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COLUNA: BALEIA
Baleia


18/06/2013 - Terça-Feira
A borracha da discórdia
 


A fabricante de pneus para a F1 se vê no olho do furacão. Primeiro foram as inúmeros trocas no GP da Espanha ( 78 trocas) . Depois disso o fabricante sobre enorme pressão da maioria das equipes veio a público e anunciou que iria mudar a construção dos mesmos. Um novo composto seria testado nos treinos de sexta-feira no Canadá. 

      Regra é regra. Porem o mal tempo não deixou que estes testes fossem realizados. A Pirelli ira trocar uma cinta de aço por uma de Kevlar na estrutura dos pneus. Ferrari e Lotus não gostaram da idéia. Alegando que não deveriam mudar a regra depois do campeonato estar em andamento.

     Defesa gratuita. E para entornar mais o caldo,  Paul di Resta concluiu 54 voltas do GP canadense com um único jogo de pneus e só realizou sua troca porque o regulamento exige. A cabeça de vários engenheiro e chefe de equipe se perderam nos boxes do Canadá.  Esses pneus não podem ser tão ruins. E ainda a dupla Ferrari e Lotus ganhou mais um aliado na briga contra mudança, a Force India. Essa mudança agradaria muito a Mercedes e Red Bull.

       Ponto final. Depois da etapa canadense a Pirelli anunciou que não vai mudar a construção dos pneus. A única mudança seria acréscimo de cola na fabricação para conter a delaminação dos pneus. Medida bem pensada, afinal estar no centro da discórdia em duas brigas não o que a Pirelli quer. A outra pendenga são os testes realizados em conjunto com a Mercedes depois da etapa espanhola.

       Dia D. Os italianos da Pirelli  e a equipe Mercedes vão se sentar juntos no banco dos réus dia 20 corrente no julgamento do Tribunal Internacional da FIA. Não vejo erro da parte dos italianos eles convidaram a Mercedes assim como já tinham feito com a Ferrari depois da etapa do Bahrein. A Mercedes é que errou.

      Recordando. Para quem ainda não sabe tudo começou no final de semana do GP de Mônaco, quando vazou a noticia que os alemães realizaram testes de 1000 km/s nos dias 15 a 17 de maio logo após o GP espanhol. Nestes testes a equipe usou o carro de 2013 e seus pilotos principais, Nico e Lewis este ultimo até usou um capacete preto para não ser reconhecido.  Red Bull e Ferrari protestaram e os comissários de Mônaco enviaram um relatório a FIA. A FIA por sua vez  decidiu que o Tribunal Internacional é quem deveria resolver o problema.

     Dupla. Vettel e Newey formam uma dupla de sucesso. O piloto se mostrou imbatível na etapa canadense e seu carro nas grandes retas era um dos mais lentos. É isso mesmo você não leu errado. A RB 9 vencia apenas a Caterham em velocidade de reta. A RB9 fez a melhor passagem  em 316 kms/h. Já o mal nascido Sauber conseguia  321,5 kms/h. e Nesse quesito é que aparece a genialidade do projetista. Ele sacrifica o carro em velocidade pura e faz um acerto para o carro entrar rápido nas curvas e também sair rápido delas.

    De volta. A pista de Notre Dame nunca foi reduto da equipe taurina. A genialidade de Vettel somada a Newey acabaram com regra. E estranhamente as RB9 não consumiram tanto pneus no circuito canadense, que parecia ser o grande mal do carro de 2013. Por outro lado Vettel nunca teve um inicio de temporada tão tranqüila.  Lidera a tabela depois de sete etapas com uma larga vantagem de 36 pontos. E para complicar seu pior resultado em 2013 foi o quarto posto, ele e Kimi são os únicos a marcar pontos em todas etapas de 2013.

   De novo. Na próxima etapa na Inglaterra as RB9 devem ser o carro há ser batido para desespero da concorrência. Se Tiãozinho vencer de novo e Alonso for segundo a diferença ira aumentar para 43 pontos e a mente do hispânico começa a cozinhar de preocupações. O discurso do ferrarista é de que Vettel ainda não teve nenhuma quebra ou acidente nesta temporada, e certamente isso vai acontecer. É praga mesmo! 

  Pódio Espanhol.  Na moto velocidade a Espanha vive um momento magnífico. O pódio da Moto GP foi todo espanhol com Lorenzo em primeiro e a dupla da Honda, Pedroza e Márquez em segundo e terceiro. Na Moto 2 foi primeiro e segundo. Pol Spargaro em primeiro e Esteve Rabat em segundo o terceiro  o suíço Tomas Luthi. Já na Moto 3 a lavada foi maior ainda os cinco primeiros foram espanhóis.Pela ordem: Salom, Rins, Viñales, A. Marquez todos com KTM e Vasques. O sexto foi o português Miguel Oliveira.  Vasquez e Oliveira correm de Mahindra.

Felicidades!


 
 
   
 

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