13/06/2014 - Sexta-Feira |
Grande Canadá |
|
A sexta etapa do mundial de F1 foi uma corrida a parte nesta temporada. Pela primeira vez no ano não vimos uma flecha de prata na ponta. A equipe alemã desta feita se posicionou no ambiente dos comuns e sofreu como os demais do grid de uma falha técnica. A esperança de repetir os resultados da McLaren de 1988 foi pro ralo.
No colo. Como a vitória caiu nos braços de Daniel Ricciardo. O segundo da equipe do Touro rubro, a insônia de Vettel tende a ser crônica, já que só o carro do alemão tem sofrido quebras, algumas mentes do mal estão dizendo que Vettel esta correndo com a RBR que era do Weber.E Ricciardo é só sorrisos e curtindo a situação.
Apesar da decepção de Rosberg, que conseguiu a pole numa pista onde Lewis era considerado o Rei e para piorar, não ser o vencedor, até que ele se deu bem no final. Pois seu maior rival ficou sem marcar pontos e assim na batalha psicológica dos dois, Nico disparou na frente. Agora Nico tem vinte e dois pontos de frente.
Cabeça fraca. E como Lewis é fraquinho neste quesito, o lado psicológico, a próxima etapa pode ser quase como uma decisão deste embate. Se Lewis sofrer mais uma derrota, pode ser uma fase crucial para Nico que assim vai se sentir o Hi Man com o apoio do Gato Guerreiro (Toto Wolf), para desespero de Lauda.
Em Casa. A Mc Laren normalmente se dá bem no Canadá e desta feita não foi diferente. Não que o carro tenha evoluído. Mas os pilotos conseguiram se dar bem com os erros e azares dos demais e na bandeirada final Dennis viu seus dois carros terminarem entre os top tens. Button conseguiu o quarto posto. E Magnussem foi o nono.
Pasta embolorada. Já a equipe italiana que trouxe algumas novidades para o Canadá e foi a sensação da sexta feria na corrida não fez nada. Alonso como sempre neste ano foi a salvação da equipe vermelha e conseguiu o sexto posto. E Kimi o décimo. O corpo técnico da equipe tem trabalhado muito para evoluir a F 14 T. Mas na pista o tempo não vem. E depois da etapa Canadense Alonso perdeu a terceira posição no campeonato para Ricciardo que agora é o primeiro piloto não Mercedes. Ou primeiro dos mortais comuns.
O rio corre para o mar. A Force India e a Williams tinham tudo para sair com Canadá com vários pontos e na realidade não foi o que aconteceu. Os indianos se deram bem com a tática de apenas uma troca e tinham a uma volta do final Perez e Hulkenberg bem colocados. Mas como o tequila-man resolver aprontar de novo somente Hulk fez pontos com o quinto posto............................................................................................ Na Williams a situação era melhor, Massa tinha um carro rápido no final e com chances de pódio. Mas achou o tequila pela frente e não marcou pontos e ainda foi parar num hospital de Montreal. Bottas salvou a equipe com o sétimo lugar. Muito pouco para ambas as equipes. E quem se bem com o azar das equipes medianas foi justamente a grande Red Bull.
Saldo. Jean-Eric Vergne fez uma boa corrida. Sempre andando no pelotão do meio e mostrando constância e arrojo pelo carro que tem. E seu companheiro Kvyat abandonou mais uma. O resto das equipes: Sauber, Lotus, Caterham e Marussia não conseguiram terminar a prova. As Marussias se estranharam logo no inicio para desespero do dono da equipe. O resto foi por falhas mecânicas ou energéticas.
Piadinha. A próxima etapa será na Áustria, no antigo circuito de Spielberg, agora rebatizado de Red Bull Ring, O circuito é de propriedade da Red Bull assim como o Hotel onde os pilotos serão hospedados, próximo a pista. Normal ne? Até que a equipe Mercedes ficou sabendo que suas reservas haviam sido canceladas, a chiadeira foi geral, pois outro hotel disponível só há mais 60 km/s. Por outro lado a Red Bull nega. E diz que foi a Mercedes que cancelou.
A corrida que eu vi
A etapa do Canadá como sempre é disputada e carregada de emoções. O engraçado é que essa começou com safety car e terminou com ele. Tudo parecia ser mais passeio das Mercedes e aguardávamos um bom duelo entre Lewis e Nico na parte final da etapa. E pela primeira vez neste vimos um carro não Mercedes ganhar uma corrida. O estranho é que os dois apresentaram uma falha e ao mesmo tempo. Pra azar de Lewis ele foi obrigado a abandonar, não pelo defeito que atingia os dois carros e sim pelos freios. E Nico com seu segundo posto abriu uma boa diferença para o oponente............................................... Torcer para o Massa é castigante e dolorido, nosso piloto não tem sorte mesmo. Em sete etapas ele pontuou em apenas três. Nesta etapa ela estava mais agressivo e parecia que ia fazer um belo resultado. Seu primeiro azar foi na primeira troca de pneus onde a equipe falhou mais uma vez. Agora imagine se essa primeira troca fosse sem erros, certamente ele alcançaria a ponta. E para finalizar ele se achou com Perez no finalzinho. O mexicano é reicidente em trapalhadas nesta temporada. Mesmo assim não foi penalizado com pontos na carteira. E nessa salada toda sobrou para a Red Bull com seu segundo piloto. Logo a RB 10 que é um dos carros mais lentos em pistas de alta como Montreal. Resumindo foi uma corrida ótima, dramática e cheia de surpresas
|
|
|
|
|
|