03/09/2013 - Quinta-Feira |
O dia da caça |
|
O mundial de motos aterrissou na Inglaterra mais precisamente em Silverstone. E uma das melhores etapas do ano. Nas três categorias vimos corridas disputas com bons e ótimos duelos pela ponta. A sensação do ano Marc Marquez desta feita não foi o vencedor.
Moto 3. Essa categoria é a melhor em termos de briga por posições. E novamente vimos o quarteto Salon, Viñales, Rins e Alex Marquez dominando a disputa pela ponta. E novamente Salon demonstrou que é o melhor em termos de tática e velocidade. Na maioria das vezes ele fica cozinhando a turma. Sempre entre os primeiros e economizando seu equipamento e no final ataca com toda força e vence, simplesmente. Desta feita sua vitoria foi apertada e a diferença foi de apenas 0s,49. Ou seja, nem meia motocicleta.
Detalhe. O detalhe que mais chama a atenção é que Salon vem correndo a três etapas com o tornozelo fraturado e mesmo assim continua vencendo. Nesta semana ele vai se submeter a uma cirurgia aproveitando o breve intervalo deste próximo final de semana sem corrida. Outro pequeno detalhe todos quatro correm com KTM. Neste ano a Honda não venceu nenhuma etapa, e pelo jeito não vai vencer.
Moto 2. Essa é outra categoria em que ninguém economiza o acelerador. Com motores iguais de 600 cilindradas fornecidos pela Honda, as equipes tem fazer o chassis ou comprar de alguns fornecedores.O mais competitivo nesta temporada é o da Kalex. O líder da categoria este ano é Scott Redding que venceu a etapa inglesa depois de uma disputa com o japonês revelação da categoria neste ano; Nakagami. Thomas Luthi e Rabat também freqüentaram a disputa pela ponta. Espargaró o favorito desta temporada não se achou em Silverstone foi apenas oitavo. Espargaró e Nakagami já têm vagas garantidas na categoria rainha em 2014.
Moto GP. A categoria rainha normalmente é morna em termos de disputa em relação a Moto 2 e Moto 3. Porem na etapa inglesa as coisas foi diferente. A corrida inteira foi disputada com afinco por Lorenzo, Marquez e Pedroza. Dani Predroza largou mal, coisa rara, e aos poucos alcançou os lideres. E foi dono das melhores voltas. Porem quando encostou nos lideres não conseguiu esboçar uma reação de ultrapassagem e assim ficou atrás dos dois. Parece que faltou determinação ou vontade mesmo, pois ele era o mais rápido. E não conseguiu superar a dupla a sua frente.
Disputa. Marquez chegou a ultrapassar Lorenzo. E Lorenzo devolveu no minuto seguinte e Marquez novamente ultrapassou a Yamaha de Lorenzo. Porem o piloto da Yamaha estava determinado ou possuído e venceu a imbatível Honda de Marc Marquez
nos metros finais. Detalhe,Marques correu lesionado no ombro. Porem o que marcou é Lorenzo venceu na raça e com um equipamento inferior.
Zica. A Stock - Car voltou a Cascavel e Rubinho conseguiu pela primeira vez uma pole na categoria. Mostrando que sua adaptação a categoria melhora a cada etapa. Mas como Rubinho é Rubinho ele se deu mal na parte final da etapa quando ocupava o segundo posto. Usando uma tática suicida ele foi obrigado a fazer uma troca de pneu no finalzinho. A vitória foi de Marcos Gomes. Repetindo o resultado na mesma pista no meio do ano.
Monza. O circuito italiano é um dos mais antigos do mundo e a primeira corrida disputada por lá foi em 1922. Dez anos mais jovem que Indianápolis e um ano mais velha que a lendária Le Mans. O circuito tem 5 790 metros e a corrida é realizada em 53 voltas. Que da um percurso total de 306,72 km/s. A corrida é rápida e dura pouco mais de uma hora e quinze, em condições normais. O recorde da pista é de 2004, 1:21.046, e pertence a Rubens Barrichello.
1º - Treino - sexta-feira – 06/9 - 05:00 - Sportv
2° - Treino - sexta-feira - 09:00 - Sportv
3° Treino - sábado - 07/09 – 06:00 - Sportv
Classificação – sábado - 09:00 – Globo e Sportv em horário alternativo
Corrida - domingo - 08/09 – 09:00 – Globo e Radio JM e Sportv em horário alternativo
|
|
|
|
|
|