01/06/2018 - Sexta-Feira |
Monótonas |
|
Duas das mais famosas corridas do esporte auto motor foram realizadas no domingo passado. O tradicional GP de Mônaco e as 500 milhas de Indianapolis. E para nossa insatisfação as duas foram bem monótonas.
Normal. As etapas do tradicional circuito de rua de Monte Carlo há tempos são corridas bem chatinhas. O que as vezes salva é uma bela de chuva ou ainda acidentes com entrada do Safetty Car, que algumas vezes altera toda logica da corrida.
Glamour. Se as disputas são muitas vezes chatas o que acontece de fora da pista no principado faz etapa ser única e a de maior interesse de todos. Publico, convidados, donos de equipes e patrocinadores.
Trabalhoso. Se para muitos essa etapa foi devagar, para um piloto deve ter sido a corrida de maior dificuldade de sua vida. O vencedor Daniel Ricciardo dominou todos os treinos e a classificação e também foi eficiente na largada. Já Kimi perdeu uma posição na largada.
Minimizando. Ricciardo comandava a corrida como queria monitorando a distancia para Vettel. Até que na volta 18 começaram seus problemas. A MGU K ( unidade de potencia que gera a a energia cinética ) deixou de funcionar, situação que gera uma perda de aproximadamente de 160HPs.
Com essa perda de potencia ele passou a pilotar na defensiva. Porem a falha da unidade de potencia trouxe também o aumento de temperatura dos freios traseiros. Ai Daniel além de ter de monitorar Vettel: Teve que mudar e achar balanço ideal dos freios para diminuir a temperatura nos traseiros.
Salada de problemas. Fora esse problema dos freios a perca da MHU K fez com que as temperaturas de combustível e pneus começam a subir. Porem com calma e habilidade raras Ricciardo conseguir controlar tudo de dentro do caro. Para completar a lista de problemas de Daniel o cambio também falhou e ao final da etapa duas marchas não funcionavam. No inicio dos defeitos, no radio ele pedia ajuda aos boxes, para a equipe via telemetria tentar ajuda-lo . Ricciardo chegou a falar em abandonar porem Horner insistiu para se manter na pista. E assim foi feito. Porem não era harner quem pilotava e de fora é facil mandar.
Reconhecimento. Ricciardo foi muito elogiado pela sua equipe depois da vitória. Horner o chefe de equipe não poupou elegios ao australiano. Ate o sisudo do Helmut Marko se rendeu a habilidade de Ricciardo.
Na trave. Seria uma grande injustiça Daniel não vencer essa corrida depois de perder a vitória em 2016 por um erro da equipe numa troca de pneus. Pneus estes que não estavam nos boxes na hora da troca.
O esporte nos prega certas peças, não ganhou quando tinha um carro perfeito em 2016 e agora ganhou montado num Touro manco.
Inverso. No Box do lado de Ricciardo o clima era outro. Max Verstappen jogou fora sua corrida ao bater no terceiro treino e não participar da classificação. Mesmo largando na ultima fila ele ainda consegui chegar em nono. O que convenhamos, por ser em Mônaco foi muito bom. Até o protetor de Max (Helmut Marko) esta chateado com ele. Mas como já disse antes a F1 de hoje seria muito ruim sem Verstappen na pista.
Sem brilho. O líder Hamilton fez uma corrida apagada. Lewis queria parar para trocar seus pneus pois os dianteiros estavam ruins. E na insistência a equipe mandou, fica ai, pois todos os ponteiros estão nas mesmas condições que você e estão na pista. A assim foi conquistado o ultimo lugar do pódio. Vettel foi segundo sem nunca ameaçar o Touro manco.
Destaques. Sergei Sirotkin habitue da ultima fila, foi quem mais surpreendeu nesta etapa foi bem em todos os treinos e chegou a ser sexto no Q 1.Infelizmente não chegou no Q 3. Outro que fez bonito nos treinos foi Brendon Hartley mas quando chegou na classificação algo deu errado.
Um ótimo final de semana
|
|
|
|
|
|