Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


13/02/2013 - Quarta-Feira
Os quatro dias de Jerez
 


Os carros voltaram a acelerar na F1. O circuito hispânico de Jerez foi palco de quatro dias de treinamentos. A aparentemente deveríamos estar contentes com o resultado. Massa foi quem conseguiu o melhor tempo dos quatro dias. Em seu ultimo dia com a E 138 o brasileiro marcou 1:17.879 e fez duzentos e vinte voltas em três dias de treinos. E se esse for um tempo real, poderemos ver o carro italiano competitivo desde o inicio da temporada.

No vácuo de Felipe veio o Kimi Räikkönen com a surpreendente Lotus E 21. Na verdade o E 21 foi bem em todos os dias de treinos. Seja com Räikkönen ou com Romain Grosjean. Grosjean foi o quarto na lista dos mais velozes e líder na quarta feira e Kimi o da sexta-feira.

Surpresinha. Uma equipe media e vive com problemas financeiros se mostrou bem todos os dias. Essa equipe é a Force India. O terceiro tempo de Jerez ficou com seu piloto estreante Jules Bianch, aquele que venceu o desafio das estrelas no Beto Carreiro. Bianch também foi um dos menos treinou, cinqüenta e seis voltas, já seu companheiro de equipe Paul Di Resta foi o segundo que mais testou, 240 voltas, E fez apenas o décimo segundo tempo. Na quarta feira fez o segundo tempo do dia e foi o único piloto que andou todos dias.

Alemão 1 x inglês 0. Na Mercedes os treinos começaram tarde, no primeiro dia uma pane elétrica e no segundo os freios falharam. Por isso na quinta feira a equipe foi quem mais andou. Rosberg andou neste dia cento e cinqüenta e oito voltas ou 665 km/s mais ou menos a distância de dois GP’s. Rosberg foi o segundo neste dia e no geral foi mais rápido que Hamilton. E isso já promoveu uma entrevista onde o inglesinho disse que Nico é muito rápido e vai dar trabalho em 2013. Trabalho para o inglês, pois vitoria é algo ainda distante para a equipe da estrela.

Fingindo de morto. Mc Laren e Red Bull foram discretas e usaram os treinos apenas para desenvolvimento do carro. O tempo de Button no primeiro dia foi ótimo considerando as condições da pista. O desempenho de Button num teste longo, long run, também chamou de muitos. Button terminou com o quinto tempo em Jerez. Já a turma da Red Bull já foi mais discreta. Vettel foi o sexto no geral e terceiro na sexta-feira. Webber foi apenas o décimo quinto no geral. Mas foi o segundo no primeiro dia quando a pista não estava emborrachada. E no segundo dia foi o quarto.

Estreantes. O mexicano Esteban Gutierrez fez sua estréia pela sauber e foi o pilto que mais andou em Jerez, com um total de duzentas cinqüenta duas voltas e conseguiu o sétimo na geral. Jules Bianchi da force índia foi o melhor dos estreantes com um surpreendente terceiro na geral ainda se consideramos que ele deu apenas cinqüenta e seis voltas. Valtteri Bottas fez o décimo sétimo tempo na geral e ficou duas posições a frente do companheiro. Luiz Razia ficou com vigésimo primeiro tempo, porem uma posição a frente de seu companheiro de equipe Max Chilton. Giedo Van Der Gard da Caterham foi o pior da turma com a ultima posição da tabela.

Realização. Luiz Razia é só alegria. “Ao dizer que andar na Murussia em Jerez é a realização de um sonho antigo. “ Sempre sonhei estar aqui e lutei minha vida inteira por este momento. Vou provar que mereço estar na Fórmula 1. Mas a ficha ainda não caiu”. O ruim de tudo isso é que se o grid fosse invertido seu a carro sempre estaria brigando pela  pole. Como as equipes do fundão não possuem um bom orçamento, seus assentos são leiloados. Porem espero que ele mostre serviço a caia nas graças de uma equipe melhor.

Diferente. Fernando Alonso foi o único piloto de ponta que não treinou em Jerez. Muito estranho por que isso resultou em arquibancadas quase vazias. Massa andou três dias e De La Rosa um dia, de poucas voltas 51. O trabalho duro ficou para Massa. Porem ele deveria andou no ultimo dia com o carro já acertado. Mas o queridinho de Maranello vem firme para as duas próximas sessões  de testes.

Desespero. Por falar em Maranello os italianos conseguiram uma pruésa ao trazer de volta Rory Byrne. Byrne era o projetista da faze de ouro da Ferrari. A idéia é que Byrne faça o carro de 2014 que será totalmente diferente dos dessa temporada. Mas será que um projetista que esta afastado a anos do ramo consiga fazer um carro competitivo? Byrne passou os últimos anos cuidando de uma escola de mergulho.

felicidades!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.