09/10/2014 - Quinta-Feira |
Na reta final |
|
O mundial de F1 de 2014 parte para sua fase final. No Japão neste final de semana veremos o inicio de o que poderia- mós chamar o inicio de um novo campeonato. Ou seja, agora e que vai começar mesmo a disputa desse titulo.
E considerando que Lewis tem uma pequena vantagem de três pontinhos. Essa pequena vantagem não quer dizer muito, pois, se Nico for primeiro em Suzuka e Lewis segundo, Lewis vai sair do Japão com uma diferença negativa de quatro pontos. Quer dizer agora é que o bicho vai pegar.
Nem um dos dois pode falhar e pelo que vimos ate aqui quem mais tem falhado é o carro. Apesar da diferença de estilos de pilotagem dos dois, no final eles acabam sempre muito próximos. Como na ultima etapa quando a diferença em favor de Lewis foi de apenas sete milésimos de segundo. Algo como uns doze centímetros de diferença real em espaço físico.
Logicamente a pressão vai ser das maiores entre os dois. Porem ficou claro até aqui que a equipe Mercedes tem se mostrado mais a favor do filho do Keke. Provavelmente pelo bairrismo, Nico é alemão e a equipe também é alemã. Alemã de recursos e bandeira, mas na verdade a equipe tem sua sede em Brackley, na Inglaterra. Antiga sede da Brawn GP. Que antes era equipe Honda. E anteriormente equipe BAR. A BAR que comprou a finada Tyrrell. Direto do túnel do tempo, foi longe em?
Na Formula 1de hoje como em vários setores do Brasil a palavra de ordem é o dinheiro, Money. E Money por Money é melhor para a equipe que Nico seja campeão. Primeiro vão gritar aos quatro ventos que um alemão foi campeão com uma equipe alemã. Situação inédita até hoje. E pensar que esse era o sonho de Schumacher e da Mercedes..
Vantagem estratégica. E isso é um grande trunfo financeiro e de Marketing a favor da Mercedes. Já que a BMW tem dado muito trabalho para a rival no DTM, campeonato que tem muita importância para os torcedores chucrutes. Pelo mesmo pensamento de que Money é Money, Nico já tem seu contrato renovado com a equipe até 2017 e seu salário é inferior ao de Lewis.
Traduzindo: comercialmente e na área publicitária seria mais viável para a equipe dominante que Nico leve a taça no final da corrida de Abu Dhabi. Agora temos 150 pontos em disputa, sendo que em Abu Dhabi os pontos são em dobro. Ou seja a vitória na última corrida vale o dobro, são cinqüenta pontos numa única etapa e deve ser ai que a decisão vai acontecer.
Perigo. Só não pode acontecer de a equipe escolher apoiar um e desprezar o outro. Todos esperam que a decisão seja esportiva e não política financeira. Toto Wolf muitas vezes não consegue disfarçar sua torcida pelo alemão.
Defensor. Por outro lado Nike Lauda também não disfarça muito sua opção por Lewis. E o fato que se torna mais estranho é que o contrato de Lewis não foi renovado ainda. E o de Nico sim. Olhando por esse lado é bem possível que Lewis seja sacrificado. Porem vamos torcer para que a equipe tome uma posição neutra e a disputa seja mesmo na pista e não no Pit Wall.
Ti Ti Ti. O assunto do momento é Fernando Alonso. O renomado jornalista Américo Teixeira Jr, garante que Alonso será piloto da Mc Laren em 2015. Américo é especialista neste tipo de furos e nunca erra. Porem oficialmente até agora nada foi divulgado certamente quando o circo estiver no Japão a Honda possa soltar um comunicado oficial.
Boa semana a todos.
|
|
|
|
|
|