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COLUNA: BALEIA
Baleia


01/04/2015 - Quarta-Feira
# 2 – GP da Malásia - Uma grata surpresa
 


A segunda etapa do calendário da F1 de 20105  foi uma bela surpresa para todos aficionados desse esporte. Nem precisou das intempéries climáticas para mudar o panorama que se desenhava para  essa etapa e o campeonato.  O normal seria um domínio total da Mercedes. Porem não foi o que aconteceu e logo na segunda etapa do calendário a primeira num circuito permanente que bem diferente da Austrália.

         NA veia. Os Italianos já esperavam vencer uma ou outra  etapa nesta temporada, mas, isso era lá pela segunda fase do certame.  E aconteceu logo na segunda corrida do ano. E isso deu outra cara há esse campeonato que se desenhava como mais um de domínio absoluto de uma única equipe.

     Pelo  menos agora os torcedores poderão ir há uma corrida e saber que talvez o carro vencedor não será certamente um carro prata. E sim ver  uma corrida onde uma equipe e pilotos tenham chances de realizar uma boa e bela disputa por posições. E não uma briga entre pilotos de uma mesma equipe. Como vemos desde o treta de Vettel e  em 2014 com a Mercedes. Na verdade a categoria carece de que duas ou três equipes lutem pela taça.

       O lado bom. Os italianos estão no caminho certo. Trocaram tudo e fizeram um carro que deve evoluir e fazer frente as Mercedes. Mas o barulho feito pela mídia não bem lá a realidade. Os alemães ainda estão na frente e agora vão dar o sangue para manter essa dianteira. Porem não podemos esquecer que a formula do sucesso dos italianos foram em duas frentes.

    Outro lado. O bom desempenho do carro vermelho deve ser creditado a grande vantagem que a SF15 T tem em relação aos concorrentes quanto ao desgaste dos pneus no alto calor como o da Malásia. E também pela boa condução de Vettel ao lidar com a borracha da Pirelli.

           Por outro lado se carro gastava pouco os pneus era mais fácil pilotar. Pois, ao não parar com o Safety Car ele teve pista livre e seus concorrentes ficaram enrascados no transito.  Essa foi a chave da vitória,  pista livre e com um carro rendendo bem. Mas o responsável por  tudo se chama James Allison que era o engenheiro da Lotus e agora trabalha na Ferrari. Aquela Lotus da época do Räikkönen, que vencia corridas com uma troca há menos que os concorrentes. Allison tem o dom de produzir carros carinhosos com os pneus.

          Realidade. Portanto não podemos nos iludir com as historias  de que Vettel vai arrasar em todas daqui pra frente. Nas corridas com temperaturas nas alturas  do tipo Bahrain, Canadá e talvez Interlagos é certo que os vermelhos vão dominar.

           Azarados.  Temos dois pilotos merecedores desse troféu. Maldonado é o numero um. Se deu mal na Austrália logo na primeira volta. E sofreu do mesmo mal na segunda etapa. O numero dois é o Ice Mam. Coincidentemente Kimi e Nash  se tocaram nas duas etapas. Foi Nash também empurrou Maldonado para os Gard Rails na Austrália, depois de ser tocado pelo Finlandês.

       Massa.  Nosso Felipe mais experiente começou melhor em 2015. Foi bem na primeira etapa e vinha fazendo uma boa apresentação na Malásia. Largou bem pulou para quinto depois de largar em sétimo chegou a andar no quarto posto. Porem na ultima volta perdeu sua posição para o companheiro de equipe.

     A equipe tem sua parcela de culpa: errou na classificação ao escolher o pneu errado errou com os pilotos nas paradas e já sentiu que não é mesmo a segunda força do grid como esperava ser.  Sem querer melar Massa, sinto que esse é o ano do despertar de Bottas na F1.

      Fe menor. Na corrida passada bati na tecla que a estréia de Nash tinha sido algo há parte.  Como sempre tem empresas interessadas para surja um novo fenômeno brasileiro na F1. E depois de apenas uma corrida  fizeram muita festa para  aquele resultado. É certo que seu carro sofreu por danos na transmissão e também é certo que pelo desempenho de Ericsson nos treinos deveríamos ter Nash melhor classificado se não tivesse sofrido com sua tração. Porem não se pode repetir o erro que foi cometido com Rubinho após a morte de Senna. Eleger um piloto para herói sem que ele tenha equipamento e experiência para isso

    Os touros. A equipe do touro vermelho deu um banho na equipe matriz e ai ficou claro que o diretor da Renault tinha falado a verdade sobre a RB11. O carro tem defeitos de nascença e o motor não é seu único problema.  o manda chuva da Red Bull declarou que a agora a roupa suja vai ser lavada em casa e não publicamente como vinha acontecendo. Verstappen e Sainz Jr fizeram sétimo e oitavo. E Kvyat e Ricciardo da equipe principal foram nono e décimo respectivamente.

   Os demais. A Force India e Lotus não foram bem nesta etapa. Os carros negros não têm dado sorte ate agora. Mas vão mostrar resultados na parte intermediaria da tabela. Assim como os indianos. A questão e ver como a Sauber vai de sair no meio deles. Já as Marussias  tem garantido o ultimo lugar da tabela. A Mc Laren demonstrou uma pequena evolução. Mas ainda esta muito lenta nas retas.

Uma ótima semana


 
 
   
 

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