11/04/2014 - Sexta-Feira |
O renascimento da categoria |
|
O GP do Bahrain foi demais. Isso tudo depois todas as criticas , tanto do publico quanto de quem esta mal, Ferrari, Red Bull e demais interessados que não estão bem na fita no momento.O certo é que a equipe Mercedes e suas clientes estão com tudo. A Red Bull até tem que agradecer ao Maldonado, pois foi favorecida pela manobra do Latino, sem o Safety Car o resultado certamente seria outro nos escalões inferiores. E nessa turma se enquadra o nosso representante, Felipe Massa, que na sexta feira teve a companhia de seu chara Felipe Nash no comando da FW 36 de Bottas.
Boa. Mas nada tira o mérito desta etapa, vimos disputa em quase da corrida tanto no pelotão da frente no do meio e no fundão que sempre existe uma luta inglória e que é raramente divulgada. Ao mesmo tempo temos apenas uma equipe lutando pela vitoria, essa equipe como as demais possui dois pilotos, e para alegria dos torcedores, eles foram meio que liberados para correr. Esse meio é pelo radio, sempre esse tal de radio, que chamou os dois com a mesma mensagem: Tragam os carros inteiros para a garagem.
Versões. Porem quem esta no calor da disputa, isso pode ser interpretada de duas maneiras. E quem esta atrás pode pensar; Vou atacar e evitar um acidente, pois isso seria ruim para os dois e principalmente para equipe. E quem esta na frente pode pensar estou salvo. É apenas para manter nossas posições.
Safety Car. Quando o carro de segurança saiu faltavam dez voltas e Hamilton estava calçado com pneus duros e seu companheiro com macios. E a lógica indicava que Rosberg tinha tudo para ganhar, porem tinha na sua frente um ser conhecido como Lewis Hamilton e este fez de tudo para segurar sua posição. E isso não seria uma missão fácil. Porem com todo seu arrojo e braço ele conseguiu. E sem jogar sujo com o companheiro.
Chamuscada. Na coluna passada elogiei Hulkenberg e citei que seu companheiro tinha apenas um pontinho contra 18 do alemão. Mas o mexicano acordou e conseguiu um pódio para equipe. Perez andou bem e para não perder o costume deu uns toquinhos no companheiro de equipe.
O troco. Daniel Ricciardo desta feita ignorou Vettel e foi lá pra frente. Por falar em Vettel ele esta se mostrando um piloto bem diferente daquele que estávamos acostumados a ver. Aquela manobra de fechar o Massa era passível de punição, mas quando é com alemão não dá nada não. Por falar em comissários eles estavam mesmo bonzinhos no Bahrain. Maldonado merecia uma punição mais severa.
Já o Alonso merece uma medalha por sua leitura de corrida e persistência. Sem ele a Ferrari teria poucos pontos. Por falar nisso aquele lance dele comemorar o nono posto deve ter fritando os brios de Montezemolo.
The Best. Hamilton demonstrou estar em ótima forma. Tão bem que fez o comentarista convidado do Plim Plim queimar a língua. Na verdade Barrichello apenas usou a lógica em seu comentário. " A casa caiu para Lewis" e essa era verdade para as dez voltas finais da corrida. A dupla da Mercedes tinha Lewis com pneus duros para acabar a prova e Rosberg com macios. E a lógica indicava Rosberg como vencedor. Porem Lewis estava num de seus melhores dias e conseguiu manter o adversário atrás apesar das investidas com companheiro. E foi essa luta que tornou essa etapa diferente das demais. Os lideres com disposição e vontade de disputar e sem aquelas ordens de do radio. Que até existiu mas não foi levada ha diante. Hamilton merece aplausos.
Conformado. Apesar de estar com melhores chances de vencer, Rosberg viu seu companheiro e adversário desde os tempos do Kart e quase toda carreira de ascendia a F1, sair vencedor. Na GP 2 Rosberg venceu em 2005 e Lewis 2006.
Depois que a corrida acaba os carros vem para uma área nos boxes onde os pilotos descem do carro e vão cumprimentar os integrantes de suas equipes, e nesse momento houve uma cena curiosa, onde Rosberg desce de seu carro e vai de encontro ao Lewis e parece querer dar um abraço e o inglês ate chega ha recepcionar, mas depois da um empurrão no alemão e vai de encontro aos seus assistes diretos.
Essa etapa do Bahrain tem sido considerada por muitos como a melhor etapa dos últimos tempos, Mas quem analisar a fundo sabe que não foi bem assim. Na verdade tivemos duas provas sem graça e que para piorar foram realizadas num péssimo horário. E agora essa etapa foi realizada ao meio dia, para nos brasileiros, e foi uma ótima corrida. Mas considerar como melhor dos últimos tempos é muito. Na realidade tinha muita gente com a cabeça a premio, e o show desta etapa apenas aparou varias arestas. No circo da F1 as somas são enormes e qualquer deslize provoca uma enorme perda financeira.
|
|
|
|
|
|