Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


15/09/2016 - Quinta-Feira
Momentos opostos
 


Neste final de semana passado não tivemos corrida da categoria máxima do esporte de quatro rodas, porem aconteceu mais uma etapa do mundial de motos. Onde a categoria máxima é a moto GP. A corrida foi realizada na Itália a poucos metros da casa do ídolo maior da categoria. Um mais conhecido como The Doutor ou simplesmente Rossi.

      Zap. Rossi ou Valentino fez tudo certo para agradar a imensa torcida que compareceu ao evento e esperava uma grande apresentação de seu ídolo maior. E Rossi fez tudo certo e comandava o espetáculo. Porem a maior rival, a Honda, tinha uma carta na manga.

       O outro.  E essa carta não era Marquez, o líder do campeonato, que no momento não tem o melhor equipamento, porém é um ser extraterrestre e sempre tira muito de seu equipamento. Mesmo quando não está em melhores condições.

       Estragando. O piloto que estragou a festa italiana foi Daniel Pedroza, um ser apático até essa etapa. Que não tem feito nada na equipe e no campeonato. Porem na hora que Vale programou sua festa, dany que largava lá da oitava posição, foi ganhando posições e fazendo melhor volta em cima de melhor volta e acabou estragou a festa italiana. Méritos para o nanico porem ele não poderia escolher um lugar pior para ganhar uma prova.

       Errata. Falei que Marquez tira tudo de seu equipamento, porem ao vemos um Cal Crutchlow vencer uma etapa, logicamente por uma escolha de pneus atípica, e depois conseguir um segundo posto com um equipamento da mesma marca porem muito inferior e com pista seca. Isto sem depender de táticas atípicas. Foi no braço e na vontade.

      Só podemos concluir que Marquez, corre apenas marcando Rossi. Pois perder para um piloto com moto independente é a maior vergonha da categoria. Isso porque a diferença de equipamento é brutal. Então só podemos parabenizar o britânico Cal Crutchlow.

   Momentos. A categoria máxima das duas rodas vive um momento único. Nas ultimas oito etapas houve oito vencedores diferentes. Traçando um paralelo com a F1, vemos que a categoria máxima das quatro rodas vive mais período onde o domínio é de apenas uma marca. Ou seja, um marasmo. Que a categoria vive desde 2011. Onde só uma marca vence.

     Nas ultimas nove etapas da F1 vimos seis vitorias de Hamilton e três de Rosberg. E como todos sabem com Mercedes. Aliás das quatorze etapas disputadas até agora somente uma não foi da Mercedes. Aquela da Espanha quando Lewis bateu com Nico e os dois ficaram de fora. Nico tem sete vitorias contra seis de Lewis. E Lewis tem dois pontos de vantagem.

   Esperança. Ano que vem entram em vigor novas regras. Porem na pratica as flechas de Prata de devem continuar dominando. Porem vi uma nota no site Esporte Interativo, que se for verídica pode mudar tudo.

  Nota do EI. “As equipes de Fórmula 1 podem ter descoberto o segredo da superioridade da Mercedes e querem que a FIA acabe com ela no regulamento. Isto foi revelado pela revista Automotor und Sport.          

    Especificamente, a vantagem da Mercedes tem origem em uma peça da suspensão, um controle hidráulico de rolamento e altura, que tem como objetivo imitar o comportamento de uma suspensão ativa, sistema banido pela FIA. Vários sistemas desenvolvidos para contornar este regulamento têm sido banidos pela FIA.

      A Mercedes teria escondido este sistema por baixo de um painel estético, mas as equipes já descobriram o segredo, especulando-se que tenha sido um dos temas de discussão da reunião após o GP da Itália, mas a FIA já informou que neste momento somente será possível alterar o regulamento de 2017, para proibir este sistema, se todas as equipes estiverem de acordo, incluindo a Mercedes. Caso contrário, esta vantagem continuará a ser usada no carro do próximo ano”.

     * Como a Mercedes tem que concordar aí fica difícil. Porem se for verdade ela pode se retratar e mudar o sistema. Pois vai ficar muito feio ver uma marca de maior prestigio e tradição trapacear para vencer.

Horários de Cigapura

3º Treino – Sábado – 07:00 – Sportv

Classif.  – Sábado -  09:00 -  Sportv

Corrida – Domingo – 09:00 – Globo

Uma ótima semana.



 


 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.