Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


26/03/2008 - Quarta-Feira
MALÁSIA
 
Depois do movimentado GP da Austrália a F 1 voltou a normalidade, no GP Malaio, com poucas quebras e abandonos. Se na terra dos cangurus a Mc Larem foi dona do espetáculo, na Malásia foi a vez da Ferrari, comandar o espetáculo. Kimi Räkonen venceu e sem muito esforço. Foi uma daquelas etapas sem muita emoção. Com poucas brigas e como esta se tornando habito na F1, com raras ultrapassagens.

Kimi Räikönem fez uma corrida à parte. Já na largada dava mostras que tinha o carro mais rápido. E Massa assumiu a ponta só porque o finlandês não quis sabem de disputa naquela hora. Também contou com uma certa ajuda equipe em sua primeira parada. Mesmo fazendo a lição de casa direitinho, fazendo uma ótima volta quando Massa reabastecia, se não fosse aqueles 0,6 segundos a menos de combustível no carro do finlandês, este não assumiria a ponta da prova na primeira parada para reabastecimento.

E para quem ainda não percebeu a equipe vai fazer de tudo para ajudar o seu primeiro piloto durante a temporada. Se bem que, se nosso piloto der mais uma ou duas bobeira, não vai nem precisar que a equipe jogue sujo. Este ano o Felipe vai sentir na carne tudo aquilo que o Rubinho passou com os italianos. Só que no caso do Massa a pressão é muito maior. Pois tem gente boa com carro ruim nas mãos.

Lewis Hamiltom estava irreconhecível nesta etapa. Desde a classificação, demonstrou que ele e o carro não falavam a mesma língua. No sábado ele tentou a pole com menos gasolina que seu companheiro de equipe e mesmo assim ficou atrás. E para completar o dia perdeu cinco posições no grid. Na corrida sua primeira parada foi um desastre, quase 20 segundos parado. E na corrida quando chegou no Webber e fez de tudo para ultrapassar mais não conseguiu. Foram varias voltas e em duas partes distintas da corrida. O engraçado é que a TV ficava só nessa guerra particular dos dois.

Nas BMW´s, desta vez o Robert Kubica terminou e terminou bem, segundo lugar. A mesma posição de seu companheiro de equipe na Austrália. Os chegaram ao segundo lugar mais devido a quebras de carros mais rápidos do que por seus próprios rendimentos. Nick Haidefeld, tinha realizado uma ótima largada, mais na primeira curva sofreu um toquinho e caiu para décimo. E foi o autor da volta mais rápida e também da ultrapassagem mais bonita.

Jarno Trulli conseguiu um ótimo quarto lugar e no finalzinho soube suportar a sanha do Lewis Hamilton. Mais foi Mark Webber que chegou em sétimo quem mais sofreu com o inglesinho, para falar a verdade foi o inglês é que sofreu com a astúcia do australiano. O tempo

todo iguinorou o piloto da Mc Larem, e este, fazia de tudo para induzi-lo ao erro.

Fernando Alonso terminou a corrida na nona posição depois de ter largado em sétimo lugar. Largou mal e fez uma corrida para chegar. Isso nos da uma amostra de que não adianta ser um bom piloto. Sem um bom carro não tem como chegar ao podium. E o nosso Nelsinho terminou seu primeiro Gp na F 1. E pelo jeito decorou todos detalhes da traseira do carro da Honda. Pois andou a maior parte da corrida atrás do Jenson Buton.



Felipe Massa viveu um sábado de glorias e domingo de atormentações. Como disse, no sábado Felipe conseguiu uma volta perfeita. Deixando seu companheiro de equipe com cara de tacho. E calou toda a imprensa italiana que vinha plantando boatos sob sua substituição. Na corrida Kimi Räikonein demonstrou que tinha um carro bem acertado e ficou atrás do Felipe esperando a primeira parada. Felipe chegou a abrir dois segundos do finlandês, mas quando foi chegando a hora de reabastecer, nosso piloto permitiu que seu companheiro aproximasse. Massa ainda viu sua equipe efetuar um reabastecimento mais rápido para seu companheiro, que saiu dos boxes com uma pequena vantagem. Já vi esse filme antes. Gp dos Eua, Rubinho x Shumacher, o brasileiro liderava, e no final da primeira parada, o alemão saiu na frente quase que fechando o brasileiro. Massa vai ter duas semanas de calvário, e com a imprensa italiana nos seu encalço. Na semana passada o candidato à vaga do Felipe era o Vettel e nessa já apontam para o Alonso. Nosso piloto vai ter que suportar muita pressão e o pior parece que ele não estar sabendo lidar com isso.



Uma ótima semana para todos!
 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.