarde), Williams FW34 – Valtteri Bottas, Toro Rosso STR8 – Jean-Eric Vergne, Caterham CT03 – Charles Pic, Marussia MR02 – Luiz Razia
Quarto dia. Sexta – feira, 8 de fevereiro: Red Bull RB9 – Sebastian Vettel, Ferrari F 138 – Pedro e La Rosa, Mc Laren MP4-28 – Sergio Perez, Lotus E 21- Kimi Raikkonen, Mercedes W04 – Lewis Hamilton – Sauber C32 – Esteban Gutierrez, Force India VJM06 – Jules Bianchi, Williams FW 34 – Valtteri Bottas, Toro Rosso STR8 Jean-Eric Vergne, Caterham CT03 – Charles Pic, Marussia MR 02 – Luiz Razia.
Trabalho duro. Assim podemos ver que o trabalho sujo dos primeiros quilômetros com um carro novo ficou com os pseudo segundo piloto, na Ferrari e na Red Bull. A tarefa de acertar e corrigir as eventuais falhas de modelo novo não é para os queridinhos de suas equipes. Mas quando o carro já estiver acertado ao eles sentam e se preocupam apenas em conhecer melhor o modelo e assim aceleram e acabam realizando os melhores tempos.
Felicidades!