04/03/2014 - Terça-Feira |
Recomeço |
|
Acabaram os testes da pré-temporada. e se estes testes falassem a pura verdade, Mercedes e Williams estaria na ponta. A Mercedes foi a equipe mais voltas acumulou (974 voltas, ou 4.967 km/s) a Williams (936 voltas e, 4.893km/s) veio logo atrás e ainda fez a volta mais veloz dos testes.A primeira vista nosso piloto fez um ótimo negocio ao deixar os italianos e entrar na Williams.
Na Real. Se esses resultados valessem para a temporada toda seria como que nosso piloto tivesse ganhado na loteria. Pois a equipe inglesa foi uma das piores na temporada passada, e do dia para noite se vê como uma das melhores. É verdade que a equipe foi totalmente reestruturada. Contrataram novos e bons profissionais em varias áreas técnicas. Mas a principal mudança foi a equipe se juntar a Mercedes. Claramente torço para que Massa tenha ganhado na loteria ao trocar os Macarrônicos pela Williams. Mas a realidade é cruel e nunca vi uma equipe subir do dia para noite para a ponta. A não ser aquela manobra dos cartolas ao aceitar o carro da Brawn como dentro do regulamento em 2009.
Inimigo em casa. A terceira equipe nos testes foi a Mc Laren (812 voltas ou 4.153 km/s). Essa equipe sempre brigou pela ponta e fez em 2013 sua pior temporada desde 1980. Mas sempre foi uma equipe que os adversários respeitam e também estão entre aquelas que usam a motorização (unidade de força) da Mercedes. E por isso esta um paço a frente de muitas. Porem como disse na coluna da semana passada, a equipe inglesa vai abandonar a Mercedes e vai reviver a uma velha parceria com os nipônicos da Honda. E isto é uma situação que deve ser ruim par a equipe inglesa. Já que os alemães não vão passar seus desenvolvimentos para o inimigo. e isto deve acontecer já no meio da temporada. Porem a Mc Laren tem um trunfo: Chamado Button, que é conhecido por sua pilotagem suave. E isto vai valer muito nestes novos carros. O novo freio traseiro eletrônico requer muita sensibilidade do piloto. E a confiabilidade vai ser o ponto determinante em Melbourne e aquele que conseguir tirar o Maximo de seu equipamento sem desgastar o conjunto será o primeiro a cruzar alinha de chegada.E reza uma lenda no paddock que Button tem doutorado no assunto. Seria o renascimento do piloto e da equipe.
A Força. A Force India que também esta com a Mercedes igualmente fez bonito; (761voltas ou, 3.974 km/s). A equipe indiana foi muito melhor que a Williams em 2013. Porem não teve os investimentos financeiros e técnicos da equipe de Frankie. Assim como a Mc Laren a Force India tem seu trunfo, o alemão Hulkenberg. O eterno azarado que aparentemente desta feita acertou ao não assinar com a Lotus, parece.
Prima dona. Se quem tem a unidade de força alemã esta por cima, ninguém melhor que a equipe Mercedes para estar feliz. Das quatro equipes equipadas com motores Mercedes é a equipe de fábrica que tem tudo para ser apontada como a favorita. Apesar de nunca ter feito um bom chassis anos que participou, aparentemente este ano eles acharam o caminho. Ou será que o novo regulamento mascarou a deficiência técnica da equipe.
Será? Os italianos não foram os primeiros mas foram quem mais chegou perto da turminha que usa Mercedes. Poderiam eles estar escondendo o jogo, o é a uma coisa comum nos testes. Acho que não, pois os testes anteriores não tinham a importância deste de 2014. Todos estão quebrando a cabeça para equalizar os complexos sistemas ( ERS, Bateria e potencia elétrica com potencia mecânica) adotados nos carros deste ano. Não deveriam desperdiçar tempo e kilometragem num momento em todos estão perdidos.
Bem nascido. Os italianos fizeram 875 voltas ou 4448 km/s. Foram melhor que a Mc Laren. Mas todos perceberam que o novo carro é rápido, donde alguns chegaram a pensar que estavam esconde o jogo. A Sauber parceira dos italianos obteve resultados médios e como a maioria sofreram com os novos sistemas e com a confiabilidade. A Marrusia que também corre com Ferrari não fez quase nada. O que é normal para uma equipe que tem um dos menores orçamentos da categoria.
O resto. Quem esta com a Renault não fez nada nesta pré-temporada. O mais incrível é que a Red Bull dominadora das últimas quatro temporadas estar atrás em kilometragem até da Caterham e Toro Rosso. E em velocidade perdeu para equipe filial Toro Rosso. A Lotus também vive um péssimo momento, foi a que menos andou (1219 km/s) e a mais lenta entre todas. Sabidamente Marussia e Caterham eram as dominadoras das ultimas filas do Grid.
Agora as equipes voltam as fabricas e tentam melhoram o que poderem para depois partir para a Austrália. E somente lá saberemos quem é quem. Certamente que for o pole não deve ser o vencedor da etapa. Acho que veremos muitas desistências. E a coisa só vai engatar mesmo do meio para o fim da temporada. Porem quem começar muito mal vai sofrer com a falta de pontos nessa fase inicial, no final da temporada. Se bem que a ultima etapa vai valer o dobro. Muita água ainda vai rolar.
Felicidades
|
|
|
|
|
|