15/05/2014 - Terça-Feira |
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A quinta etapa da F1 repetiu o favoritismo da Mercedes. E novamente Lewis Hamilton foi o vencedor, pra contrariar seu oponente direto, Rosberg. Quase todos do paddock esperavam que ao iniciar a temporada européia os alemães teriam oponentes de força, mero engano, pois as flechas de prata continuaram mandando e descaradamente. O engraçado é que todos vieram com novidades, mas os alemães também e se melhor.
Passado. A F1quase sempre conviveu com o dilema de ter uma equipe destacada. Mas isso durava pouco tempo. Os rivais sempre corriam atrás e imitavam as novidades do ponteiro e logo estavam disputando de igual para igual. Colin Chapman foi o propulsor e criou carros que mandaram no mundial sem adversários a sua altura e sem contar com a ajuda de mudanças no regulamento.
Espírito. Nos anos 80 quem iniciou essa pratica foi a Mc Laren com a Porsche e depois a Williams com os motores Honda e depois um dos maiores domínios a era Senna e Prost em 1988 onde a equipe ganhou todas etapa menos a de Monza onde o espírito do Comendador apareceu a vimos a Ferrari sair vencedora, onde era apenas uma protagonista.
Saudades. E agora revivemos um período que pode ser parecido com o de 1988 onde apenas uma equipe ganha e assim torna o campeonato chato. Chato em termos, pois para nos brasileiros ver Senna e Prost disputando etapa por etapa entre eles só tinha graça para nos brasileiros e os franceses.
Realidade. Sendo assim somos obrigados a assistir um campeonato de dois pilotos. E pela qualidade, Lewis seria o vencedor de quase tudo e bateria varios recordes. Mas a F1 é um mundinho a parte e nesse mundinho corre muito dinheiro e não se assustem se o carro de Lewis começar ter problemas técnicos e Rosberg ganhar algumas etapas. È o marketing e a audiência é quem manda. Não pense que Hamilton vai ganhar tudo, as forças invisíveis vão se movimentar. Se não for com ações da equipe vai ser com os cartolas mandando e mudando os resultados.
Oponente. O principal oponente de qualquer piloto de F1 é seu companheiro de equipe, das melhores equipes as nanicas, isso normalmente. Pois existem equipes que tem um primeiro piloto descarado, os italianos por exemplo.
Notas. Pela terceira vez a Mc Laren não marca pontos numa etapa de 2014. Fato ruim para uma equipe do porte da Mc Laren. Maldonado aprontou novamente, bateu na primeira volta do treino e na corrida se estranhou com a Caterham do piloto telefônico “Ericsson” . A farofa dos pneus apareceu novamente. E também o álcool esta voltando aos poucos na categoria: Primeiro a Martini na Williams e agora a Sminorff na Force India. E por falar em force India, Hulkenberg continua sua campanha regular. E esta regularidade já lhe rendeu 37 pontos e sexta posição no campeonato.
A corrida que eu vi
O GP da Espanha foi uma corrida insossa. Sem grandes disputas, culpa do traçado que exige muito da parte aerodinâmica e é um circuito onde ultrapassar é muito difícil. A pista como falamos na coluna passada é uma velha conhecida de todas as equipes e quase todas vieram com inovações aerodimanicas em seus carros. Só que a Mercedes também veio com atualizações e continuou forte. E sem rivais há sua altura. Desta vez não houve disputa direta pela ponta e pela segunda vez em 2014, Hamilton venceu Rosberg com compostos duros, ou seja, menos veloz que os macios do alemão. O que tem bagunçado a cabeça de Rosberg. Por outro lado Daniel Ricciardo foi o melhor sem Mercedes. E mais uma vez conseguiu chegar à frente de Vettel. Porem no campeonato Vettel esta na frente. Por falar nele acho que na Espanha ele fez sua melhor apresentação do ano. E o nosso Massa que fez o mesmo número de paradas que Vettel fez sua pior apresentação de 2014. Já Bottas fez uma ótima corrida e tem agora34 pontos contra 12 de Massa.
Felicidades
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