12/11/2013 - Terça-Feira |
Uma nova era |
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O mundo das duas rodas viveu no final de semana passado a última etapa do calendário de 2013. Como acontece há tempos, e foi em Valencia, no circuito Ricardo Tormo. As categorias Moto 3 e Moto GP decidiram o campeonato nesta etapa. E a disputa foi das melhores nas duas categorias.
Moto 3. A categoria menor sempre nos proporcionou as melhores disputas durante todo o ano. E como não poderia deixar de ser, a última corrida foi disputadíssima. O favorito era Salon da KTM. Favorito, porém tinha apenas dois pontos de vantagem sobre Vinãles e cinco para Rins. Salon durante a temporada inteira era o piloto cerebral que vencia na última volta. Aquele tipo de piloto que fica cozinhando a corrida inteira e mostra seu potencial apenas nos instantes finais.
Destino. Porém, tanto Salon quanto Rins começaram a errar nas etapas finais. Na penúltima etapa, no GP do Japão, os dois caíram e não terminaram entre os dez primeiros. Já nessa corrida, Salon, o favorito, voltou a ver o chão mais de perto. E Vinãles venceu com Rins a apenas um décimo de vantagem. Situação invertida a do GP do Japão, mas com relação a Márquez e Vinãles.
D 2. Vinãles surgiu no mundial com a equipe de Paris Hilton, que usava Honda como equipamento e criou uma situação difícil no final da temporada passada para poder usar as vencedoras KTM. O hispânico perseguia o titulo a duas temporadas e venceu com uma equipe que não era a melhor. A esquadra espanhola da estrela Galícia (Rins e Marquez) e a equipe oficial da KTM (Salon) eram as favoritas. Tanto Salon como Vinãles sobem de categoria em 2014. Ou seja, vão para a Moto 2.
Super nova. Se na categoria intermediária não houve decisão, na categoria rainha tinha um personagem a fim de atrapalhar a vida da nova estrela da categoria. Era Jorge Lorenzo da Yamaha. Para quem não sabe a Honda, que tem o melhor equipamento da temporada, contratou um moleque de 20 anos chamado Marc Marques, que foi a sensação da temporada. Moleque esse que foi campeão em todas categorias de acesso.
Divino. Na ultima corrida do ano, as voltas inicias foram demais. A pole era de Marquez com Lorenzo ao lado e Pedroza na segunda fila. Pedroza é reconhecidamente como o melhor largador da categoria. E a tática da Honda era, Pedroza desestabilizar o piloto da Yamaha e este ir ao chão. Mas Lorenzo era quem estava a fim de desestabilizar os concorrentes. As voltas inicias foram demais, até parecia corrida da Moto 3 com motos de 1000 cilindradas era uma ultrapassagem de Pedroza e Lorenzo devolvia na seqüência.
D 2. Esse pega eletrizante se estendeu por varias voltas. Não existem adjetivos para o que vimos nestas voltas: Demais, eletrizante, lindo, emocionante e sei mais lá o que. Mas como diz um ditado tudo que é bom dura pouco, Lorenzo abriu muito numa uma curva e quase pois Pedroza para fora. O erro custou a primeira posição a Lorenzo. Porem o piloto da Yamaha estava determinado ha ser o vencedor e logo alcançou Marquez e o ultrapassou. Pedroza se recuperou e ainda foi segundo com uma ajudinha de Marquez.
The Doctor. É nascimento de uma nova era na Moto GP. Marquez com o melhor equipamento e muita coragem e habilidade acompanhadas se uma boa dose de sorte tem tudo para ser o mais novo ídolo da categoria. Na outra ponta, o nosso grande Valentino Rossi, o THE DOCTOR, até já fala em abandonar no final de 2014, quando termina seu contrato com a Yamaha. O grande The Doctor agora esta mais para Dr. Lutero. E numa atitude desesperada e estúpida despediu seu fiel aliado, Jeremy Burgess. Só tempo dirá o quanto Rossi foi inocente nesta atitude. E muito infeliz, mas é o desespero de ver que não é mais o melhor e as vezes até pilotos como motos semi oficiais disputam com ele.
Massa. Na segunda-feira foi oficializada a contratação de Felipe Massa na Williams. A rede de televisão que transmite a F!, Tenta nos fazer acreditar que a Williams tem tudo para se dar bem com as novas regras de 2014. Falam de ótima estrutura e dos novos técnicos engenheiros contratados. Pura balela. Pois falta o grande combustível que move aF1.
Combustível. Esse combustível é Dinheiro e dinheiro é o problema da equipe. Enquanto tem equipes com orçamento de Us$500 milhões o time inglês conta com um quarto disso para correr no ano que vem. Na verdade essa equipe é um cemitério de carreira de pilotos brasileiros na F1. O único que se deu bem por lá foi Nelson Piquet. Pizzonia, Barrichello, Ayrton e Bruno Senna. Encerram suas carreiras depois de correr na equipe. Pace também correu para Frankie, mas numa época que Frankie tinha poucos recursos e usava carros alugados (March) e da temporada anterior.
Felicidades
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