11/09/2014 - Quinta-Feira |
# 13- GP da Itália - A revanche |
|
A décima terceira etapa do mundial de F1 foi o dia que o inglês Lewis Hamilton lavou a alma. Depois dos acontecimentos da Bélgica, Lewis se demonstrou como o mais eficiente do final de semana. Fez a pole e ganhou e assim a equipe conseguiu sua sexta dobradinha na temporada, Todas elas encabeçadas por Hamilton. Porem não é ele quem lidera o campeonato e sim seu maior rival e companheiro de equipe Rosberg.
Lewis é sabidamente o piloto mais rápido da turma, porem fatos extra corridas o afastaram da liderança. Na verdade como é que um piloto que quer ser campeão mundial comete o mesmo erro duas vezes no mesmo lugar, Nico só esta na ponta pela sua influência mercadológica para a F1. Batendo na mesma tecla a má largada de Lewis foi mais do mesmo.
Surpresa. A largada desse GP foi atônica, Lewis de pole cai para quarto. Bottas de terceiro caiu para decimo primeiro. E Magnussem de quinto, conseguiu ser segundo depois da primeira chicane. Nessa largada nosso representante demonstrou muita maturidade por não disputar esse segundo posto com Magnussem. Massa simplesmente recolheu e abriu espaço para o jovem piloto da Mc Laren. Pois sabia que se não recolhesse iria misturar as tintas das carenagens. Massa e Magnussem já se misturam esse ano.
Surpreendente. Felipe Massa parece tem feito as pazes com a dona sorte. Foi sábio em não disputar com Magnussem e no desenrolar da corrida ultrapassou o oponente, pois sabia que tinha um equipamento melhor e não pois tudo a perder na primeira curva. Foi uma atitude sensata e resultante dos acontecimentos anteriores nesta temporada. Nosso piloto estava num dia de Bottas onde tudo deu certo para ele.
E se. E se Bottas estivesse num dia de Bottas qual seria o resultado? Segundo ele, nessa etapa ele perdeu a melhor chance de vencer uma etapa. A verdade é que Bottas pela primeira vez viveu um dia de Massa. Lutou, lutou e morreu na praia. Bottas e Ricciardo foram os que mais realizaram ultrapassagens. E fizeram o espetáculo do dia.
Emocionante. Na Itália os torcedores da F1 são seres fanáticos, mais ou menos como as viúvas do Senna, e endeusam a equipe vermelha e seus pilotos. Como Felipe foi um piloto da casa por vários anos e no final da etapa foi o melhor colocado entre aqueles que eles aprenderam a admirar, foi emocionante ver o carinho da torcida italiana pelo Massa no pódio.
Depois da premiação entre os três primeiros é comum os habitantes do pódio dar uma entrevista para a galera e quando deram o microfone para Massa ele foi ovacionado pela grande torcida italiana que lotava a pista e assim Felipe agradeceu o carinho dos tifloses. Foi demais e algo que marca a carreira de qualquer piloto. Certamente Felipe dormiu hiper feliz naquela noite.
De novo. Na Itália Vettel parecia ser muito superior ao companheiro de equipe. Foi melhor em todos os treinos e na classificação fez o oitavo tempo e Ricciardo foi nono. Porem no inicio da corrida Vettel foi para frente. Quinto, e Ricciardo para trás, décimo segundo. Mas no decorrer da disputa aconteceu o inverso. E novamente o australiano foi melhor que o companheiro tetra campeão!........................................................................ Como explicar o bom desempenho de Ricciardo e péssimo do Vettel. Nem a equipe esta entendendo a situação tanto que vão trocar o chassi de Vettel mais uma vez. Oficialmente relataram que a tática usada com o alemão, parar logo no inicio, foi equivocada Mas certamente a resposta esta no trato com os novos compostos de pneus. Massa sofreu esse mesmo problema quando a categoria mudou de Bridgestone para Pirelli.
A corrida que eu vi.
Esse GP pode considerar que foram três corridas em uma. A da dupla da Mercedes, a corrida solitária de Massa e a melhor que envolveu Bottas, Vettel, Magnussem, Ricciardo, Alonso, Button, Räikkönen e Peres. Esses deram um show e nos proporcionaram belas e boas disputas. Bottas e Ricciardo foram os mais ultrapassagens realizaram e por foram os chegaram depois da dupla prateada e de Massa. Mais uma vez os comissários estragaram a corrida de Magnussem. Outra vez penalizado e por disputar uma posição, ele esta marcado pelos comissários. A vitoria de Lewis em cima dos erros de Nico fez com alguma cabeças insanas achassem que o alemão entregou o ouro, mas não teve nada disso. Foi pressão mesmo. E assim mais uma ficamos sem ver um bom e limpo duelo entre os dois, mas ainda temos muitas etaps pela frente e a ultima com pontuação dobrada.
Uma ótima semana para todos
|
|
|
|
|
|