Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


23/11/2006 - Quinta-Feira
O CIRCO ESTÁ DE FÉRIAS
 
Como acontece todo ano, quando o circo esta de férias, entra em cena a temporada de boatos. Se bem que desta vez quase todas equipes estão formadas para a próxima temporada.


A bola da vez esta semana foi à equipe Mc Larem. Primeiro surgiu uma noticia que o bi-campeão (98 e 99) Mika Haikkenen, que hoje corre pela Mercedes no DTM(campeonato alemão de turismo), poderia ser o companheiro de Fernando Alonso em 2007. Tudo começou com uma visita do finlandês aos boxes da equipe no Brasil. E mais recentemente ele visitou a majestosa fabrica da equipe e usou o simulador da Mc Larem. Mas o boato foi logo desmentido por Martin Whitmarsh, diretor da equipe.


Nesta semana o nojento do Ron Dennis declarou na Espanha que sua equipe esta se esforçando ao Maximo para dar um carro vencedor ao Fernando Alonso para 2007. Claro que em solo espanhol ele não poderia dizer outra coisa. Gostaria muito que as palavras dele fossem verdade. Mas a realidade aponta para outro caminho. Em 2005 a equipe tinha um muito rápido, quando não quebrava ganhava. O problema era o motor Mercedes, mas o chassi era ótimo. Já em 2006 sem a presença de Adrew Newew, a equipe não ganhou nenhuma prova. Coisa rara na equipe. Sem um bom projetista não vai ser fácil voltar ao topo. É certo que contrataram gente nova, e ainda pegaram alguns engenheiros de outras equipes e depositam muitas esperanças neste pessoal.


Ainda na Espanha, Denis afirmou que Pedro De Rosa continuara na equipe ano que vem. Só não especificou se como titular ou reserva. Pessoalmente acho quase impossível que o De La Rosa seja titular em 2007. O nacionalismo inglês deve imperar, e também, não tem muita lógica equipe ter dois espanhóis pilotando para eles. Se fosse dois ingleses ninguém falaria nada. Por outro lado, Lewis Hamilton é muito rápido. E tem todo apoio do Denis. Também pesa a favor de Hamilton o fato dele ser primeiro piloto negro a chegar na categoria e numa equipe de ponta. O pessoal do Marketing vai explorar esse fato a favor da equipe.


A F 1 nunca deu oportunidade a um piloto negro.

O velho Verme Eclestone, por de baixo dos panos, conseguiu mais uma vez sair-se bem com as montadoras. O pacto da concórdia que vai vencer apenas em janeiro 2008, e já foi anunciado que será renovado até 2012. Esse Verme sempre se dá bem. Só não sei até quando. Nesse novo pacto a ser assinado, ele abriu mão de alguns milhões para que as montadoras concordassem. Mais a divisão ainda é favorável a ele. E meio que desprezando as montadoras chegou a dizer que poderia ter sido mais bonzinho com a turma, mas eles não souberam pedir ou seja negociar algo mais vantajoso para eles.


O que ficou estranho foi a noticia de que haverá uma diminuição considerável do posicionamento dos chefes de equipe, (aqueles que são donos). Será formado um quadro principal composto pelas montadoras que discutirá o regulamento da F-1 nos próximos anos. Com isso, Frank Williams e Ron Dennis, perderiam força nas decisões. Por outro lado às montadoras garantem apoio irrestrito às equipes independentes: Williams, Red Bull, Toro Rosso, Spyker, Super Aguri.


Na ultima etapa da Formula Mundial, na cidade do México, mais uma vitória de Sebastien Bordeus. E assim Bordeus se consagrou tri-campeão da categoria. O mais estranho foi à ultrapassagem do francês na ultima volta. Ele a realizou no melhor estilo Paul Tracy. Colocou por dentro e deu aquele toto sem dó. Mando o concorrente pra fora da trajetória da curva. Parece que a convivência fez mal ao francês. E lê que tanto falou mal do canadense.

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.