Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/10/2014 - Quinta-Feira
Gp da Rússia – um gp bem russo
 


Essa etapa da russa foi marcante, em detalhes extra pista. Primeiro,  raramente vimos a ilustre presença de Sir Verme Ecclestone no final de uma corrida. Voltaremos nesse assunto. Mas o que mais marcou essa etapa foi a comoção pelo companheiro  Jules Bianchi. Todos integrantes do circo estavam pensando e rezando pelo francês.

        Mais. Outro detalhe foi a preocupação com a segurança por parte do estafe russo. A mídia especializada acostumada a viajar pelos quatro cantos do mundo nunca foi tão fiscalizada. Até pilotos e integrantes de equipe foram obrigados passar procedimentos que nunca passaram. Até aparelhos de raios-X e busca pessoal. Como nunca passaram por isso muitos acharam tudo um  grande exagero. Porem segurança nunca é demais, ainda mais no solo russo. Onde a situação é bem complicada.

     Triste realidade. Mas o que mais nos interessa é o esporte não essas situações extra pista. A etapa de  Sochi  foi meio que a parte. Primeiro o cenário é lindo. A pista proporciona um belo visual.  E um piso muito liso e que gasta pouco os pneus.  

    E ainda os russos nos deram uma boa lição, enquanto nossos políticos cariocas desmancharam o melhor autódromo da América latina com desculpa de criar um centro olímpico, a turma da vodca construiu um autódromo no meio de um já consagrado centro olímpico.


   Fator determinante. O fator marcante para todas as  equipes foi o baixo consumo de borracha deste circuito. Porem os italianos que fornecem os pneus foram muito precavidos e exageram na seguram e levaram compostos  errados para esta etapa. Mas devem ser perdoados por essa ter sido a primeira vez que o circo correu nesta pista. Por outro, prometem um novo erro para a  etapa de Interlagos. Massa e Alonso manifestaram sobre o equivoco dos italianos responsáveis pela parte borrachorica; (palavra nova, inventada pela alta estupidez dos criadores deste erro técnico para Interlagos).

    Corrida. Comentei de vários assuntos e não escrevi nada da corrida. Apesar do belo cenário e do piso perfeito a corrida da Rússia foi das mais fraquinhas, e  sem grandes disputas ou emoções para quem pagou o ingresso e ou ainda quem perdeu seu tempo para assistir essa corrida. Lewis ganhou e contou com a ajuda de seu principal rival pela briga do titulo, Nico deu bela fritada nos pneus macarrônicos na entrada da segunda curva. Foi para área de escape e terminou a manobra na frente de Lewis.  

   Porem foi advertido pela equipe a devolver a posição. Com essa fritada ela quadrou seus pneus e foi obrigado a ir aos boxes para realizar uma troca por chicletes novos.


   Inesperado. Essa parada foi o tchan da corrida. Nico largou com pneus macios e na troca partiu para os duros. Ao mesmo tempo Massa que largava do décimo oitavo posto largou com os duros e trocou pelos macios. Os dois vinham ganhando posições e ultrapassando quem estava pela frente, até que Massa encontrou seu algoz, o tequila Men, na sua frente. Nico já tinha superado mexicano sem muito trabalho. Nosso representante parece que trava quando tem Perez pela sua frente. E foi  ai que a corrida do brasileiro começou a desandar. E Nico foi ultrapassando quem estava peça sua frente.

    Travou. E ao mesmo tempo alguns concorrentes iam  realizando suas paradas. Para nossa alegria, mesmo sem ter o desempenho do alemão Massa ia bem, pois Perez teve que fazer seu pit,Massa continuou bem até para espanto de quase todos entrou nos boxes fez uma troca, voltou com macios. Mas ao sair dos boxes Massa encontrou Perez novamente em sua frente. E ai ficou até o final. Quando Perez ultrapassava algum Massa também ultrapassava. Mas não deu conta do mexicano e acabou com o décimo primeiro posto. E zero ponto. Enquanto Bottas marcou quinze pontos e chegou ao final colado em Nico.

    Surpreendente. Nico conseguiu fazer cinqüenta e duas voltas com um jogo de pneus. E isso deixou a turma da Williams surpresa. Pois todos na equipe acreditavam que Nico perderia desempenho nas ultimas voltas e assim Bottas levaria o segundo posto.  As Mc Larens foram bem novamente. Button assim como no Japão guiou muito. Na Red Bull Ricciardo mais uma vez levou a melhor sobre Vettel. Na equipe vermelha a situação voltou ao normal: Alonso ficou com o sexto e Kimi em nono.

Uma ótima semana


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.