07/07/2014 - Segunda-Feira |
Momento de reflexão |
|
Atrás dessas reclamações aparecem os interesses particulares de cada equipe. Na verdade, só a Mercedes e suas coligadas estão satisfeitas, exclui-se desta lista a Mc Laren. O resto tenta, por trás da cortina, mudar o cenário a seu favor.
A questão da aparência é um marketing ao contrario. Em vez de agradar assusta e afugenta os torcedores. E como a aparência é tudo no mundo empresarial atual, a FIA, que indiretamente é a culpada pela aparecia dos carros. O regulamento foi mudado em função de mais segurança.
... E não se esperava um visual tão alarmante e pro lado da esquisitice. Sendo assim uma comissão da entidade foi criada para estudar meios que podem equalizar a segurança com um visual menos agressivo para o lado estético.
Por outro lado, os principais atores do espetáculo, pilotos, reclamam do excesso dos comissários nas punições e dos pontos na carteira. Realmente é estranho um piloto que disputa posições a mais de 200 km/s por ainda ter que se preocupar com a idéia ou opinião de algum comissário que podem achar que ele abusou da sorte no calor de disputa.
Acho que tem de haver alguém sempre de olho e vistoriando essas situações. Pois sempre existem pilotos camicases e que se acha em casa. Mas não podemos punir toda e qualquer manobra de ultrapassagem. Não tem como uma disputa numa pista ser sempre sem toques. Quando estão todos no limite algo pode não ser tão preciso. E isso é a essência do esporte a motor, tem que ter disputas por posições e não proibir quem tenta superar o adversário que esta a sua frente. E quanto mais os fiscais forem radicais pior para o esporte.
Assim aos poucos vão contribuir para que os pilotos de verdade se inibam e acabem virando motoristas, Motorista alguns ate já se consideram, pois além de ter que pilotar segundo regras radicais ainda está sendo obrigados a correr economizando combustível. Porem os principais protagonistas do espetáculo vêem que ano a ano estão perdendo seu poder no esporte. ......E são classificados pelos donos de equipes e organizadores como um mero acessório no esporte. Isso por que a maioria hoje paga para correr enquanto muitos com talento e sem dinheiro não conseguem chegar a categoria máxima e como é dim dim que manda vão aos poucos colocando marionetes que pagam para correr e ainda assinam contratos onde são obrigados a aceitar todas as ordens da equipe e ainda falar bem de seus patrões.
Vergonhosamente é por ai que nosso esporte preferido tem caminhado. Imagine você como um ser como Senna estaria na F1 de hoje, certamente não seria contratado por que sua vontade de vencer seria um obstáculo para os empresários do esporte de hoje. Certamente alguns podem estar pensando que estou louco. Mas um ser como Senna e mesmo Piquet não conseguiriam pilotar na F1 de hoje. Pois eles não aceitavam ordens de equipe e sempre tinham suas prerrogativas no mais alto degrau e danem-se os interesses comerciais, o lance deles era vencer.
E por isso escondiam acertos e estratégias de seus chefes falsos ou no caso de Airton que passava horas no box com os engenheiros de motor e aerodinâmica tentando achar uma maneira de melhorar seu desempenho. E no caso Nelson e maquiava seus treinos e nas corridas tinha seu script secreto pronto e o executavam com perfeição.
Mas na F1 de hoje pela telemetria atual não tem como você esconder um acerto ou uma maneira melhor que você achou de contornar uma curva ou trecho do circuito. Hoje seu companheiro de equipe e seus chefes na equipe sabem todo e como você fez cada curva e setores da pista. E assim mostram onde o piloto não esta indo bem e apontam para que ele possa tentar melhorar suas marcas. Visto por este lado ajuda, mas quem não é bom de braço.
Enquanto isso os cartolas estão sendo pressionados a entrar soluções para tornar a F1 mais atrativa e de preferência mais parecida com a do passado. A Fia anunciou um novo pacote para 2015, são regras pequenas e que não focam o ponto principal. Mas aparentemente não estão parados.
Programação do GP da Inglaterra
Programação do GP da Inglaterra
3º - Treino – Sábado – 06:00 –
Classificação-Sábado- 09:00 -
Corrida – Domingo - 09:00 -
|
|
|
|
|
|