Tarumã, na grande Porto Alegre (Viamão), realizou a penúltima etapa da Copa Nextel de Stock Car Brasil. Na ponta largava o líder do campeonato, Ricardo Mauricio e com Marcos Gomes, seu companheiro de equipe e rival direto pela luta no campeonato em terceiro. Thiago Camilo vinha na seqüência. Ao fazer a pole no sábado; Ricardo estava realizado. Pois achava que tinha ganhado uns 80% da corrida de domingo. E não estava de todo errado, pois ultrapassar nesta pista não é uma missão fácil. E assim, quase todos no grid achavam que Ricardinho estava prestes a aumentar sua vantagem para o companheiro Marcos Gomes, que era de cinco pontos.
Mas Caca Bueno e Marquinhos Gomes não pensavam assim. E já na largada Caca que largava em sexto, ganhou varias posições e logo na seqüencia assumia o segundo posto, com Gomes em terceiro. E assim seguiu a corrida até a abertura dos boxes para reabastecimento, Ricardo liderava com folga e até conseguia abrir dos demais. Mas na parada de Marquinhos sua equipe trocou os pneus traseiros e a de Caca Bueno trocou os quatro pneus. E assim o Caca (segundo) e o Marquinhos (terceiro) foram lá para trás do pelotão. Ricardo e Camilo entraram e somente abasteceram e eram os lideres até então.
Taraumã para quem não conhece é uma pista bem peculiar tem um traçado rápido e até perigoso em certos trechos, mas a grande particularidade desta pista é seu asfalto, quase que uma lixa para comer pneus. Todas as equipes sabem disto, mais teoricamente uma troca de pneus nestes carros é uma operação por demais demorada e a maioria optou por não fazer a troca. E assim ganhar tempo na pista e sempre cuidando muito bem dos pneus.
Mas como a equipe do Caca, trocou os quatro pneus em um tempo nunca antes visto na categoria, e o carioca se deu bem na prova. Pois girava cerca de dois segundos mais rápido que os ponteiros e não demorou muito para alcançá-los e ganhar suas posições. Passou fácil pelo Camilo e até com mais facilidade pelo Ricardo Mauricio que era o líder. O negocio do Ricardo era marcar o Gomes que também vinha numa boa ascensão na prova e girava tempos bem melhores que os demais a exceção do Caca.
Gomes passou por Valdeno Brito, sem problemas que era quarto, chegou no Camilo, e também não encontrou dificuldades e foi derretendo a diferença que tinha do Ricardinho e logo encostou. E ai não encontrou vida fácil. Pois essa posição marcava a disputa pelo titulo. Até aquele momento Ricardo era líder com cinco pontos de vantagem para o Marcos Gomes. Imagine a cabeça do Ricardinho nesta hora. Quando ele acordou de manhã, estava certo que ganharia a corrida e agora estava ali em segundo prestes a ser ultrapassado por seu maior rival no campeonato e para piorar a ultima etapa será em Interlagos, onde seu rival venceu as três ultimas edições.
E o outro fator complicador, é que, Marcos tem contrato assinado até 2009 e o de Mauricio vence neste final de campeonato e ainda não foi renovado. O ideal seria ser o campeão para ter a vaga garantida. Pois o Caca já tem contrato assinado com a equipe Medley para 2009. Voltado a pista os dois entram na reta quase lado a lado e a curva no final era para a esquerda e espertamente Ricardo ficou com a preferência da curva e restou a Gomes o lado de fora. E este ficou durante as outras duas curvas sem a preferência, mas sabendo que na terceira ele ficaria por dentro. E não deu outra, com um carro mais no chão que seu oponente, Marquinhos realizou a ultrapassagem, mas sem contar com qualquer tipo de ajuda do concorrente, pelo contrario não faltou dificuldade da parte de Ricardo.
E foi nessa manobra de ultrapassagem que vimos uma das melhores imagens que uma equipe de televisão conseguiu realizar numa corrida de automóveis por aqui. A turma do Plim - Plim conseguiu filmar tudo, toquinhos tocões, empurra daqui empura dali, não escapou nada das câmeras. Tinha câmera nos carros e também as normais muito bem distribuídas. A equipe de televisão desta etapa ganhou a taça de a melhor de todas as coberturas desse maravilhoso esporte.
Mais uma vez a máxima “corridas são corridas” valeu para demonstrar como é disputado esse esporte. Nem sempre prevalece a lógica, a verdadeira lógica só termina na bandeirada. E assim o Ricardinho que sonhava ampliar sua diferença para o Marcos Gomes, ao conseguir a pole no sábado, na verdade viu a diferença despencar para apenas um pontinho no final da etapa. Carreras são Carreras como dizia Fangio, do alto de seus cinco títulos mundiais.
Corridas desse final de semana:
GT 3 etapas de Interlagos – Sportv
Copa Clio- Interlagos – ESPN Brasil
F 3 – Interlagos
Uma ótima semana para todos!
|