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COLUNA: BALEIA
Baleia


09/07/2013 - Terça-Feira
# 9 - GP da Alemanha- A primeira vez a gente nunca esquece
 


A etapa alemã também foi das melhores em competividade. Cheia de ultrapassagens e emoções. Depois de cinco tentativas Sebastian Vettel conseguiu vencer em casa. E ruma para seu quarto titulo consecutivo. Coisa rara no mundial de F1. Como sempre dizemos para ser campeão alem do braço e de um ótimo carro também é preciso ter sorte. E ela estava com Tiãozinho nesta etapa,  Se a etapa tivesse mais uma volta certamente ele não seria o vencedor. O contrário de Webber na Inglaterra.

         Agora é lei.  E a borracha italiana que foi o assunto depois do gp inglês, se comportou bem como era de se esperar.Agora com Kevlar e sem aço nas bordas. E o principal, as  equipes foram obrigadas a utilizar os pneus de forma correta. Nada de trocar os pneus de lado, pois são assimétricos, e as equipes utilizavam a tática da troca para esquentá-los rápido e usar a pressão indicada pelo fabricante. E a Mercedes a maior destruidora de pneus já reclamou que seu péssimo desempenho na Alemanha foi devido as novas restrições impostas pela FIA a pedido da Pirelli.

         Micos. A Equipe Ferrari inovou na classificação. Decidiu pelos pneus médios aos macios no Q 3. E pelo tempo que fizeram no  Q 2 eles poderiam largar em quarto e quinto com os macios.na verdade Alonso estava mal, e os italianos resolveram arriscar. A tática foi errada, e para piorar as interdições do carro de segurança mudaram o panorama geral  da etapa e obrigou a todos mudarem suas táticas no decorrer da corrida.

Claramente Red Bull e Lotus tinham um melhor ritmo de corrida. Se  a equipe  Mercedes se deu mal com os novos pneus e regras a Force India também não tem motivos para falar bem dos novos  compostos. Na Inglaterra colocou seus dois carros no top ten, na classificação,  já na Alemanha ficaram no Q2. Alonso com pneus macios novos não conseguiu superar Grosjean de médios no finalzinho da etapa. E o pior,  Nico Rosberg vencedor da ultima etapa também ficou no Q2.

       Fase ruim. Felipe Amassa atacou de novo. Desta feita não bateu nos guard rails, porem rodou sozinho. E no final não sabia explicar sua rodada. Ele simplesmente rodou no final da reta e disse que suas rodas traseiras travaram na freiada  e ele rodou e depois seu cambio ficou travado na quinta marcha. Porem hoje os carros de F1 tem um sistema de proteção ao motor que coloca o cambio em neutro logo que percebe que o carro se descontrolou e no carro de Massa isso não aconteceu. Na Inglaterra o sistema não falhou no estouro do pneu. E assim ele pode engatar a primeira e voltou aos boxes. Na Alemanha o sistema falhou e Massa abandonou e ainda foi obrigado a dizer que a falha foi dele.

       Osso duro. Lewis Hamilton conseguiu a pole, porem largou mal. Na hora H seu carro deu falhadinha de nada e foi o bastante para a dupla da Red Bull ultrapassar. No decorrer da prova Hamilton nos proporcionou bons momentos num duelo com Alonso. O espanhol tinha um carro rápido no momento, e depois de três voltas brigando com hispânico foi aos boxes e trocou pneus pela segunda em 22 voltas. Kimi e Webber também viram o quanto a Mercedes do inglesinho é larga na pista. 

        A ordem. Romain Grosjean vem a duas etapas ouvindo aquela mensagem que nenhum piloto gosta de ouvir, Seu companheiro esta atrás  e mais rápido. Ou como da ultima, Kimi esta de pneus macios, não o atrapalhe. E Grosjean respondeu. O radio está ruim, não entendi nada. Mas na hora que o finlandês colou ele abriu rapidinho. Por outro lado, Massa deve estar com saudades dessa mensagem. Toda vez que esta na frente algo de errado acontece e seu engenheiro e amigo não precisa passar a malvada mensagem.

       Regra é regra. Pela primeira vez em todos esses anos que acompanho a F1 e quase que obrigatoriamente pelo Plim Plim. O quase obrigatoriamente é por que temos a opção de ver na TV e escutar pelo radio, que é ótimo. Voltando ao primeira vez,  o Galvão já nos treinos de sábado alertava que a Lotus deveria ser o carro da vez. E era para ter sido. Se e somente Se não houvesse o ultimo Safety Car, ou ainda se a prova tivesse mais uma ou duas voltas. Para não mudar a regra ele errou mais uma vez, porem sua opinião era a certa. Como diz o Arnaldo regra é regra.



Felicidades

 


 
 
   
 

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