08/10/2013 - Terça-Feira |
# 14 - GP da Coréia |
|
Esse GP foi atípico, se nome Coréia começa com a letra C, a palavra confusão também começa com A letra C. E o que vimos foi uma corrida confusa. Confusa para vinte e um pilotos. Pois para Sebastian Vettel foi mais um final de semana tranqüilo.
Tão tranqüilo que novamente ele fez o maximo que um piloto pode fazer num final de semana de corrida. Fez a pole, a melhor volta e liderou a etapa de ponta a ponta. Foi um final de semana perfeito. O segundo em seqüência.
Sem Graça. É difícil falar bem se uma corrida onde o vencedor não teve adversário. Seria mais ou menos como ir a uma rodada dupla no futebol e o jogo de fundo ser pior que inicial. O grande público vai ver uma disputa entre dois grandes times, que acaba num zero a zero e acaba concluindo que a preliminar foi melhor.
Domínio. Isso também acontecia com certa freqüência na Moto GP. E agora esta se tornando uma rotina na F1. Na realidade Vettel e a Red Bull estão acabando com o interesse do grande publico da F1. As vaias de Cingapura demonstram isso claramente. Os dirigentes sabem que não tem como brecar a equipe do energético.
Mãe Dinah. Vettel pode sair do Japão, dependendo das combinações de resultados, como tetra campeão isso vai melar o público nas etapas restantes. Por isso acho: Só eu acho deve achar, que o carro de Vettel deve sofrer alguma falha mecânica inexplicável em algumas das etapas restantes. E para ser realista esse lance de só o carro do Webber estragar esta passando da hora de mudar. E também tem a as goradas do Asturiano. Que vem gorando seu oponente a cada etapa. Uma hora vai ter que acontecer.
Inspirado. Se pela ponta não houve disputa nas posições restantes a situação foi bem diferente. Pela lógica as Mercedes deveriam ser quem dariam combate a Vettel. Mas Grosjean estava num dia inspirado e largou muito bem, ao contrário de nosso representante, e era único que tentou dar combate ao alemão da equipe taurina.
Oportunista. Porem foi traído pela própria inexperiência e pelas intervenções do Safety Car. Kimi Räikönein seu companheiro de equipe aproveitou uma pequena falha de Grosjean e ultrapassou o companheiro. Mas Kimi estava com pneus mais usados do que os de Grosjean e ai começou uma conversinha via radio bem no estilo daquelas da equipe vermelha.
Do tipo: Estou mais rápido! Posso ultrapassar Kimi? Mas seria melhor se vocês pedissem para ele facilitar. E a equipe claramente negou seu pedido. Nessa hora a turma do Plim Plim traduziu tudo errado. E o pessoal do Sportv também se equivocou na tradução. Grosjean nesta temporada ouviu algumas ordens de ceder sua posição e obedeceu. E desta feita esperava que a equipe estivesse de seu lado, já que Räikönein não estará por lá em 2014. No final Kimi ficou foi segundo e Grosjean terceiro.
Estrelas. Kimi Räikönein, Alonso, Hamilton foram os que deram graça neste GP. Fizeram vários duelos. Mas o grande nome do dia foi outro alemão Hulkenberg. Com um carro inferior conseguiu dar trabalho para Alonso e Lewis Hamilton. A Sauber tinha um acerto que privilegiaria o carro nas retas. Mas este tipo de acerto deixa o carro ruim as curvas. Porem o alemão soube segurar os melhores pilotos da atualidade com muita pericia. Outro nome muito comentado na prova e principalmente depois dela foi a da Pirelli. Perez viu seu pneu dianteiro ir pro vinagre. E todos estão batendo dura na fabricante italiana.
Suzuka. Este circuito dispensa comentários, é uma das melhores pista do calendário. Se Spa tem a Eau Rouge, Interlagos o S do Senna, Monza a parabólica, Suzuka tem a 130R.Todo bom circuito têm uma curva famosa. O seletivo circuito tem 5.807 metros e a instabilidade climática sempre ajuda no espetáculo. O recorde atual é de Kimi Räikönein, 1:31.540, com a Mc Laren/Mercedes em 2005, quando a F1 usava os V10.
Programação do GP do Japão:
1º Treino - quinta-feira – 10/10 – 22:00
2º Treino - sexta-feira - 11/10 – 02:00
3º Treino - sexta-feira - 11/10 – 23:00
Classificação- sábado - 12/10 – 02:00
Corrida - domingo - 13/10 – 03:00
Felicidades!
|
|
|
|
|
|