15/05/2013 - Quarta-Feira |
#5 GP da ESPANHA |
|
A quinta etapa da F1 foi mais uma corrida cheia de alternativas e com surpresas. E Alonso foi soberano. A Mercedes fez a primeira fila na classificação, porem até o ser mais desinformado que freqüenta o paddock sabia que eles não tinham carro para brigar pela ponta. O próprio Rosberg em entrevista depois da pole declarou que se conseguisse um quarto posto na corrida já seria ótimo. E no domingo as cartas foram jogadas e Rosberg ainda conseguiu um quase heróico sexto posto. Esse quase heróico em relação ao Hamilton.
Quase uma surpresa
Quem acompanhou os treinos de sexta-feira e o primeiro de sábado viu uma Ferrari forte e a Red Bull quase lá. Os vermelhos fizeram um dois no primeiro treino e Vettel liderou o segundo com Alonso no vácuo. O de sábado Massa liderou. Mas na classificação foram as Mercedes que mandaram e alguns imaginaram que as flechas de prata estavam com tudo e que até haviam escondido o jogo. E teve gente que chamou Ross Brawn de gênio.
Manda chuva
Alonso fez uma bela corrida e aquela dupla ultrapassagem por fora na curva três ainda na primeira volta ( Hamilton e Kimi) mostrou que ele estava a fim de correr. O espanhol estava em casa e tinha uma situação parecida com a que se passou do GP malaio quando ficou de fora e foi soberano no GP seguinte, China. Situação onde mostrou que era possível vencer Kimi mesmo com uma parada há mais. Depois do Bharain onde ficou de fora mais uma vez ele voltou na Espanha com a mesma gana e venceu Kimi de novo com uma parada há mais. Vettel o imitou no Bharain ao vencer Kimi com uma parada há mais.
Comemoração proibida
Alonso teve uma senhora performance nesta etapa. E na comemoração final ele imitou Senna, Com aquela comemoração de pegar uma bandeira e dar a volta de consagração. E isto esta proibido pelo regulamento da F1. Porem foi o numero um da Ferrai que fez, e ainda a Espanha vive um momento parecido com aquele que o Brasil vivia nos tempos de Senna no auge. Os fiscais até pensaram em penalização, porem o marketing Verminiano acordou ha tempo e não penalizou.
Razão
A F1 ainda não tem a mesma atenção dos hispânicos com relação ao motociclismo. Apesar do efeito Alonso, que aumentou em muito o público do automobilismo, eles ainda são mais apaixonados pelas duas rodas. Mas não é para menos, na etapa passada do mundial de motos, os nove lugares do pódio das três categorias foram ocupados por pilotos hispânicos.
MASSA
Nosso piloto correu muito bem. Mostrou garra e desta feita não perdeu tempo nas ultrapassagens. Já na primeira volta vimos que ele estava com apetite. Largou em nono e era sexto ao fim da reta de chegada. Para não perder o costume a equipe mais uma vez aprontou com ele deixando por duas voltas com pneus ruins na pista. No final ainda acabou com o terceiro posto. Massa demonstrou para os detratores que ele pode ser rápido quando seus pneus vão bem.
Mais ou menos
O segundo posto de Kimi foi para seus mais devotados fãs um resultado médio. Isto por que esperavam que ele lutasse pela vitoria, pois estava largando na segunda fila. A verdade é que tanto Alonso quanto Vettel aprenderam a lição dada em Melbourne. Quando a Lotus venceu com uma troca há menos. Será que eles não perceberam que o finlandês está há apenas quatro pontinhos do líder Vettel. E também tem vinte e duas etapas consecutivas que ele termina na zona de pontos.
Difícil de acreditar
A Mc Laren continuou do jeito que começou 2013 mal. Apesar das inúmeras atualizações aerodinâmicas que a equipe levou para Barcelona. No final eles continuam a perder para a Force India. Desta feita Button ainda teve de amargar ficar de fora do Q3. Mas prova imitou Kimi e ainda conseguiu um oitavo posto. Aquela idéia de usar o carro de 2012 agora até que não parece tão ruim. Button desenvolveria o carro de 2013 e o Tequila tentaria fazer alguns pontinhos com o MP 4-27.
Procura-se
Lewis Hamilton desapareceu depois de algumas voltas, é difícil de acreditar a diferença de desempenho entre Lewis e Rosberg nesta etapa. Enquanto o alemão conseguiu o sexto posto e Lewis foi apenas décimo segundo e uma volta atrás. Isso sem falar da pole do alemão. A segunda. Mas nos pontos o inglês ainda dá um banho no Rosberg. Na turma do fundão Charles Pic conseguiu ser melhor que a sensação do ano, Jules Bianchi isso na corrida, pois na classificação Bianchi continua um leão.
Felicidades!
|
|
|
|
|
|