Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


08/01/2014 - Quarta-Feira
Mais um Dakar Sul Americano
 




Domingo passado aconteceu a trigésima quinta largada do maior Rali do mundo. O percurso deste ano abandonou o Peru e incluiu a Bolívia. Sendo que os competidores largam na Argentina passam por  algumas cidades Bolivianas e terminam no Chile.

               A caravana partiu de Rosário, terra do Papa e de Messi,  e percorrerá  9 374 km/s com muitos cenários maravilhosos,   exóticos e até turisticos;  como o Vulcão Aconcágua, o Salar do Uyuni e o Deserto do Atacama. Essa paisagem compensa as dificuldades.

            Esse é o lema da competição, desafios diversos: muita velocidade para terminar com uma boa posição, temperaturas extremas, armadilhas da natureza. E muita força de vontade aliada a uma otima condição física e psicológica.

           Estrelas. Na categoria dos carros os favoritos são os carros da Mini. Entre os pilotos os destaques são: Stéphani Peterhansel, atual campeão e também o piloto com maior número de vitorias no raid. Foram cinco trunfos nas quatro rodas e seis nas duas rodas. Nani Roma e Nasser Al-Attiyah, que também correm com o mesmo equipamento, são rivais diretos de Peterhansel. E nunca podemos esquecer de Giniel De Villiers, que mesmo correndo com um equipamento inferior é sempre uma grande ameaça aos minis. Robby Gordon é sempre uma atração, porem nunca dá sorte nessa competição. 

          Duelo. O duelo mais esperado dessa edição é o de Cyril Despres e Marc Coma nas duas rodas. Esses dois juntos já venceram oito vezes. A moto favorita é a KTM. Despres corre de Yamaha e isso a torna candidata a vitoria. Porem a Honda resolveu investir de novo no Dakar e pode dar aperto na turma das KTM e a Despres.   Joan Barreda. Javier Pizzolito e Sam Sunderland, são os pilotos da equipe oficial Honda, HRC . 

          Brutos. Na categoria dos pesados a briga deve ficar  entre os russos. Campeão em 2013, Eduard Nikolaev lidera o time Kamaz com Andrey Karginov e Ayrat Mardeev como escudeiros. A principal ameaça está nos Iveco, pilotados pelos holandeses Gerard De Rooy e Hans Stacey e nos caminhões Tatra os tchecos Martin Kolomy e Ales Loprais. Os alemães da MAN, marca que é dona dos caminhões VW no Brasil, terá Peter Versluis e Marcel Van Vliet,

           Quadri. A categoria quadriciclo é quase uma categoria de sul americanos. 60% dos inscritos são pilotos do nosso continente. E desde 2010 os vencedores são nativos e da mesma família.  Marcos Patronelli é o favorito, bicampeão (2010 e 2013), O irmão Alejandro Patronelli venceu em 2011 e 2012.

          Brazucas. Seis brasileiros participam do Rali Dakar deste ano. Teremos duas duplas nos carros, que com Mitsubishi ASX que de ASX só tem o nome a aparecia. Os pilotos serão: Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, os quatro defenderam a equipe Mitsubishi Petrobras. Nas duas rodas o quase veterano  Jean Azevedo, irmão de Andre Azevedo um dos pioneiros entre os brasileiros na Dakar, e Dário Julio. Os dois correram com motos da Honda.



                     Essa programação é das motos que têm o percurso menor.

Felicidades.


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.