Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


16/03/2006 - Quinta-Feira
SURPRESAS
 
A etapa de abertura da F1, em Sakir foi muito interessante, com muitas disputas e com algumas surpresas. E não foram poucas. E os malas; Max Mosley e Verme Eclestone devem estar rindo a toa. Afinal o novo regulamento deixou a coisa mais competitiva.


E assim vamos falar primeiramente das surpresas. As boas e as ruins. Boas ou ruins dependem também do ponto de vista de cada um. Do meu ponto de vista a pior surpresa para nos e para os japoneses foi a Honda. Pois tudo indicava ser um carro que disputaria a ponta. Ainda mais por ela e a Ferrari terem testado no traçado Barenita dias antes. Mas a Honda só foi bem na sexta-feira com o Davidson. Como eu havia dito na coluna passada, “Só espero que o Rubinho não esteja acertando o carro para J. Buton.” Já pensou no Rubinho como o piloto que acerta o carro, se tornando um piloto de testes, e o Buton e Davidson como titulares? Espero que o campeonato comece o Rubens na Malásia. Pois no Bahrein foi deprimente.


E a grata surpresa para muitos na F1 foi à dona Ferrari. Pois nem a equipe esperava um resultado deste nível no Bahrein. Primeira fila no Grid e um segundo lugar na corrida, onde a vitória passou perto. Pois tudo foi decidido naquela saída de Box da segunda parada, onde o Espanhol se deu bem. E impôs sua trajetória, e imitou o próprio alemão em outras situações.


Ate a maneia de agir do alemão nas comemorações do podium deixou transparecer isto. Deixou transparecer que o resultado era muito mais que o esperado, e festejou mais que em muitas vitórias. Ele e os Italianos não esperavam um resultado tão positivo. E os adversários então? Nem sonhavam, com isto. Também não era para menos. Pois, seus resultados até o GP Barenita, não eram nada animadores. Nem o próprio alemão acreditava. E muito menos o grande Jean Told. Que ao finalizar os treinos classificatórios, saiu esfregando a lista do resultado nas câmeras de TV.


A Mc Larem de maneira nada surpreendente começou o ano da mesma maneira em que passou a maior parte de temporada passada ou seja, quebrando nos treinos e obrigando um dos seus pilotos a largarem no fim grid, e ainda assim alcançar o podium. E coincidentemente a Renault também começou o ano da mesma maneira que terminou o ano passado, vencendo!


E a Toro Rosso é a grande beneficiada com a mudança de regulamento, pois ainda pode usar o V10 da Coswarth. Dificilmente vamos ver um desses motores quebrados, na temporada! Pois o motor foi fabricado para girar até 20.000 rpm’s. E como a equipe foi beneficiada com a exceção de poder utiliza-los, os giros do motor foram limitados a 16700 rpm, sendo assim eles são sub-utilizados. O problema da finada Minardi era mais na aerodinâmica e no chassi. Agora imagine o Adrew Neiwen, nas horas de folga se dedicar um porquinho por dia a este equipamento.


Chegou a hora da verdade. Acho que é na Malásia é que vai realmente começar a temporada de 2006. Pois ninguém andou testando por lá esses dias. Todas vão lutar igualdade. É na Malásia que vamos saber a durabilidade dos novos motores, pois muitos estarão em sua segunda corrida. E a temperatura de lá não deve ser tão amena como foi no Bahrem.


E se a Mc Larem largar nas duas primeiras filas, deve dar muito trabalho para os concorrentes.A Renault vem com força total, e o Físico estará de motor novo e sem punição pela troca. Pois o regulamento permite a troca sem punição quando ela é ocasionada por algum periférico do motor.


A Ferrari já conseguiu estragar a corrida do Massinha, bem antes dela começar, pois teve o motor trocado, e vai perder 10 posições no grid. Independente do lugar que conquistou na classificação. Mas para o lado alemão está tudo muito bem. Esse cara realmente é um sortudo. David Coultrard e Jaques Villeneuve também tiveram o motor trocado e ambos perderam 10 posições no grid.


E para finalizar, a mudança no regulamento nos pneus favoreceu a Bridgestone e indiretamente a Ferrari. E se houver chuva na Malasia, poderemos saber até que ponto os japas evoluíram. Uma coisa é certa, o chiclete que produzem rende bem para 22 a 28 voltas, mas com temperaturas em torno de 25º.

Uma ótima semana a todos.
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.