13/02/2013 - Quarta-Feira |
Os quatro dias de Jerez |
|
Os carros voltaram a acelerar na F1. O circuito hispânico de Jerez foi palco de quatro dias de treinamentos. A aparentemente deveríamos estar contentes com o resultado. Massa foi quem conseguiu o melhor tempo dos quatro dias. Em seu ultimo dia com a E 138 o brasileiro marcou 1:17.879 e fez duzentos e vinte voltas em três dias de treinos. E se esse for um tempo real, poderemos ver o carro italiano competitivo desde o inicio da temporada.
No vácuo de Felipe veio o Kimi Räikkönen com a surpreendente Lotus E 21. Na verdade o E 21 foi bem em todos os dias de treinos. Seja com Räikkönen ou com Romain Grosjean. Grosjean foi o quarto na lista dos mais velozes e líder na quarta feira e Kimi o da sexta-feira.
Surpresinha. Uma equipe media e vive com problemas financeiros se mostrou bem todos os dias. Essa equipe é a Force India. O terceiro tempo de Jerez ficou com seu piloto estreante Jules Bianch, aquele que venceu o desafio das estrelas no Beto Carreiro. Bianch também foi um dos menos treinou, cinqüenta e seis voltas, já seu companheiro de equipe Paul Di Resta foi o segundo que mais testou, 240 voltas, E fez apenas o décimo segundo tempo. Na quarta feira fez o segundo tempo do dia e foi o único piloto que andou todos dias.
Alemão 1 x inglês 0. Na Mercedes os treinos começaram tarde, no primeiro dia uma pane elétrica e no segundo os freios falharam. Por isso na quinta feira a equipe foi quem mais andou. Rosberg andou neste dia cento e cinqüenta e oito voltas ou 665 km/s mais ou menos a distância de dois GP’s. Rosberg foi o segundo neste dia e no geral foi mais rápido que Hamilton. E isso já promoveu uma entrevista onde o inglesinho disse que Nico é muito rápido e vai dar trabalho em 2013. Trabalho para o inglês, pois vitoria é algo ainda distante para a equipe da estrela.
Fingindo de morto. Mc Laren e Red Bull foram discretas e usaram os treinos apenas para desenvolvimento do carro. O tempo de Button no primeiro dia foi ótimo considerando as condições da pista. O desempenho de Button num teste longo, long run, também chamou de muitos. Button terminou com o quinto tempo em Jerez. Já a turma da Red Bull já foi mais discreta. Vettel foi o sexto no geral e terceiro na sexta-feira. Webber foi apenas o décimo quinto no geral. Mas foi o segundo no primeiro dia quando a pista não estava emborrachada. E no segundo dia foi o quarto.
Estreantes. O mexicano Esteban Gutierrez fez sua estréia pela sauber e foi o pilto que mais andou em Jerez, com um total de duzentas cinqüenta duas voltas e conseguiu o sétimo na geral. Jules Bianchi da force índia foi o melhor dos estreantes com um surpreendente terceiro na geral ainda se consideramos que ele deu apenas cinqüenta e seis voltas. Valtteri Bottas fez o décimo sétimo tempo na geral e ficou duas posições a frente do companheiro. Luiz Razia ficou com vigésimo primeiro tempo, porem uma posição a frente de seu companheiro de equipe Max Chilton. Giedo Van Der Gard da Caterham foi o pior da turma com a ultima posição da tabela.
Realização. Luiz Razia é só alegria. “Ao dizer que andar na Murussia em Jerez é a realização de um sonho antigo. “ Sempre sonhei estar aqui e lutei minha vida inteira por este momento. Vou provar que mereço estar na Fórmula 1. Mas a ficha ainda não caiu”. O ruim de tudo isso é que se o grid fosse invertido seu a carro sempre estaria brigando pela pole. Como as equipes do fundão não possuem um bom orçamento, seus assentos são leiloados. Porem espero que ele mostre serviço a caia nas graças de uma equipe melhor.
Diferente. Fernando Alonso foi o único piloto de ponta que não treinou em Jerez. Muito estranho por que isso resultou em arquibancadas quase vazias. Massa andou três dias e De La Rosa um dia, de poucas voltas 51. O trabalho duro ficou para Massa. Porem ele deveria andou no ultimo dia com o carro já acertado. Mas o queridinho de Maranello vem firme para as duas próximas sessões de testes.
Desespero. Por falar em Maranello os italianos conseguiram uma pruésa ao trazer de volta Rory Byrne. Byrne era o projetista da faze de ouro da Ferrari. A idéia é que Byrne faça o carro de 2014 que será totalmente diferente dos dessa temporada. Mas será que um projetista que esta afastado a anos do ramo consiga fazer um carro competitivo? Byrne passou os últimos anos cuidando de uma escola de mergulho.
felicidades!
|
|
|
|
|
|