27/03/2013 - Quarta-Feira |
# 2 – GP da Malásia **** |
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A segunda etapa do mundial foi competitiva e com vários pegas. Ou seja, uma corrida movimentada, que é o que todos nos gostamos de ver. Essa segunda etapa também mostrou que os interesses individuais das equipes ficaram mais evidentes. e mais uma vez podemos ver que o esporte nessa categoria é relegado ao segundo plano. E assim ficou explicito que os interesses corporativos são os de maiores interesses. E ai perguntamos, e o esporte?
Esquecendo. Deixando de lado a realidade vimos uma largada com pista molhada e com pneus intermediários, o que mudou tudo o que as equipes tinham planejado. E assim vimos uma boa corrida. Vettel largou bem e manteve a ponta Alonso também saiu bem mais caiu na armadilha do alemãozinho, e danificou sua asa dianteira. Webber e Button também fizeram boas largadas. Felipe Massa largou mal e ainda teve de tirar o pé para não tocar no patrão e assim perdeu posições para as Mercedes.
Com Alonso fora e Massa mais atrás as Flechas de Prata se destacaram na etapa. Deus me perdoe por esse comentário, mas se Alonso estivesse na disputa o podium seria outro. Nosso Massa fez uma corrida fraca. Já a corrida de Hulkenberg foi admirável. Button também fazia uma ótima corrida pelo carro que tem, mas um pit mal feito minou suas chances. A Mc Laren vive uma situação parecida com a da Ferrari de 2012.
Por outro lado, Será que Lewis Hamilton mudou na hora certa. Será? Apesar da ótima evolução da Mercedes considero que os carros de Wolking podem terminar 2013 bem competitivos. E talvez até na frente dos carros da estrela. Esse é comentário sem lógica depois dos resultados das duas primeiras etapas. Mesmo com a Mercedes desenvolvendo suspensão ativa hidráulica e um sistema de stool da asa traseira.
Detalhe. De todas as coisas estranhas desses GP malaio o que mais estranhei foi o fato de Webber após a primeira troca sair com pneus duros e realizar apenas doze voltas. Enquanto Vettel com macio, para a etapa, realizou dezessete voltas. Ninguém explicou ou muito me nos comentou essa manobra da equipe. O assunto do dia foi a desobediência do alemão. A Red Bull já vinha o protegendo Vettel . Depois que erraram na primeira troca na quinta volta. Pelo jeito não é só Massa que corre contra vinte dois adversários, Webber e Rosberg também estão na mesma condição. E o esporte?
Kimi. O destaque do GP da Austrália não foi bem na Malásia. Começou o domingo com uma punição de três posições. Na corrida saiu da pista em duas oportunidades. Kimi travou uma longa disputa com Hulkenberg e outra boa briga com Perez. Esses dois duelos o atrasarão. Kimi terminou a etapa em sétimo uma posição atrás de seu companheiro de equipe. Este não foi um bom final de semana para o piloto finlandês.
Diferente. Um detalhe há parte, as duas Lotus apesar do resultado mediano, fizeram três paradas. Enquanto a turma da frente fizeram quatro. Traduzindo: mesmo num dia ruim eles conseguem economizar os pneus. E em condições normais, certamente vão brigar pela ponta novamente. Esse é o campeonato que vai premiar quem melhor conseguir economizar a borracha da Pirelli.
O melhor do dia. O fato mais curioso e engraçado do ano foi a parada equivocada de Lewis Hamilton. Não teve como não rir da manobra do inglesinho. Ele é o piloto mais rápido da F1 atual. Muito braço e pouca cabeça. Pilota muito e assim economiza pouco seu equipamento, que é o que esta na moda agora, economizar pneus. Por outro lado o inglesinho mostrou que é um piloto de opinião. E declarou que o terceiro posto era o lugar de seu companheiro de equipe. Pois este fez uma corrida mais inteligente e merecia o podium. E isso só não aconteceu por que a velha e insossa raposa que responde pelo nome de Ross Brawn não deixou.
Fúnebre. A comemoração do podium foi estranha. Estava mais para velório do que comemoração. Os três: Webber, Vettel e Hamilton não expressavam qualquer alegria. Todos com semblante carregado. A F1 de hoje esta bem estranha, como pode um piloto sertir-se mal por ter conquistado uma vitoria. Só porque desobedeceu a uma ordem de equipe. Vitoria se ganha na pista e não no radio do chefe. Esse negocio de jogo de equipe é um câncer no automobilismo. Essa categoria esta cada mais distante do esporte e que manda mesmo é o interesse das equipes. Vettel fez bem em não obedecer e o Rosberg fez mal em acatar a ordem se manter atrás do Hamilton. A escola de Barrichello tem feito novos alunos.
Felicidades 1
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