Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


03/12/2013 - Terça-Feira
Há vagas & existem vagas
 


Lembrando-se dos tempos do Diocesano quando o mestre  Decio Bragança era o professor das aulas de português ele usava um refrão num ritmo gostoso para que os alunos aprendessem as regras de nosso idioma. Há vagas e existem vagas.

        E vagas é o assunto do momento da F1 atual. Nunca vi em pleno mês de dezembro tantas vagas sobrando no grid. Normalmente os contratos são fechados logo depois das férias de verão. No maximo até o GP de Monza os contratos são fechados. Mas nesta temporada isso não aconteceu.

       E o motivo é a crise pela qual as equipes menores estão vivendo. A crise é reinante no velho continente. O bloco do euro vem enfrentado dificuldades desde 2008. Mesmo sendo  um mundinho a parte a F1 tem enfrentado as conseqüências dessa crise.

      E para piorar o clima o novo regulamento vai aumentar em muito o orçamento das equipes. Ferrari Red Bull e Mercedes não estão muito preocupadas com isso. Já a equipe de Woking também tenta demonstrar que esta bem.

    Tropeços.  Essa equipe Mc Laren parece viver um período de erros. Primeiro contratou Sergio Perez como piloto, e ai todos acharam que essa atitude era apenas para cobrir seu orçamento para a temporada e para completar fez um péssimo carro para 2013, dois erros em seqüência e agora para 2014 contrataram Magnussen e deixaram de lado um ótimo e consolidado Hulkenberg.

    Experiência. Novamente deve ser por motivos econômicos, pois  deixar de contratar o que tem de bom no mercado para contratar um piloto jovem e sem kilometragem na F1. Só pode ser por motivos financeiros. Quem tem bala na agulha deixa esse tipo de promessa aprender e ganhar experiência em equipes menores. Um bom exemplo atual é o de Jules Bianchi com a Ferrari. Os italianos patrocinam sua carreira na Marussia e assim que acharem que ele esta de vez, quer dizer, no ponto o trazem para a equipe. Nos bons tempos a Mc Laren fez algo parecido com Hamilton.

    Zicado. Não sei o que acontece com esse piloto, pois as grandes equipes nunca o contratam. Ele vive num pequeno circulo de equipes medias, começou na Williams, ficou de fora uma temporada. Voltou para Force India foi para Sauber e agora volta para Force índia. Sua intenção era ir para Lotus. Mas a situação duvidosa da equipe negra o fez voltar atrás. Vai com os indianos mais uma vez e dizem que por  algumas temporadas.

      Duvidosa. Duvidosa ou endivida,  essa é a situação da Lotus. Uma equipe que tinha tudo para se dar bem nesta temporada,  mais faltou dinheiro e essa falta à fez perder um piloto, engenheiros e muita gente boa que atuava nos boxes e na fabrica. Seus pilotos para a próxima temporada são Grosjean e Maldonado. A questão é saber se a equipe vai ter condições de estar no grid em 2014. O acordo com o grupo Quantun nunca sai do papel e se sair pode virar em nada já que o investidor queria a presença do Hulkenberg que agora já assinou com os indianos. 

     Maldonado aporta na equipe com muitos dólares na mão, mas não o suficiente para garantir a próxima temporada e a construção do novo carro. E ainda existem  muitas pendências financeiras relativas a 2013. 

    A Pirelli vai organizar testes no Bahrein em dezembro. Ferrari, Mercedes, Red Bull e Lotus foram convidadas.  Porem a lótus avisou que não estará  presente, pois falta verba para bancar as despesas.

     Promessa. Das equipes medianas quem se apresenta com boas chances para 2014 é a Toro Rosso. Fez contratações no corpo técnico e ainda anunciou um jovem piloto russo como substituto de Ricciardo. Ao contrario a Sauber também convive com uma crise e ainda não anunciou sua dupla para 2014. Fala-se que Felipe Nash tem chances porem Nash só tem Us$7 milhões do  Banco do Brasil e precisa de mais uns trocados para comprar uma vaga. Eike Batista era a saída do brasiliense, mas não se encontra em condições de investir no piloto. 

    Marussia, Caterham, Sauber e Lotus são as equipes que trazem duvidas até o momento quanto a pilotos ou a verba para 2014.

Felicidades!


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.