Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


09/04/2015 - Quinta-Feira
Considerações Chinesas
 


Neste final de semana teremos a terceira etapa do campeonato da F1. E essa é uma corrida muito aguardada por quase todos. O quase fica por conta do tamanho do barulho que alguns, a maioria, dos integrantes da mídia especializada  fizeram  pela vitória de Vettel na Malásia.

     Previsões. Esse lance de fazer previsões não é minha área. Mas nesta situação sou obrigado a dar uma de Mãe Dihna. Com temperatura normal, 25 a 35 graus, só vai dar os carros da Mercedes. Porem onde a coisa esquentar os alemães vão ter muito trabalho para ganhar.  O traçado chinês é um destruidor de pneus dianteiro esquerdo, isso significa que os italianos podem ter alguma vantagem já que seu carro é pão duro quanto ao consumo da borralha italiana.

    Mestre. O grande Tchan dos italianos se resume num único nome. Isso sem querer desmerecer as ótimas contratações que a equipe italiana fez em quase todos os departamentos da esquadra. Mas como disse antes,  tem um ser que é diferente no que faz. Quase que como um  novo Andrew Newey. James Allison é a bola da vez.

    Diferença. Allison descobriu a solução que há tempos  tira o sono dos projetas,  há simples  equação entre o consumo de pneus e velocidade com esses pneus.. Alisson nos demonstra há isso há tempos. Já  que seus projetos anteriores, tem a característica de gastar menos borracha que os demais, As Lotus de  2013, como anterior.           

  E pensar que os italianos tentaram contratar Newey a peso de ouro, mas este  esta amarrada até os dentes  com ( dono da Red Bull. Porem  deram a sorte de contratar  algo de muito valor por um preço bem inferior ao passe de Newey,

        Engraçado. É muito chato ou estranho como a maioria das pessoas responsáveis pela divulgação desta categoria  agem. Depois dos treinos da pré-temporada e da corrida da Austrália esses seres anunciaram aos quatro ventos que a equipe Mercedes ganhariam todas as etapas deste campeonato. Mas foi só Vettel e a Ferrari se dar bem na Malásia que viram o disco.

       Lógica. Porem a situação nesta categoria não funciona assim.  Os alemães ainda estão muito na frente, a agora vão trabalhar mais para manter essa homogenia.. Os italianos para nossa sorte evoluíram e muito. Mas outra vitória antes da fase européia vai depender, como tenho insistido,  das condições climáticas e naturalmente do consumo ou economia da borracha italiana. E nesse quesito a Mercedes nunca foi parâmetro pra ninguém.

   Por enquanto.  No estagio atual os italianos só podem nos oferecer um carro equilibrado e que é bem educado no trato com os pneus. E isso é muito em relação aos demais competidores que estão presentes no grid. Só falta agora equilibrar as demais areias para enfim chegar ao mesmo nível dos alemães. Porem isso pode demorar  um pouco e a  nossa esperança é de que isso já aconteça na fase européia. E ai teremos um campeonato mais equilibrado e com boas disputas.

    Surpresa. O com o bom desempenho da Ferrari tenho certeza que um tal de Kimi Räikönen vai surpreendem muitos espectadores. Esse piloto tem sofrido uma seqüência de azares. Já nos treinos da Malásia Kimi bateu Vettel  em três seções. Essa seqüência uma hora vai acabar e poderemos ver o quanto ele seu carro vão dar trabalho aos demais.

Programação esportiva deste final de semana.

F 1 - GP da China – corrida – 03:00  - GLOBO

F Truck- C. Grande-corrida – 13:00  - BAND     

Moto 3 – GP das Américas  -  13:00  -  SPORTV

Moto 2 -  GP das Américas  -   14:20 -  SPORTV

Moto GP - GP das Américas -   16:00 - SPORTV

F Inddy  -  GP da Luisiana   -    16:30 -  BANDSPORTS


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.