Nelson Piquet errou feio quando antecipou o anuncio a transferência do Barrichello. Por que? Poucos no universo da F1, sabem como o Nelson, como funciona este tipo de negocio. A noticia nunca deve vazar até que todas as pendências e interesses estejam sanados. Dá minha parte acho que o Nelson o fez por uma questão pessoal. Veja porque.
A carreira do Rubinho após o Kart foi financiada pela Arisco. No Brasil e nos primórdios na Europa. F-Opel, F3 e o inicio da F1, na Jordan de 93 e 94. Mais em 95 o Rubens trocou a Arisco pela Pepsi. Quebrando um acordo firmado anos antes. Barrichello, não sei, se pessoalmente ou por influência de quem o assistia, na época, estava mais interessado era no dinheiro. E o mais rápido possível. E ao assinar com a Pepsi quebrou um contrato com quem acreditou e financiou sua carreira. E passou a ganhar mais com o novo patrocinador. Também escapou de contratos de longa data com grandes equipes e de malas como o Briatore. Então podemos concluir que ele não passa de um mercenário. Eu não diria isto. Acho que ele nunca foi bem orientado. E nunca falou ou calou-se, nas horas certas.
Quando Rubinho pisou com a Arisco, o Piquet, tinha um ótimo contato com a Arisco. Desde quando este abandonou a F1. Todas as desventuras que passavam pela cabeça dele (Piquet) eram apoiadas pela Arisco. Ai juntou, a amizade com Senna, que o adotara como pupilo, a pisada com a Arisco e uma carreira que não deu um campeonato aos brasileiros. Nunca jamais o Piquet estaria do lado do chorão. E para piorar essa relação, o Rubinho, como sempre, falou o que não podia, a quem não devia. Pois ao estar com raiva do Piquet, ele falou mal do filho, Nelson Ângelo, que não tem nada a ver com o problema. E assim deve ter arrumado mais um desafeto. E essas e outras que boa parte da imprensa brasileira, também nunca teceu bons comentários ao falar do Barrichello. Algumas chegaram a publicar, que a Ferrari, o havia trocado por Massa. O que não é verdade, pois o contrato dele acabaria no final de 2006. E ainda, segundo Montezemolo, ele tinha muito a ver com os títulos de 2000 a 2004, no desenvolvimento dos carros. E a Ferrari o tinha em sues planos para 2007, mas não em contratos de duas ou três temporadas.
Usando a lógica, até aqui a BAR/Honda, nunca se mostrou uma equipe de ponta. Ta certo que agora temos os japas por trás. Mas uma equipe de ponta, ela não é. E falta um ingrediente muito importante, um projetista dos bons. A Williams depois de A. Newey, nunca teve um carro de ponta. Por que o avarento do Frank nunca quis pagar um dos bons.
A Toyota depois do carro do sacana do M. Grayscone sempre está perto do podium. A Ferrari deste ano foi projetada por um ex-projetista da Minardi e não é um carro bem nascido. Coitada da Bridstonne, que leva a fama. Mas uma equipe de ponta como a Ferrari, tem condições de sair de uma situação ruim bem mais rápido do que uma equipe media.
Usando essa lógica o Massinha fez um ótimo negocio em relação ao Barrichello. E o melhor não se acha na posição de oponente do alemão. Estou aqui para evoluir e se possível ganhar corridas. Bem diferente daquele papo de 1º B do Rubinho. Na verdade Massinha tinha um pré-contrato com a Ferrari desde 2001. Este feito através do Jean Todt, quando o Tedeschi ainda era empresário do brasileiro. O mesmo que deslanchou o Rubens na F1. Em 2003 Nicolas Todt, passou a ser o empresário do Massinha. Assim quando o Rubinho pediu para ser liberado, Todt, assanhou-se todo. E logo convenceu Montezemolo a aceitar.
Nessa época do ano, surgem as noticias esdrúxula, é a dança das cadeiras. E todos os anos alguns são bem estranhos ou inadmissíveis. Valentino Rossi, das motos, pode se tornar piloto de testes dos Italianos. O que seria uma ótima jogada de marketing. Pois o Banbino D’Ouro tem uma ótima reputação na Itália e restante da Europa. Também circulou que o Marc Webber(Williams) seria trocado pelo Fisichella(Renault). Essa tem como autor o Malão do Flávio Briatore, que é empresário do Webber, e assim espera valorizar o seu investimento. E usa o baixo rendimento italiano, como desculpas. Mas será que a Renault é tão cega? O Briatore estragou com varias carreiras para proteger seus pupilos. Mais circula também noticias de Alonso na Ferrari. Pode ser por ai, essa de colocar dois protegidos no mesmo teto. Se Alonso sair em 2006, ele já conta com outro preparado. E bomba do ano seria o Kimi no lugar do alemão já em 2006. Salão de beleza perde longe do mundinho da F1 por de trás da cortina.
Ainda no setor de boatos, nos últimos anos Mika Hakkinen tem sido vitima deste tipo de noticias. Agora ele é citado como possível piloto da BMW na F1, algo bem estranho, pois ele hoje é piloto da Mercedes na DTM. O mais estranho foi a sua aposentadoria da categoria rainha. Após um bi-campeonato e um vice, o piloto em 2001 vem à imprensa e diz que vai se afastar por um ano. Vai passar mais tempo com a família, pois tem pouco tempo para isto e etc. E no seu lugar colocaram um piloto da mesma nacionalidade e que coincidentemente tinha o mesmo empresário por trás. Depois de um ano ele decidiria sobre sua volta, mas nunca perguntaram a ele sobre esta volta. Estranho, não é mesmo? Essa é a formula que o Verme introduziu no mundo da F1.
Que todos tenham uma ótima semana!
|