Ninguém esperava, uma vitória do Massinha na Turquia, nem o próprio piloto. Pela declaração feita pelo radio, após a vitória, As palavras foram mais ou menos estas: Sinto pelo Mikel, mas estou muito feliz! Quer dizer, ele estava pronto para ceder o primeiro posto para o alemão assim que ele se livrasse do Alonso. Mas o destino não deixou. Massa ao contrario do Rubinho sempre admitiu ser o segundo piloto, e estar sempre pronto a ajudar o alemão. E isso não faz dele um covarde, como muitos brasileiros pensam, pois está no contrato que assinou com a equipe. É uma questão de ser pratico e realista, e não vender uma imagem falsa ou esperança falsa aos fãs. Que ficaram calejados com o Burrinho.
Tem um dito popular que diz: É melhor ser cabeça de alfinete, do que rabo de elefante. Ao que me parece que isso na F 1 não é um bom negocio. Pergunte ao Albers, Luizzi e aos outros que correm em equipe pequena. Pergunte ao próprio F. Massa. Pois ele nunca esteve tão em evidencia ou próximo de uma vitória quanto nesta temporada. Mesmo sendo rabo de elefante, ele agora é visto com mais respeito e atenção por todos no paddock e no mundo. E por um erro do alemão ele agora é mais um dos venceram na F 1. Aquelas situações em que você tinha um carro fraco e ainda podia aparecer, não existe mais no mundo da F 1.
Nem com chuva. Basta lembrar a melhor corrida do ano na Bélgica, nem um carro da turma de trás, chegou perto da liderança. Se bem que o carro que venceu não é capaz de ganhar em condições normais. Mais também não é um carro da turma do fundão. Pois foi uma Honda, que era uma das grandes esperanças da temporada. Não vimos uma Toro Rosso ou uma Midland e muito menos uma Super Aguri liderando a corrida apesar das condições extremas. Por tanto acho que o Massinha esta no lugar certo e na hora certa. Pois com a aposentadoria do alemão ele deve ter um pouco mais de atenção da equipe e deve ainda contar o maior entrosamento dele dentro da equipe. (Essa aposentadoria pode depender do alemão ser campeão nesta temporada).
Essa equipe foi montada pelo alemão, e com a saída dele muitas coisas devem mudar. Certamente não vão todos trabalhar em prol de somente um piloto, e sim daquele que estiver melhor no campeonato. Ta certo que os magos que o alemão trouxe da finada Benetton, estão abandonando, como fez Rory Byrne e agora Ross Brawl. Mas os italianos mostraram que conseguem vencer sem o Byrne e devem fazer o mesmo sem Brawl. Durantes todos esses anos, muitos membros da equipe, viveram e trabalharam junto com os magos, e aprenderam muito com eles.
Mesmo o projetista Aldo Costa que fez a péssima F 2005, melhorou agora com o projeto desse ano, a 248. Se bem que tem gente que diz que Rory Byrne ajudou a desenvolver o carro atual. Mesmo estando afastado oficialmente. Mais o que importa é que o carro voltou a ser competitivo. E a Bridgestone faz parte dessa melhoria. Quando as coisas vão mal pro lado dos italianos à culpa é dos japoneses, mas quando vai bem ninguém se lembra deles.
A grande verdade é que o Massinha venceu sendo o melhor do dia. E chegou na frente dos protagonistas da temporada 2006. Alonso que tenta um bi campeonato e o alemão, sete vezes campeão. Ele fez sua parte. Largou na frente e mandou na corrida. E sua performance até foi reconhecido pelo alemão, (coisa rara). Ao dizer que o Massinha foi perfeito neste final de semana. E como tem gente que não fez, tivemos um grande dia na Turquia. E cara amarrada do alemão, não tem preço, como cita uma propaganda de um cartão de credito.
A FIA divulgou o calendário de 2007, e como novidade teremos a volta do melhor circuito do campeonato, Spa Francochamps e a Itália e Alemanha, figuram com apenas uma etapa. Na Itália somente Monza está confirmado. Mas San Marino ainda tem chances de voltar ao campeonato. O campeonato começa na Austrália e termina no Brasil.
A boa nova da semana vem da parte do Cristiano Da Matta, que já reconhece os familiares e fala em português e inglês. Ainda não é o mesmo, mas demonstra uma grande evolução, e vai assim se recuperando. Esse acidente do Da Matta, é um fato raro. Mais não foi o primeiro. O piloto para quem não sabe atropelou um veado quando treinava.
E noticia engraçada vem da Ferrari. Como o alemão vem anunciando há tempos que em Monza vai divulgar sua decisão sobre o futuro, mais na verdade parece que sua decisão agora depende do titulo. A equipe pode anunciar um inédito comunicado que vai contar com três pilotos. E assim dar um tempo ao piloto. É certo que o Kimi é piloto sob contrato dos italianos.
Mas uma não aposentadoria do alemão pode desencadear uma serie de situações inéditas. A serie de boatos dizem até que o Finlandês pode correr na Renault por um ano. E assim o Kovalaim ficaria para 2008. E também pode ser que o alemão fique e forme dupla com o Kimi, coisa pouco provável, e nessa é o Massa é quem iria amargar um ano no banco. Temos de esperar. Uma coisa é certa o alemão influenciou a Ferrari a esperar por sua decisão. E a coisa deve se estender após o Gp de Monza. Esse cara tinha é que parar logo, para que a F 1 volte a ter graça. Pois hoje no circo tudo gira em torno dele. Ate parece o Sol.
Nessa final de semana não temos F1, e estranhamente muitas outras categoria também não correm. Somente três categorias correrão neste final de semana. Sendo que uma não é novidade, pois quase todos finais de semana temos uma etapa da Nascar. A outra é a nossa versão da Nascar, a Stock Car V8. Que arrasta consigo a Stock-Light e Super Stock. Essa etapa será televisionada pelo SporTV. E também teremos a Copa Masseratti que será exibida pela Rede TV as 16:00hs.
UMA OTIMA SEMANA A TODOS!
|