Quando a F 1 entra de férias quem entra na mídia são os boatos e ou os rumores disso ou daquilo. Tenho evitado falar dessa fase. E por isso busco as provas de final de ano. Outro dia falei e demais da prova de Kart da Granja Viana. E na coluna passada o assunto foi a Stock V8. são provas que ainda trás um certo interesse para o grande publico. E durante esse tempo ignoramos os testes da F 1. E por que? Porque testes não passam de testes.
Não temos a verdadeira realidade do que se passa nas pistas. Às vezes tem equipe média andando com configuração de classificação enquanto tem equipe de ponta testando configuração para corrida. Isso no caso de um teste de pneus como é o caso destes realizados na Espanha, atualmente.
E seguindo esse exclipit, a Ferrari foi a mais veloz nos primeiros treinos e depois apareceu a Renault com Heikki Kövaläinen e agora no final foi à vez do Lowis Hamilton com Mc Larem. Por tanto tudo parece dentro da lógica, e nenhuma equipe média fez um daqueles temporais. Menos as Ferrari andando em sexto como foi no último dia de testes. Mais ai entra aquilo que nos referíamos sobre testes. E segundo Massa a equipe estava testando com configuração de corrida, isto é, na melhor das hipóteses com muita gasolina e um ajuste para os pneus durarem umas 22 voltas pelo menos. E ainda testavam a nova transmissão para o carro de 2007.
E não tem como garantir que os Mc Larem de Hamilton e na ultima sessão a de Alonso, também usavam essa configuração ou estava com um carro leve e com regulagens para fazer tempo. E vamos ter de conviver com esse tipo de situação em janeiro, fevereiro e ate uma semana antes da primeira etapa de 2007. Alonso testando a McLarem na última sessão foi a grande novidade do dia. Mais uma coisa é certa Kövaläinen deve mostrar serviço em 2007.
Aqui no Brasil o Massa, organizou e ganhou o Desafio das Estrelas. Uma prova de kart que realizada no kartodromo dos ingleses em Florianópolis. Desafio que a rede do Plim Plim anunciou que transmitiria a primeira bateria, logo após o jogo do Inter. Mas que não transmitiu e não deu quaisquer satisfações pelo erro. È a Globo imitando a Sky que é mestre no assunto. Programa um evento e depois não passa, ou ainda no caso da Sky passa com horas de atraso, quando passa. Mas voltando ao que interessa, o desafio foi bem disputado. E as estrelas foram Massa e Nelsinho.
Esse desafio contou com muitos pilotos de porte nacional e internacional. Entre esses selecionamos alguns nomes: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Nelson Piquet Jr, Vitantonio Liuzzi, Robert Doornbos, Tiago Monteiro, Ricardo Zonta da F1 e ex - F1, Antonio Pizzonia, Jean Alesi, Enrique Bernoldi, Luciano Burti, Tarso Marques e mais uns poucos pilotos da IRL, como: Tony Kanaan, Vítor Meira e Felipe Giaffone sem contrato ainda. Pilotos que estão na Europa disputando a GP II ou ainda em outras categorias nacionais como: Lucas di Grassi, Xandinho Negrão e o ótimo João Paulo de Oliveira, que sem cacife para entrar na F 1 corre no Japão e ainda um estranho no ninho, o Alex Barros que esta acostumado com o mundo das duas rodas, mais que não perde a chance de disputar com os amigos mesmo em quatro rodas.
Mas quem se deu bem no meio de tantas feras foram Massa e Piquet, que chegou a ser anunciado erroneamente como vencedor do desafio, após a bandeirada final. Mas quem venceu mesmo foi o Massa. Massa venceu a primeira bateria e chegou em quarto na segunda, enquanto Nelson Ângelo foi segundo nas duas. Por força do regulamento, Nelson ficou em segundo na geral. Pizzonia foi o vencedor da segunda bateria, e não vencia uma corrida desde 2001 quando disputou a F 3000. Liuzzi também realizou uma boa prova apesar de ter largado bem atrás. E quem não deu o ar da graça no podium, foi o Barrichello que também largou muito atrás.
A nota triste foi à morte do ótimo Clay Regazzoni, suíço de nascença e italiano de coração! Que em sua última entrevista, na sexta-feira (15) antes do trágico acidente, acredita que Felipe Massa pode ser campeão mundial."Se o Felipe tiver o apoio certo, pode aspirar ao título", opinou Clay, que acha que a irregularidade atrapalha Kimi Raikkonen. "Ele tem altos e baixos, alguns erros o colocam em dificuldade”.
Um grande natal a todos!
|