06/03/2013 - Quarta-Feira |
Difícil de acreditar |
|
O circo da F 1 concretizou seus testes pré temporada e como quase sempre o que vimos não deixa rastros conclusivos. Como acreditar que a equipe Mercedes que foi a mais rápida no geral esteja mesmo em condições de lutar de igual para igual com Mc Laren, Ferrari e as RBR’s.
Mascara. Esse é o mal destes testes nunca temos condições de saber quem realmente é o melhor no momento. Pois qualquer equipe pode mascarar um tempo bom com um carro fora da realidade apenas para aparecer bem com seus patrocinadores. O que vimos ultimamente é que quem realmente está bem normalmente esconde o jogo e trabalha apenas no desenvolvimento do equipamento e não se preocupa com a velocidade pura.
Desafio. Alguns podem pensar que com a entrada de Lewis Hamilton a Mercedes se reinventou e vai ser a equipe que sempre prometeu ser. Mesmo com um orçamento grande conseguiu apenas uma vitoria e em condições extremas. O carro dos alemães é de longe um dos mais consomem pneus e essa falha tem sido o grande desafio dos engenheiros da equipe. O mais engraçado ou estranho é que o melhor tempo dos treinos é de Rosberg e não da estrela do time.
A mascara vai cair. A verdade mesmo só saberemos na Austrália e o grande desafio de todos é entender os novos compostos da Pirelli. E no decorrer do campeonato quem melhor decifrar o rendimento da borracha Italiana vai estar na frente. Só que para tirar o maximo dos pneus o carro deve ser ótimo de balaço ou seja equilibrado. Chassis assim são qualidades apenas dos grandes. Mc Laren, Red Bull e Ferrari.
Na rabeira. Os italianos ultimamente têm feitos carros mal nascidos, ou seja, ruins. Mas que no decorrer do campeonato ele é desenvolvido. Na verdade copiam as melhores idéias e as aprimoram. A lógica condena ou nos indica que sem grandes mudanças de regulamento as odeias e procedimentos Adrian Newey seriam vitoriosos. Aposto minhas fixas na RBR 8.
Zebrinhas. E pelo que vi, a Mc Laren vêem na cola. Porem pode se ver em alguns circuitos uma zebrinha como uma Lotus vencendo e claro os italianos estão vivos como sempre. Porem sempre um passo atrás. Tudo vai depender dos pneus, pois a confiabilidade que a Mc Laren não apresentou em 2012 não deve se repetir. Mas não tem mais o Lewis na direção.
As Outras. Como sempre, vemos equipes medias andado bem nos testes pré temporada. Se a Sauber foi a boa surpresa de 2012 este a Force India tenta ou ameaça tomar seu posto. A Sauber também se mostrou bem na fita. Porem desta turma do meio quem parece ter mais evoluído é a Williams. A ex Minardi ou seja a Toro Rosso esta no meio do tiroteio e é uma bala perdida na turma e pode de uma hora prá outra figurar bem, ou seja, no final dos top tem.
Diferenças. Se na Formula 1 os grandes escondem o jogo nos treinamento na Moto GP acontece o contrario. A turma da frente torce o cabo sem dó. Essa turma é composta pelos pilotos da Honda e Yamaha. Pedrosa e Marques na Honda e Lorenzo e Valentino de Yamaha. A ordem é acelerar tudo e desenvolver o equipamento sem dar muita atenção para a concorrência, cada um faz o melhor de si. O motociclismo é mais honesto que a categoria das quatro rodas.
Como se esperava. Aquilo que temíamos aconteceu, haverá apenas um brasileiro no grid da F1 em 2013. A situação do Razia terminou como era esperado, fora do grid, mas como a esperança é a ultima que morre tínhamos um fiozinho de esperança. Mas a lógica prevaleceu e a velha máxima se concretizou sem dinheiro sem carro.
Stock. A categoria de fez sua primeira etapa de 2013 no circuito de Interlagos. A corrida em si foi chatinha. Porem o final foi eletrizante e o vencedor foi Caca Bueno. Cacá parece até que tinha se conformado com o segundo posto. Mas oValdeno Vinha forte e apertou muito o líder Atila Abreu, a disputa tripa acabou na mãos do Cacá Bueno com Valdeno em segundo e atilo despencou lá pro final da tabela.
Finalmente. Na Stock americana, Nascar, Carl Edwards quebrou um jejum de setenta Grande prêmios sem vencer. Carl é um bom piloto mas vinha atravessando uma fase de azar. E a vitoria só saiu por causa de uma estratégia quase suicida de combustível. O cara é bom a equipe é boa porem a vitoria tinha tomado raiva dele. Espero poder ver sua comemoração mais vezes este ano. Há... a comemoração é salto mortal do teto do carro para chão.
Felicidades!
|
|
|
|
|
|