27/08/2013 - Terça-Feira |
#11- Spa Francorchamps |
|
O circuito belga é demais, o melhor do mundo. É um circuito completo: com grandes retas, retas pequenas, curvas de alta, curvas de baixa e até chicanes. E para complementar a receita o tempo é dos mais doidos. Até a classificação pode ser diferente, ou seja, mais emocionante neste lugar. E neste ano não foi diferente. Com o diferencial da instabilidade climática a lógica não prevaleceu a Mercedes de Hamilton conquistou a pole.
Sincero. Algo tão inesperado que o próprio Lewis declarou que isso foi devido as condições climáticas e não devido ao seu desempenho e muito menos pelo do carro. A chuva quase sempre embaralhou os resultados nesta pista. Button é um dos vários exemplos disto, pois venceu uma etapa largando lá de trás e com um carro médio.
Recente. Nosso Felipe Massa venceu em Spa em seu ano de gloria, 2008, e foi praticamente pelo acaso e não pela sua performance. E não foi só Massa que se deu bem em Spa pelo acaso. Quase todos grandes campões tiveram a sorte de ser vitoriosos em alguma ocasião pelo destino propriamente dito.
Atual. Depois de uma classificação mascarada a realidade voltou no domingo. Isto é, o clima não cooperou e a lógica voltou a prevalecer. A RB 9 novamente se mostrou ser uma criação de Newey. Ou seja, um carro perfeito e sobrando. Vence em todo tipo de pista em que se apresenta. Circuitos de rua, de baixa e de alta.
Esclarecendo. Esse comentário de enaltecer o carro de NEWEY não tem a intenção de desmerecer a qualidade de pilotagem de Vettel. A verdade é que na categoria mor, F1, só vence quem ter o melhor carro e nunca o melhor piloto. O primeiro campeonato de Damon Hill é uma prova disso. O grande desafio é juntar as duas partes, um grande piloto e um ótimo carro.
Exemplo: Senna só foi campeão depois que conseguiu casar a Mc Laren com os motores da Honda. Lewis é certamente o mais rápido dos atuais pilotos, e ainda tem a coragem de dizer que não tem um carro para ser campeão.no momento. Kimi é também um senhor piloto porem está sem carro para ser campeão. E é o exemplo real de não basta ser ótimo, tem que estar montado num carro vencedor, não basta ser eficiente e regular.
2013. Essa etapa foi um passeio dominical da dupla Vettel/ R B 9. Não houve reação ou tentativa da concorrência. Simplesmente a dupla sumiu na frente. Mas como SPA é SPA, Nas posições posteriores aconteceram varias ultrapassagens. A melhor foi de Suttil para cima do Gutierrez na descida para a Eau Rouge. Houve também briga de foice com o Maldonado no comando. Punições não faltaram. E como sempre algumas alem da lógica.
O resto. Rosberg conseguiu um quarto posto com qualidades. Pois o quinto colocado, Webber tinha um equipamento bem superior. Por falar no Webber ele tem se especializado em largar mal e desta feira seu carro parecia estar bom e sem os costumeiros defeito no Kers. Button completou o top seis. O inglês tentou surpreender mas viu que não era vantajoso realizar a corrida apenas com uma troca de pneus. Grosjean foi o único que fez a corrida com apenas uma e terminou em oitavo. Kimi fazia uma corrida gostosa brigava muito e ultrapassava todos que aparecia em sua frente até que o freio acabou.
El triste. Fernando Alonso fez uma bela corrida e ganhou cinco posições logo na largada. Conseguiu o segundo posto ou o primeiro depois da dupla invencível. Porem mesmo com um ótimo rendimento sua cara naquela salinha que antecede o pódio era de quem estava de mal com o mundo. Contrastando com a animação de Lewis e Vettel. Comentários a respeito dessa cena começaram a pipocar na mídia. Tem jornal até colocando ele na Lotus. O espanhol esta acostumado a ser o centro das atenções e o clima já não é dos melhores no seio da equipe vermelha.
No paredão. Nosso represente no mundial fez uma corrida de recuperação. No estilo quase sem sal ou tempero. A sétima colocação foi o Maximo que conseguiu, enquanto o espanhol fez o segundo posto. A vida de Massa na equipe parece que esta chegando ao final. Espero que ele consiga reverter essa situação. O chato é que os resultados fracos dele empurram a equipe para baixo no mundial de construtores. A Ferrari ocupa o terceiro posto na tabela do mundial de construtores com 218 pontos. Atrás da Red(312) e Mercedes (235)
Felicidades.
|
|
|
|
|
|