14/02/2016 - Domingo |
Uma formula eletrizante |
|
Em pleno sábado de carnaval foi realizada a etapa argentina de Formula E. Formula essa que nunca contamos neste espaço. Esse campeonato é novo e teve como seu primeiro campeão Nelsinho Pickt.
Conhecendo. Essa categoria corre com mono postos. Cada equipe tem dois pilotos. Sendo que cada piloto uso dois carros em cada corrida. E como o próprio nome diz os carros são elétricos. As pistas ate agora foram em circuitos de rua. Com 2.5 a 3 km de extensão. A exceção será a próxima etapa no México que será no circuito Hermanos Rodrigues. Porem o traçado não será o mesmo que a F1 usou.
Carro. A categoria usa um chassi desenvolvido pela Dallara. Monocoque de fibra de carbono e alumínio. Para essa temporada o regulamento técnico foi alterado e assim as equipes passaram a poder escolher ou desenvolver o power train que antes era o do McLaren P1 combinado com uma caixa de cambio da Hewland de cinco marchas.
Interessante. O departamento de Marketing da categoria inovou com o Fanboost. Que consiste de uma maneira de os fãs podem votar no seu piloto favorito através de redes sociais. E assim ganhar uma energia extra.
A votação começa cerca de duas semanas antes de cada corrida e também está aberto durante a abertura de seis minutos de corrida. Os três mais votados recebem uma carga extra de 100 kJ de energia para ser usado em uma janela de poder entre 180 kW e 200 kW.
Temporada. Essa segunda temporada teve inicio no dia vinte quatro de outubro na China. E já realizou corridas em: Malásia, Uruguai e Argentina. E termina no dia dois de julho em Londres. Até chegar há argentina o líder era Lucas de Grassi
Marcante. E a etapa da Argentina foi a melhor etapa desta categoria ate o momento. Sebastien Buemi ex F1. Deu um show a parte. Largou na ultima fila e acabou em segundo. Imagine largar do fim do pelotão numa pista apertada e quase sem pontos de ultrapassagens. E ainda lutou pela ponta.
Poste. Buemi superou todos adversários até chegar no lider Sam Bird. Bird quase não aprecia na prova. Até que foi atavado por DI Grassi. Di Grassi não conseguiu superar Bird e ainda viu Buemi supera-lo. Buemi ficou cinco voltas tentando achar uma maneira de superar o inglês da Virgim. E não obteve sucesso em suas tentativas. No final deu Bird, Buemi e Di Grassi.
Oposto. Bruno Senna e Nelsinho fizeram uma apresentação media. Piquet largava da segunda fila. Não correu bem e fez uma de suas piores corridas na categoria, terminando apenas na décima segunda posição. Senna fez o oposto largou de traz fez uma corrida de recuperação e porem no final perdeu potencia e ainda conseguiu uma décima posição.
Uma ótima semana.
|
|
|
|
|
|