Passado o GP do Japão, onde o alemão deixou escapar que o campeonato para lê já havia acabado. Esta semana o homem virou uma maquina de teste. Na Espanha o piloto vem sendo o mais rápido da pista. Chegando a colocar mais de um segundo em mais próximo concorrente. A cada treino, ele baixa seu próprio tempo na pista. Se o campeonato realmente estivesse fora dos planos dele, porque será que faz tantos testes e se empenha tanto. A desculpa seria o campeonato dos construtores. Mas na verdade tem muita gente acreditando numa reviravolta do campeonato no Brasil. E gente do staf superior. Mesmo Fernando Alonso mudou o seu discurso, trocou o já ganhou por uma frase mais comedida, O campeonato ainda não acabou!
Por outro lado à equipe Renault anda dizendo por ai que vai utilizar um motor mais manso na etapa de Interlagos, privilegiando a confiabilidade em troca de menor velocidade. Esperam apenas marcar pontos. Enquanto que os Italianos vão utilizar um canhão que não deve durar mais de 400 km/s. Ao contrario dos franceses, utilizaram um motor para apenas uma corrida. Mais com uns 20% a mais de potencia que os utilizados durante o campeonato, que são projetados para durarem dois GP’s.
Fugindo um pouco da realidade, vamos contar uma historinha daquelas do tipo: Era uma vez. Era uma vez, um piloto de uma equipe que não pertencia ao eixo Itália/Inglaterra/Alemanha, que estava tentando um bi campeonato. E nessa tentativa ele liderou o campeonato até a antepenúltima etapa, quando o seu maior rival o alcançou. Foi o pior dia daquele piloto. Chorou muito e brigou ate com sua equipe. Todos estavam convencidos que ele estava derrotado. Mais ai veio a penúltima etapa e o destino resolveu dar uma mãozinha para o desafortunado piloto que lutava contra tudo e contra todos. Pois tinha como adversários, um piloto experiente, que era seu rival na pista, que também era conhecido como Dick Vigarista. Mais fora das pistas tinha outros adversários. Os organizadores mudavam regulamentos e inventavam punições ao seu bel prazer. Ou seja quando lhe convinham.
Nessa penúltima etapa o motor do seu grande rival nas pistas resolveu ajudar o piloto até então injustiçado. Isso pegou todos de surpresa. Pois ninguém esperava uma falha na maquina italiana. E tudo mudou para o piloto da equipe de pais estranho das equipes tradicionais. No podium ele não se contia de alegria. E deixou extravasar seu sangue latino. E assim voltou ser admirado por quase todos. Mais anda tinha a ultima etapa para ser disputada.
E na ultima etapa do ano, onde o piloto injustiçado, precisava marcar apenas um pontinho, ele largou com alguma cautela pois não queria entrar em confusões logo no esse do Senna e por tudo a perder. E assim realizava a corrida dos seus sonhos. Era terceiro e administrava uma certa distancia os pilotos da equipe adversária, que seguiam em primeiro e segundo lugares. Após realizar seu segundo Pt’s ele entra na reta oposta e passa dois carros lentos antes do fim desta reta, mais ao frear para fazer a curva do fim desta reta é abalroado na lateral por um carro de uma equipe pequena. E termina ali seu sonho de um bi campeonato. E o velho Dick segue para a vitória e conquista seu oitavo campeonato. E se aposenta feliz da vida. E turma do mal segue feliz para as férias da categoria. E o nosso piloto muda para uma equipe britânica e assim não seria mais prejudicado fora das pistas. Isso é pura ficção. Mais a realidade não deve ser muito diferente disso.
Outro dia o piloto argentino Norberto Fontana que corria na Sauber em 1997, contou ao mundo que em 1997 foi aconselhado a atrapalhar o Jaques Villeneuve ajudando o Shummy, na luta do campeonato daquele ano. Fontana ia tomar uma volta do canadense e o segurou por algumas curvas. Fazendo com que o mesmo perdesse uns quatros segundo em relação ao alemão. Quem aconselhou- pressionou - o argentino foi nada mais do que o chefe de equipe da Ferrari, que usou do fornecimento de motores Ferrari para a equipe Suíça, para se impor dentro da Sauber. Isso já não é ficção.
Mas será que a turma do mal terá coragem de realizar algo parecido? Não acredito, pois a manobra foi contada aos quatro ventos. E vai dar muito na cara. Hoje quem usa motores Ferrari é a turma dos energéticos, este ano a Red Bull e ano que vem será a Toro Rosso. Portanto não deve ser por ai que vem uma manobra ante esportiva. Mas poderiam usar uma equipe que utiliza os pneus dos japas. Japas estes, que assim como a FIA não querem ver a francesa Michelim abandonar as pistas com mais um campeonato no bolso. Você por acaso acredita que existe este tipo de coisas na F 1 de hoje?
Ultimamente os interesses comerciais tem ditado as regras no velho circo da F 1. Espero que em Interlagos isso mude.
Programa de domingo: Moto GP – GP de Portugal – Sportv
Stock V8 – Etapa de tarumã - Rede Globo
Uma ótima semana a todos!
|