A formula 1 esta de folga. De folga para provas oficiais, pois nas pistas os treinos e testes seguem sem parar. Para muitos a fase européia é o verdadeiro inicio da temporada. Mas não podemos esquecer a vantagem que a dupla Alonso e Renault conseguiram na fase pré-europa, são 28 pontos para Alonso e 42 para Renault. No mundial de pilotos a vantagem representa o dobro de quem vem a seguir, Fisichella e Kimi com 14pts. Nos construtores, o segundo é a Mc Larem com 23 pts. Seguida da Ferrari com 15pts.
A Mc Larem ainda não achou o caminho da vitória. Mas na fase européia isso certamente vai acontecer. E o azar do Kimi não deve durar muito. E ainda podem contar com o colombiano, que precisa mostrar serviço para achar uma vaga na temporada de 2007.
A Ferrari mostrou serviço somente no Bahrein. Malásia e Austrália, fazem parte de uma historia que eles gostariam de esquecer. E correr em Sam Marino é correr em casa para os Tifoses. O time vermelho já entra na disputa precisando da vitória, diante de sua fanática torcida. É pressão pra todo lado.
Para a Honda, que era o bicho papão na pré-temporada, a fase européia é a fase da salvação. Se o carro não demonstrar que é bom somente nas classificações, o de Buton e Davidson, e começar a terminar corridas na frente o bicho vai pegar e cabeças vão rolar. Havia um certo clima de já ganhou na pré-temporada. Como os resultados não foram bons o clima lá dentro logicamente não é dos melhores.
A arqui-rival japonesa a Toyota, suspirou com o podium na Austrália. Mas, o responsável pelo projeto do carro, já foi demitido, Mike Gascoyne. Esse Gascoyne, foi o responsável pela demissão do mineirinho Da Matta, em 2004. E o mais legal é que a saída do engenheiro foi bastante comemorada dentro da equipe. Tudo leva a crer que a endinheirada Toyota deve ser bem melhor na fase européia.
A Red Bull não para de gastar e contratar técnicos das equipes rivais. A mais nova contratação é Keith Saunt, que era da Renault, onde exercia a função de diretor de produção. Keith Saunt tem mais de 15 anos de experiência na categoria. A escuderia do magnata das bebidas energéticas Dietrich Mateschitz vem fortalecendo seu primeiro escalão desde o ano passado, tirando nomes importantes de times rivais.O que ganhou mais destaque foi Adrian Newey, o badalado projetista de carros, que há anos prestava serviços para a McLaren e criou alguns de seus projetos de maior sucesso. A equipe de Ron Dennis tentou dar o troco na rival austríaca e lhe tirou Rob Taylor, desenhista do primeiro carro da marca no circo, o RB1, mas sem o mesmo estardalhaço da contratação de Newey.
Para todos aqueles que não foram bem nas três etapas iniciais agora é a hora de virar o jogo. A Bmw vai tentar se manter onde está, e até melhorar sua atual posição. A Williams deve vir mais forte. Pois a Cosworth prometeu um motor mais durável, pois potente ele já é. Para Alonso e a Renault o negocio é fazer o maior numero de pontos possíveis, para manter ou aumentar sua vantagem. Acho que a Mc Larem tem tudo para ser o grande rival. E os italianos não devem ficar quietos. A Ferrari é a equipe com maior poder de reação no mundial. È esperar para ver.
Programa de domingo: 16/04
12:30hs. F-Truck, etapa de Fortaleza( TV Bandeirantes)
F 3 Inglesa etapas de Oulton Park
Uma ótima semana a todos.
|