Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


08/05/2014 - Terça-Feira
A hora da virada
 


O circo da F1 vai realizar sua quinta etapa amanhã na Espanha. A pista é uma velha conhecida de todas as equipes, pois faz parte da pré-temporada há alguns anos. Circuito de Barcelona-Catalunha. Pode ser considerada uma pista de media velocidade, porem os carros atuais consegue fazer mais de 300 na grande reta.     

     2º Round. E é neste tipo de pista que a  equipe Taurina quer surpreender a concorrência. Os carros e Newey são conhecidos por sacrificar a velocidade em retas e serem mais rápidos nas curvas. A grande deficiência da equipe, desde a pré-temporada é a parte francesa, ou seja, a motorização, que hoje é chamada de unidade de força . Que segundo os apreciadores de champanhe foi em grande parte resolvida para etapa hispânica. 

      Mas como o desenvolvimento de motores esta congelada pela FIA, o entusiasmo dos franceses deve ser pelo grande aproveitamento dos carros de Newey nas curvas. 

     Dilema. A F1 vive um dilema. Nas temporadas anteriores vimos um domínio de uma única equipe e um único piloto. E isso faz muito mal para a categoria. Ai mudaram tudo na categoria. Na esperança de que haveria mais competividade. Porem não foi o que aconteceu e voltamos ao mesmo dilema de uma única equipe dominar e nos últimos três GP’s com o mesmo piloto. E para piorar o panorama os carros agora possuem um ronco horrível e as equipes e pilotos são obrigados a economizar combustível.    

       Na real. Corridas são corridas, é a essência da velocidade. Pode até que a economia de combustível faça parte da estratégia de uma equipe ou piloto para ganhar uma etapa. Mas obrigar todos  os competidores da categoria rainha há dirigir de maneira econômica, como faz um dono de frota, ai extrapola a essência do esporte. Os pilotos estão ali para serem rápidos e não dirigir economizando. Essa temporada de 2014 tem muitos fatores que devem ser repensados. Em favor do esporte puro. O seja a competição em si.    

     Paralelo. Na temporada passada nas quatro primeiras etapas vimos Kimi vencer a primeira etapa, com a estratégia de uma troca há menos que os demais. Na segunda Vettel venceu desobedecendo as ordens da  equipe. Na terceira  Alonso ganhou. E na quarta, Vettel  mandou novamente.  Nas etapas em que não venceu o alemão fez um terceiro na primeira etapa e um quarto na terceira. 

     Diversidades. Na temporada passada vimos nas quatro etapas iniciais três vencedores diferentes. E nesta temporada o domínio é maior, para desespero dos cartolas. Uma única equipe venceu e um único piloto venceu três etapas e a que ele não venceu seu companheiro venceu. Ou seja, um domínio maior que o do passado. Só deu Mercedes. Nestas mesmas etapas, ano passado, Hamilton foi apenas: Quinto, terceiro, terceiro e quinto novamente. Lembrando que a primeira etapa foi na Austrália a segunda na Malásia a terceira na China e a quarta Bahrain.  E claramente que Vettel foi o campeão.

       Esperança. Em 2013 Lewis venceu apenas uma etapa e foi o quarto no campeonato. Já Rosberg venceu duas etapas porem não foi regular nas demais e acabou como sexto na tabela. O leão de 2013 foi Alonso, que terminou como vice, e com um carro inferior ao da Mercedes que foi a vice dos construtores. Vettel até agora não ganhou nada e ainda viu seu novo companheiro ser mais rápido. O alemão espera reinverter tudo daqui parar frente .   

     Esperança II. A grande esperança de todos, menos a turma da Mercedes é que a equipe taurina repita uma performance parecida com a do ano passado quando seu carro principal venceu as ultimas nove etapas. E é na segunda fase do campeonato que normalmente a Red Bull engrena.  Como a esperança é a ultima que morre, a torcida é grande. É preciso haver concorrência disputas ou seja, competição no verdadeiro sentido da palavra.  Fora os defeitos de 2014 como: piloto ser o brigado a  correr como motorista de frota, economizando combustível, deixando de acelerar e o pior, o ronco dolorido e machucante do 1.6 turbinado.      

Gp da Espanha – Catalunha

Classificação – sábado – 09:00 – 

CORRIDA      -   sábado – 09:00 -   


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.