Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


22/05/2014 - Quinta-Feira
As Prima Donas
 


No mês de maio há tempos são realizadas duas provas de extrema importância para suas respectivas categorias. São os GP’s de Mônaco e as 500 milhas de Indianapolis. Mônaco para a F1 é uma tradição e o lugar onde a parte empresarial do esporte se junta com a realeza e outros interesses comerciais da categoria.

       Completo – AR. Tecnamente falando é quase insano realizar uma corrida de F1 numa pista como a de Mônaco masMonte Carlo é chique e marcante. Todos os pilotos do grid sonham em vencer lá. E em Spa Também. Quem já foi campeão da F1 e não venceu em Mônaco nunca se sente completo. Sabe que faltou algo e algo muito marcante emblemático.

        Figurinha. Já lá pelas terras do Tio Sam vencer nas 500 Milhas torna o piloto um ser público.  A vitoria nas 500 milhas dá mais visibilidade ao piloto do que vencer o campeonato no final de ano. O pole deste ano é Ed Carpentier  o mesmo do ano passado e pela pole ele já embolsou  cem mil dólares e se tornou o rosto mais visto nos jornais e programas da TV norte americana nesta semana.

         Glamour.  O glamour de Monte Carlo é inabalável porem é uma prova como as demais do calendário, ou seja, é uma programação realizada em três dias, com a diferença que em Monte Carlo o primeiro treino é na quinta feira e segundo no sábado como os demais GP’s.

         Diversidade. Já as 500 milhas de Indianápolis consome quase todo o mês de maio. A programação é longa e cheia de estágios. Pole Day, Bump Day, Carboration Day e uma completa preparação para os pilotos novatos. Os organizadores do evento fazem de tudo para transformá-lo num show e um evento único. E como eles, norte americanos, são pouco bairristas, consideram as 500 Milhas como a maior corrida do mundo.

         Soçaite. Mesmo sendo a etapa mais glamorosa do calendário,  Mônaco possui uma premiação  como as demais etapas do calendário da F1. O que torna a etpa diferente é sua tradição e dificuldade natural. Fora os eventos extra pista. Que são os mais badalados da temporada.

        $$$$$$$.  A premiação das 500 milhas é algo incomum no automobilismo.  Como havia citado antes o pole já embolsou cem mil dólares. O vencedor do ano passado, Toni Kanaan, ganhou mais de quatro milhões de reais. Logicamente essa quantia é dividida entre o piloto e a equipe. Tem premio para todos participantes. Maior numero de voltas na liderança, melhor pit stop, melhor volta e por ai vai. Tony também ganhou um dinheiro com publicidade e em eventos depois da vitoria, mas esses números nunca são revelados.

      Na Pista. Em Mônaco teremos, como todo 2014,  Massa nos representando e assim fica claro que se não houver nenhuma catástrofe nos brasileiro não veremos nosso piloto ganhar. Já em Indianápolis temos uma chance melhor com Helio Castro Neves que larga em quarto e corre com um carro de ponta e tem a mão da pista com de três vitorias nas edições de 2001, 2002 e 2009. Temos ainda o bom baiano Toni Kanaan vencedor do ano passado, que também esta numa boa equipe e larga na décima sexta posição.

Programação do GP de Mônaco

Classificação – Sábado – 24/05-  09:00-

Corrida – Domingo  - 25/05- 09:00 –

Programação das 500 milhas de Indianápolis

Sábado – 12:00 – Treino Final

Sábado  - 13;30 – Pit Stop Challenge

Corrida – Domingo – 25/05/2014 – 12:00 - 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.