25/10/2018 - Quinta-Feira |
GP DAS AMERICAS – PERMISSÃO PARA VENCER |
|
Enquanto todos esperavam uma corrida sem graça e dominada por Hamilton vimos o contrario. Uma corrida cheia de disputas e com domínio de Raikkonen. O finlandês finalmente ganhou uma etapa com o carro vermelho.
Desta feita sem erros de estratégia da equipe italiana e nem ordens para ceder sua posição para o alemão. Como sempre no pódio ele não esboçava emoção, E como sempre ele não balançou muito sua garrafa de champanhe e sim deu um belo de um gole. Vettel novamente se deu mal ao tocar com um carro da equipe taurina, a vitima desta feita foi Ricciardo. Sem prejuízo para o australiano, que voltas depois sofreu com outra pane em seu carro. Virou moda depois que ele anunciou que sairia da equipe.
Inverso. Se virou moda o carro de Ricciardo quebrar também virou moda Verstappen fazer boas corridas e sem quebras. Desta feita ele saiu de P18 e numa rápida recuperação chegou em P 2. Aproveitando-se de uma estratégia inversa dos top 10, largou com pneus macios e quando realizou sua troca já tinha escalado quase todos. Também fez milagre com os super-macios para terminar a etapa. E de quebra ganhou o premio de piloto do dia.
Decepção. A equipe alemã chegou aos EUA animada e cheia esperanças. Pois seu carro tinha voltado a dominar. E na sexta feira molhada so deu Hamilton. Porem com pista seca no sábado virar os carros vermelhos dominar. E no domingo viram que os vermelhos realmente estavam superiores. E o velho drama de consumo de pneus apareceu novamente.
Devolução. A explicação para isso ( alto consumo de pneus), só pode estar ligado a reclamação que a Ferrari fez a FIA do modelo de rodas usadas desde a Bélgica. E não usadas agora em Austin. Essa reclamação foi uma replica, pois os alemães já haviam feito uma reclamação do carro vermelho sobre o tipo de bateria (baterias duplas) que a maquina italiana estaria usando. É É o velho jargão: chumbo trocado não dói.
De novo. Sebastian Vettel continua a viver péssimos dias. Começou com uma punição de três posições no grid. na corrida depois do toque em Ricciardo se viu obrigado a fazer outra corrida de recuperação. nA volta final conseguiu superar Bottas que lhe valeu o quarto posto. Posição que com o terceiro de Lewis adiou a decisão do titulo. É difícil falar de um tetra campeão. Porem um tetra que ganhou três campeonatos em sequência (2011/12/13) por ter o melhor carro do grid e a equipe só deixar somente ele ganhar, isso me lembra outro alemão que ganhou de 2000 há 2004 da mesma maneira.
Penta. Lewis Hamilton chegou confiante nos EUA e viu logo na largada seu sonho acabar. Lewis forçou para cima de Kimi porem foi honesto ao deixar espaço de um carro para o finlandês. A tática de duas paradas aparentemente foi errada, mas por outro lado o carro alemão estava derretendo os pneus macios (amarelos) e certamente se partissem apenas para um troca ele ficaria sem pneus no final como aconteceu com Bottas.
Gloria. Os três pilotos com o maior numero de fãs na F1 são Hamilton, Alonso e Raikkönen. Não sei se é pela essa ordem escrita aqui. Porem o piloto que tem o maior numero de memes na internet é de longe Raikkönen. Seu jeito introvertido de ser conquista muitos pelo mundo a fora. Essa vitória foi a gloria para seus apaixonados admiradores.
A mania dele de se desligar de tudo a sua volta e até a maneira dele começar uma entrevista é motivo de vários memes mundo a fora. Kimi sempre arruma uma desculpa para faltar ou se atrasar para festas e eventos organizado pelos patrocinadores da equipe. Mas uma das melhores de Raikkönen são as conversas dele no radio com os membros da equipe. Tem até áudios no You Tube sobre essas conversas. Ao final da etapa Kimi disse: "O champanhe não é diferente da última vez que fui ao pódio. Eu nunca acho isso grande coisa. Já ganhei corridas, já fui campeão então não é como se eu nunca tivesse feito isso antes. Uma a mais jamais mudaria a minha vida. Talvez os outros me vejam diferente, mas isso não é tudo. Claro que [vencer] é legal, mas não é tudo."
Um ótimo final de semana.
|
|
|
|
|
|