Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


04/03/2014 - Terça-Feira
Recomeço
 


Acabaram os testes da pré-temporada. e se estes testes falassem  a pura verdade, Mercedes e Williams estaria na ponta. A Mercedes foi a equipe mais voltas acumulou (974 voltas, ou 4.967 km/s) a Williams (936 voltas e, 4.893km/s) veio logo atrás e ainda fez a volta mais veloz dos testes.A primeira vista nosso piloto fez um ótimo negocio ao deixar os italianos e entrar na Williams.

              Na Real. Se esses resultados valessem para a temporada toda seria como que nosso piloto tivesse ganhado na loteria. Pois a equipe inglesa foi uma das piores na temporada passada, e do dia para noite se vê como uma das melhores. É verdade que a equipe foi totalmente reestruturada. Contrataram novos e bons profissionais em varias áreas técnicas. Mas a principal mudança foi a equipe se juntar a Mercedes. Claramente torço para que Massa tenha ganhado na loteria ao trocar os Macarrônicos pela Williams. Mas a realidade é cruel e nunca vi uma equipe subir do dia para noite para a ponta. A não ser aquela manobra dos cartolas ao aceitar o carro da Brawn como dentro do regulamento em 2009.

              Inimigo em casa. A terceira equipe nos testes foi a Mc Laren (812 voltas ou 4.153 km/s). Essa equipe sempre brigou pela ponta e fez em 2013 sua pior temporada desde 1980. Mas sempre foi uma equipe que os adversários respeitam e também estão entre aquelas que usam a motorização (unidade de força) da Mercedes. E por isso esta um paço a frente de muitas. Porem como disse na coluna da semana passada, a equipe inglesa vai abandonar a Mercedes e vai reviver a uma velha parceria com os nipônicos da Honda. E isto é uma situação que deve ser ruim par a equipe inglesa. Já que os alemães não vão passar seus desenvolvimentos para o inimigo. e isto deve acontecer já no meio da temporada. Porem a Mc Laren tem um trunfo: Chamado Button, que é conhecido por sua pilotagem suave. E isto vai valer muito nestes novos carros. O novo freio traseiro eletrônico requer muita sensibilidade do piloto. E a confiabilidade vai ser o ponto  determinante em Melbourne e aquele que conseguir tirar o Maximo de seu equipamento sem desgastar o conjunto será o primeiro a cruzar alinha de chegada.E reza uma lenda no paddock que Button tem doutorado no assunto. Seria o renascimento do piloto e da equipe.

            A Força. A Force India que também esta com a Mercedes igualmente fez bonito; (761voltas ou, 3.974 km/s). A equipe indiana foi muito melhor que a Williams em 2013. Porem não teve os investimentos financeiros e técnicos da equipe de Frankie. Assim como a Mc Laren a Force India tem seu trunfo, o alemão Hulkenberg. O eterno azarado que aparentemente desta feita acertou ao não assinar com a Lotus, parece.

           Prima dona. Se quem tem a unidade de força alemã esta por cima, ninguém melhor que a equipe Mercedes para estar feliz. Das quatro equipes equipadas com motores Mercedes é a equipe de fábrica que tem tudo para ser apontada como a favorita. Apesar de nunca ter feito um bom chassis  anos que participou,  aparentemente este ano eles acharam o caminho. Ou será que o novo regulamento mascarou a deficiência técnica da equipe.

            Será? Os italianos não foram os primeiros mas foram quem mais chegou perto da turminha que usa Mercedes. Poderiam eles estar escondendo o jogo, o é a uma coisa comum nos testes. Acho que não, pois os testes anteriores não tinham a importância deste de 2014. Todos estão quebrando a cabeça para equalizar os complexos sistemas ( ERS, Bateria e potencia elétrica com potencia mecânica) adotados nos carros deste ano. Não deveriam desperdiçar tempo e kilometragem num momento em todos estão perdidos.

           Bem nascido. Os italianos fizeram 875 voltas ou 4448 km/s. Foram melhor que a Mc Laren. Mas todos perceberam que o novo carro é rápido, donde alguns chegaram a pensar que estavam esconde o jogo. A Sauber parceira dos italianos obteve resultados médios e como a maioria sofreram com os novos sistemas e com a confiabilidade.  A Marrusia que também corre com Ferrari não fez quase nada. O que é normal para uma  equipe que tem um dos menores orçamentos da categoria.

           O resto. Quem esta com a Renault não fez nada nesta pré-temporada. O mais incrível é que a Red Bull dominadora das últimas quatro temporadas estar atrás em kilometragem até da Caterham e Toro Rosso. E em velocidade perdeu para equipe filial Toro Rosso. A Lotus também vive um péssimo momento, foi a que menos andou (1219 km/s)  e a mais lenta entre todas. Sabidamente Marussia e Caterham eram as dominadoras das ultimas filas do Grid.

           Agora as equipes voltam as fabricas e tentam melhoram o que poderem para depois partir para a Austrália. E somente lá saberemos quem é quem. Certamente que for o pole não deve ser o vencedor da etapa. Acho que veremos muitas desistências. E a coisa só vai engatar mesmo do meio para o fim da temporada. Porem quem começar muito mal vai sofrer com a falta de pontos nessa fase inicial, no final da temporada. Se bem que a ultima etapa vai valer o dobro. Muita água ainda vai rolar.

Felicidades


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.