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COLUNA: BALEIA
Baleia


14/01/2007 - Domingo
VERDADE DA F1
 
É engraçado como os fatos acontecem no planeta da F 1. Jean Todt o
número 1 e ½ da Ferrari hoje, abaixo somente de Luca De Montezemolo,
ao tentar levantar o moral do novo contratado da equipe, soltou uma
verdade que não é todo dia que se diz nesse mundinho. Na verdade uma
bomba, pois se o alemão estivesse ainda no volante de um de seus
carros, ele jamais se atreveria. Olha só a frase! Não é todo dia que
ouvimos isso.


"Schumacher não teria vencido 72 GPs se ele não tivesse uma grande equipe por trás de si, e com excelentes profissionais, e se não tivesse um carro
muito forte" Estas palavras foram de Jean Todt. O Chefão mor da Ferrari.
Como nós estamos dizendo há tempos, na F1 atual, sem um ótimo carro
ninguém ganha! É só lembrar do alemão de 2005. Estava irreconhecível,
para o mito que muitos projetam. Um ótimo carro não nasce sem uma grande
equipe, para sintetizar. Todt tenta ressaltar o lado técnico da F1, pois
ele faz parte do lado não tão visível. Mas o grande resumo de tudo é ter
um grande carro.


Na mesma entrevista; Todt ressalta ainda que a Ferrari contratou Kimi
Räikkonen por que acha que ele é o melhor piloto da F 1 atual. Segundo ele
Räikkönen era o melhor piloto para as ambições da Ferrari. "Ele é muito
forte, rápido e sua idade - 27 anos - irá fazê-lo trabalhar na Ferrari por
muitos anos". Depois destas declarações podemos achar que vamos viver
novamente aquele clima comum na equipe de Maranello. Onde todos trabalham
por um e não conseguem fazer um trabalho de equipe.


As declarações do velho Jean Todt deixam transparecer que o nosso Massa
vai percorrer um caminho parecido com aquele que Barrichello foi obrigado
a percorrer na equipe, apesar de ser piloto sob contrato da família Todt.
(O empresário de Massa é filho do Todt). No discurso atual para a grande
mídia, o nosso piloto não passa mesmo de um segundo piloto. Todas as
atenções e luzes estão focadas no finlandês. E tem lógica, pois quem
recebe o salário de primeiro piloto é o tal homem de gelo.


E Todt vai mais longe, diz que vai usar a experiência do alemão para fazer
de Kimi um vencedor. E quanto ao nosso representante? Kimi tem 27 anos, e a
cúpula italiana espera fazer dele um novo devorador de recordes. Massa tem
( ) anos e pelo jeito não esperam fazer muito por ele. A não ser aprontar
a casa para o Europeu. Vergonhoso, mais esse é o mundo que vivemos. É muito
mais lucrativo para o planeta F 1 um piloto do velho mundo mandar no
campeonato que um simples brasileirinho, que capitalmente não tem muito a
oferecer.


Dakar

E não é só no Brasil que acontece situações vergonhosas no esporte. O fato
vergonhoso aconteceu em Portugal. Não é que roubaram a moto de um piloto?
Piloto este que entrou na competição com o pé esquerdo. Pois logo no
primeiro dia ele sofreu um acidente. Até ai tudo normal. Depois de ir ao
hospital para diagnosticar seus ferimentos, ele decidiu não participar da
segunda etapa. Até ai tudo bem, novamente. Mais ao sair do hospital foi
surpreendido com a notícia que sua moto havia desaparecido. Sua KTM foi
roubada. Mesmo que quisesse ou pudesse correr, ele estava novamente
impossibilitado. Mas como todos veículos da competição são equipados com
GPS, e com a ajuda das autoridades locais a moto foi localizada numa casa
perto da ultima posição apontada no GPS.


E para não perder a sina, não demorou muito para 29ª edição do DAKAR ter sua primeira vítima. E exatamente um ano após a morte do grande Caldecoyy. A
vítima foi o piloto sul-africano Elmer Symons, que sofreu um acidente na
terça-feira -09/01/07- no trajeto da especial entre Er Rachidia e Ouatzazate,
no Marrocos, na quarta etapa do Rally. Symons tinha 29 anos e era diretor de
uma companhia especializada e exportação de peças de metal. Era a sua
primeira participação no Rally Dakar como piloto, mas ele havia participado
em duas edições anteriores numa equipe de assistência. Symons participava da
categoria Motos, com um KTM 660 Rally, um modelo igual ao do nosso André
Azevedo. Seu desempenho até segunda-feira-08/01/2007- era dos melhores para
um estreante, pois havia feito o 15º melhor tempo do dia e ocupava a 18ª
posição na classificação geral entre as motos. Symons é o 18º competidor a
morrer em uma edição do Rally Dakar. E 50ª vitima desse raid.



Uma ótima semana a todos!
 
 
   
 

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